quinta-feira, 15 de abril de 2010

ELEIÇÕES 2010, NA BAHIA: QUEM VENCE PARA DEPUTADO FEDERAL? ANALISTA POLÍTICO FAZ UMA PROJEÇÃO

Conforme anunciamos nesta quarta-feira (27), o Gicult iria divulgar uma análise e projeção para as eleições de deputados federais da Bahia. As opiniões expostas baseiam-se estudo da força política dos partidos e do crescimento de suas lideranças em suas bases e regiões de atuação, que já aparecem em algumas pesquisas. O amadurecimento da democracia no Brasil tem colocado em prática a seguinte expressão: “uma eleição começa quando termina outra”. Compreendendo que a eleição 2010 já começou a algum tempo, o blog apresenta a análise de Ary Carlos, analista político baiano e diretor do Inpei, um Instituto de Pesquisa que atua no Estado da Bahia há alguns anos.

O jogo político ainda está nos bastidores, nos acertos das coligações. Os times ainda não estão em campo, mas uma boa quantidade de torcedores já escolheu o lado da arquibancada. A ampla maioria ainda não decidiu para que lado ir ou apostar. Mesmo assim, conforme a tradição política do Estado, qual a probabilidade de vitória dos partidos e lideranças na eleição para deputado federal deste ano de 2010? Ary Carlos responde:

É bom lembrar que as coligações na proporcional também serão importantes. Primeiro vamos relacionar a coligação que as lideranças desejam:

Parte do PT, PDT, PMN e PP querem um “chapão” para Federal e Estadual. Os mais otimistas acham que este chapão poderá fazer até 25 deputados federais. Os realistas apostam, em 22 e os pés no chão ficam com 20. Vamos aos nomes por ordem decrescente de votos:

PT- Rui Costa, Pinheiro, Pelegrino, Geraldo Simões, Josias Gomes, Zezéu, Ségio Carneiro, Walmir Assunção, Emiliano e Waldenor.

PP- João Leão, Mário Negromonte, Oziel Oliveira, Roberto Britto e Luis Argolo

PDT- Felix Júnior, José Carlos Araújo,

PMN- Uldorico Pinto

Vagas restantes: PT/PDT/PP- Afonso Florence (se Pinheiro não for candidato ele será forte), Luiz Alberto, Joseph Bandeira, Marcos Medrado, Jairo Carneiro.

Outra opção para estes partidos é o PT sair sozinho e o PP coligar no PDT. Neste caso, o PT faria entre 11 e 13 e o PP/PDT entre 07 e 09.

Pode pintar uma coligação entre PSB/PCdoB. Os candidatos fortes são: Edson Pimenta, Daniel, Alice e Leoneli. Aposto em duas vagas. Não vejo campo para Gaudenzi que é o mesmo espaço de Leoneli. Lídice terá que se desdobrar para Leoneli entrar, isto levando-se em consideração que ela entra na chapa majoritária, caso contrário entra Lídice sai Leoneli.

No campo de Paulo Souto, o PSDB quer uma coligação com o DEM para Federal. O DEM resiste, pois quer coligar na Estadual também. Se César ficar com Souto tem ainda o PR. Nesse caso os favoritos são:

PSDB- Jutahy, Imbassahy e João Almeida (acho que um deles vai para a majoritária)

DEM- ACM Neto, Zé Ronaldo, Aleluia, Zé Nunes, Fábio Souto e Cajado

PR- João Carlos Bacelar, Zé Rocha e Mauricio Trindade.

Como pode fazer até 15 no máximo com um mínimo de 10, brigam pelas vagas restantes: Carrera, Jorge Khoury, Tonha Magalhães, Paulo Magalhães e Gerson Gabrieli

Já o PMDB deve coligar-se com PTB e PSC. Neste caso, os nomes mais fortes são:

PMDB- Lúcio, Colbert, Edmundo (o vice Governador), Marcelinho Guimarães e Arthur Maia

PTB- Benito Gama e Jonival Lucas

PSC- Maria Luiza Carneiro

O PMDB com seus coligados farão entre 6 e 8 federais. Portanto, os demais devem começar a sonhar com uma boa performance de Geddel para tentar entrar. Nesta Briga estão:

Veloso, Sérgio Brito, Sandoval Guimarães e Milton Barbosa.

O PRB elegerá o Bispo Marcio Marinho onde estiver coligado.

PV e PSOL não elegerão deputados federais.

Portanto, nosso palpite é:

- PT/PDT/PP/PMN 19 (20)

- DEM/PR/PSDB 10 (11)

- PMDB/PSC/PTB 06 (07)

- PSB/PCdoB 02

- PRB 01

Esclarecer que o desempenho do cabeça de chapa será muito importante nesta correlação de forças. Porém, creio que os 39 deputados federais eleitos pela Bahia estão entre os nomes que listamos. Façam suas apostas.E Viva Eleições 2010.Cuidado ,vote certo,o erro de 10 segundos durará 04 anos.Não faça da urna um penico.

Fonte:Gicult
Adaptação:Jorge Andrade(DRT 4445)

Nenhum comentário:

Postar um comentário