segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasil inicia luta pelo hexa contra desconhecida Coreia do Norte

Após mais de 20 dias de preparação, a seleção brasileira finalmente estreia na Copa do Mundo da África do Sul na terça-feira, contra a Coreia do Norte pelo Grupo G, no estádio Ellis Park de Johannesburgo, a partir das 20h30 (15h30 de Brasília). Será a primeira partida no caminho para o hexacampeonato.
Os jogadores convocados pelo técnico Dunga se apresentaram em Curitiba para o início da preparação no dia 21 de maio. Cinco dias depois, a seleção embarcou para Johannesburgo, onde recebeu a companhia do lateral Maicon e do capitão Lúcio, que haviam sido liberados pela comissão técnica de viajar ao Brasil, já que disputaram e venceram com a Inter de Milão a final da Liga dos Campeões no dia 22 do mês passado.
Em Johannesburgo, a equipe se isolou no Fairway Hotel e na Randburg High School para os treinos físicos e táticos. A seleção deixou o local poucas vezes, incluindo nos últimos amistosos antes do Mundial: 3-0 sobre a Tanzânia, no dia 2 de junho, e 5-1 sobre o Zimbábue, cinco dias depois.
Após alguns sustos durante a preparação, principalmente as dores lombares do goleiro Julio César, e as dúvidas sobre a plena recuperação do camisa 10 Kaká de uma lesão muscular, o técnico Dunga deixou claro que o time que encerrou as eliminatórias é o que vai a campo na estreia.
Nos últimos dias, os jogadores brasileiros realizaram três sessões de treino fechados, sem a presença da imprensa, o que gerou protestos de alguns jornalistas, mas de acordo com a linha de trabalho de Dunga.
O adversário do Brasil na terça-feira é a desconhecida Coreia do Norte, que ocupa a modesta 105ª posição no ranking da Fifa e não vence há sete jogos. Os jogadores brasileiros reconheceram em entrevistas nos últimos dias que não têm muitas informações sobre os asiáticos, apenas que assistiram ao vídeo do amistoso da semana passada em que os norte-coreanos foram derrotados pela Nigéria por 3-1.

O Grupo G é completado por Costa do Marfim e Portugal, que se enfrentam também na terça-feira, antes do jogo do Brasil. A equipe de Dunga volta a campo no dia 20 contra os africanos, também em Johannesburgo, e cinco dias depois contra os europeus, na cidade de Durban.
A partida de estreia do Brasil terá trio de arbitragem húngaro, com Viktor Kassain no comando, auxiliado por Gabor Eros e Tibor Vamos.
O Brasil entra em campo com Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Kaká e Elano; Robinho e Luís Fabiano.
Mantendo o costume de um dos países mais fechados do mundo, a seleção da Coreia do Norte não divulgou com antecedência a escalação da equipe que vai enfrentar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário