quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ivete trata ironicamente vice de Geddel


A reação “ironica” da cantora Ivete Sangalo ao empresario bilionario João Cavalcanti que será o vice de Geddel Vieira Lima nas eleições de 2010 teve motivo .

Quando passava pelo Campo Grande, circuito oficial do carnaval da Bahia, a cantora Ivete Sangalo disparou: “Quem é esse coroa aí de cabelo e barba branca? Parece Jô Soares”, e continuou: “Corte isso aí viu”! Disparou Ivete, mandando o empresário bilionário João Cavalcanti fazer a barba e cortar o cabelo.

Em recente entrevista ao New York Times, reeditada pela revista ‘Go Where Bahia’, o empresário esbanjando riqueza e querendo literalmente aparecer foi irônico ao comentar que não gostava do carnaval da Bahia, disse: “Mas na entrevista que dei para o New York Times, há pouco, eu disse que nosso Carnaval ( Bahia ) tinha se transformado num bacanal e fui muito criticado. Mas como pode uma pessoa passar oito dias pulando e bebendo sem parar, com o Estado paralisado? Esse é um lado da Bahia que não me atrai”.

E disse mais, há um habito do povo baiano que adora comer acarajé e caranguejo, ressaltando que: “Você nunca vai me ver quebrando caranguejo numa barraca de praia…”.

É importante lembrar que o futuro vice de Geddel, o empresario JC, melho o “Rei JC” mora na cidade de São Paulo, e pelo visto esta mudando rápido de hábitos, primeiro está com mais frequencia na cidade e no estado da Bahia, e pelo visto mudou muito, estava até nas ruas curtindo o que ele não gosta, o carnaval da Bahia. O João Cavalcanti estava no Campo Grande desfilando com o ministro Geddel e o prefeito João Henrique, curtindo imagine, o caranaval, vendo como ele diz, os “bacanais” e assistindo a muitos “bebados” pulando sem para atrás dos trios eletricos, palavras de JC.

O “Rei JC”, será vice de Geddel pelo PMDB, apoiado pelo prefeito João Henrique, pelo visto a galera mudou muito, ou estão se revelando o que sempre foram e conseguiram disfarçar bem…

Bahia pode ganhar mais um deputado federal

Uma minuta divulgada nesta quarta (17) no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) altera o número de vagas de deputados federais nas eleições de 2010. De acordo com o texto, os estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Santa Catarina e Bahia ganham mais um parlamentar na Câmara. Minas Gerais fica com mais duas cadeiras e o Pará sobe de 17 para 20 deputados federais a partir de 2011. Alguns estados perderam parlamentares como o Rio de Janeiro e Paraíba, duas vagas cada um, e Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí, que perdem três vagas cada. As outras unidades federativas não sofrerão mudanças. A minuta e um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas serão avaliados no próximo dia 24, no auditório do TSE, por representantes dos partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais interessados no assunto. Caso a medida seja aprovada, a Bahia também terá mais um deputado estadual, uma vez que a quantidade de cadeiras nas assembleias legislativas é definida a partir do número de deputados federais.

Secretário de Saúde e deputado oposicionista trocam acusações

Uma denúncia feita pelo deputado estadual Carlos Gaban (DEM), dando conta de que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) contratou, às vésperas do Carnaval, por dispensa de licitação, mais de R$ 66 milhões, acabou em troca de acusações entre o parlamentar democrata e o secretário da pasta, Jorge Solla. Gaban acusou Solla, nesta quarta-feira (17), através de nota enviada à imprensa, de “não ter respeito com o dinheiro público e com as leis” por não ter cumprido recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), de novembro do ano passado, solicitando que fossem interrompidas as contratações de médicos sem processo licitatório. Na época a Secretaria tinha prazo de 10 dias para responder.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Diretor de revista dá um show de grosseria no Circuito Osmar

O diretor da revista Carnafolia,Paulo Câmara,vem dando um verdadeiro show.Mas não é o show que alguém pode aplaudir.

O moço tem tratado mal os colegas de imprensa,desde o primeiro dia de atividades no Circuito Osmar.No último domingo dia 14,ele destratou um jornalista estrangeiro,de origem espanhola.Como se não bastasse,na segunda,resolveu soltar o seu veneno,para o lado deste blogueiro,cujo único erro foi,ter entrado,não sem antes falar com o recepcionista,para saudar uma colega de uma emissora de rádio que estava dividindo espaço no camarote deste senhor.

O referido senhor,resolveu tirar o radialista do camarote,dizendo que não autorizava a entrada,pelo fato de ser "dono do camarote".Aquela pregunta básica:E depois do Carnaval ele continuará com o espaço? A Bahia com certeza não precisa deste tipo de pessoas,já que o baiano é conhecido pela hospitalidade que lhe é peculiar,e este decididamente não é a cara da Bahia.

Segunda-feira terá grande atrações em Salvador


Nesta segunda-feira de muito sol e calor, quinto dia de folia, Salvador vai viver mais um dia-noite de muita alegria e animação nos três circuitos, onde mais de dois milhões de foliões brincam sem parar. No Campo Grande, além dos desfile das grandes agremiações, hoje com a presença do Camaleão e Chiclete com Banana, haverá o momento de escracho e protesto com a passagem da Mudança do Garcia e também a volta das Muquiranas e o mundo do circo. Na Barra, o Corujas leva Ivete Sangalo pra ver o mar e ver a passagem do tapete branco do afoxé Filhos de Gandhy.
A festa no circuito Osmar (Campo Grande-Avenida) já começou com o bloco Didá e a banda Didá feminina e o Bloco da Saudade, levantando o povo com com sopro e percussão e marchinhas de antigos carnavais. Com os camarotes, arquibancadas e ruas superlotados, o centro da cidade espera a entrada do Inter com Tomate, seguido do Chiclete com Banana, no Camaleão, e Saulo, no Eva. As Muquiranas vem irreverentes com Márcio Victor e o Psirico. Outra grande atração na passarela da alegria é o Cheiro de Amor, seguida do Rebolation do Parangolé e do pagodão do Black Style, que puxa o Traz a Massa.

O centro tem ainda o trio independente com Vânia Abreu e Chico César, abrindo caminho para o "mais belo dos belos", o Ilê Aiyê, que vem para a Avenida pela segunda vez no Carnaval com o tema em homenagem a Pernambuco. O Muzenza e o Malê Debalê também têm presença marcante na Avenida. Outra atração será o Trio Guetto Tech, sob o comando de Lucas Santtana, Dj Mangaio, Dj Bandido, Márcia Castro e Mariella Santiago. E para os saudosistas, o bloco Bola Cheia traz de volta a sonoridade de Missinho.

No circuito Barra-Ondina, além de Ivete Sangalo no Corujas e da presença de Cláudia Leite, a festa terá o branco do Gandhy . Tem ainda Jammil e Uma Noites, Asa de Águia, André Lelis e Daniela Mercury com o Crocodilo. A Timbalada estréia seu novo bloco, o Jumper, homenageando o futebol. Para os preferem um som alternativo, o Trio Retrofolia 2010 vem com Retrofoguetes, Julio Moreno e La Pupuña. A noite no circuito Dodô (Barra-Ondina) terá ainda Armandinho Dodô & Osmas e o trio Axé 25 anos, com artistas que fizeram sucesso na década de 80. A quebradeira vem quente com Xanddy e o Harmonia do Samba no bloco Meu & Seu.

Outra presença na Barra-Ondina é a de, Ricardo Chaves, puxando o bloco O Bicho. Carlinhos Brown també dar o ar da graça com o Camarote Andante e o rei Momo Pepeu Gomes terá direito a trio e tudo. Os tambores tocarão no Cortejo Afro e Margareth Menezes puxa o AfroPopBrasileiro.

Ilhéus mistura axé com blocos tradicionais

O Carnaval em Ilhéus começou a todo vapor neste domingo, 14, com os cantores Cid Guerreiro, Viviane Trípodi e a banda Capricho arrastando multidões no circuito oficial da festa, a Avenida Soares Lopes, na orla marítima da cidade. Além das atrações contratadas, a folia ilheense está sendo animada pelos tradicionais blocos afros e de bairros que preservam as raízes culturais dos antigos carnavais daquele importante município da região cacaueira da Bahia.

Uma novidade para este ano é a realização de uma “Matinê Infantil Itinerante”, com a Banda Sapecas. “Apesar de ser um carnaval tímido, porque a situação financeira do município não permite algo maior, o governo do Estado contribuiu, temos a agradecer muito à Secretaria de Turismo do Estado”, afirmou o prefeito Newton Lima.

Sem as preocupações, naturais, do prefeito, os ilheenses e milhares de visitantes se jogaram na festa. Homens viram mulheres e adultos viram crianças. Tem homem cerveja, homem careca e homem com cabelo rosa, laranja, verde, azul. Um festival de cores e alegria na avenida. O ‘carnaval da família’ começou por volta das 16 horas com trios elétricos improvisados. Carros, caminhões e até bicicletas com som faziam a alegria dos foliões.

Crianças, bebês, idosos, todas as idades representadas. “Dá para curtir a festa com toda a família. Aqui a alegria é garantida, por isso trouxe minhas filhas Mariana, de 1 ano e 10 meses, e Maria Luiza de 3 anos”, disse o turista mineiro Renato Leite.

Antes das atrações principais entrarem em cena, a diversão foi garantida pelo desfile de blocos tradicionais como ‘Os travestidos’, ‘Come-come’, ‘Gabiguetes’, ‘Jujuba e Cia, ‘Vonga pescador’ e com as marchinhas carnavalescas da Banda ‘Os Caretas’. “Esse é um carnaval do povo, da alegria do povo de Ilhéus. É bom para o turismo, é bom pra gente. Eu coloquei minha fantasia, juntei minhas amigas e viemos fazer a festa aqui na avenida”, dizia, entusiasmada, a cozinheira Luciene Soares.

Para os mais debochados, os blocos Gabiguetes e Travestidos fizeram a festa. “Tenho 10 anos de travestido. A tradição começou com uma brincadeira. A gente faz a festa com recurso próprio pra manter a tradição de todo domingo de carnaval se vestir de mulher, colocar salto alto e desfilar na avenida”, diz o militar Thiago Oliveira, 23 anos, um dos fundadores do bloco Os Travestidos.

“Tem que ser muito homem pra se vestir de mulher. É uma homenagem às gabrielas da nossa terra, a todas as mulheres”, completa Robson Andrade ou Biozete, como é conhecido no bloco Gabiguetes.

Para garantir a segurança dos foliões, a polícia instalou câmeras em todo o circuito do carnaval, detectores de metal, barreiras nas entradas da avenida e pôs nas ruas o seu bloco, com 120 policiais. “Até o momento não temos nenhuma ocorrência, estamos fazendo também um trabalho preventivo para evitar que a violência atrapalhe a festa”, explicou, na noite do domingo, o Tenente Heloísio Souza.

Festa nos bairros chega ao seu terceiro dia de Carnaval

O Carnaval dos Bairros, que teve abertura no sábado (13), continua agitando os moradores em seu terceiro dia de folia. Mais de 150 artistas, se apresentam nos bairro de Cajazeiras, Itapuã, Pau da Lima, Liberdade, Periperi, Plataforma e Pau da Lima.
A festa, que começa a partir das 19 h em todos os bairros, traz animação para os foliões que preferem curtir o Carnaval perto de casa e já virou tradição no carnaval de Salvador. O público aprecia uma mistura de ritmos como pagode, axé, samba reggae, marchinhas carnavalescas, arrocha e ainda o estilo pop, é um verdadeiro caldeirão da alegria.
Em Itapuã, a festa acontece na Praça Doriaval Caymmi e o público que já apreciou o forrozeiro Zelito Miranda, confere nesta segunda-feira (15) atrações como A Mulherada, Cozinha Baiana, Nego Bom e entre outros. No bairro da Liberdade, em frente ao Plano Inclinado, os foliões se divertem com Cida Lima, Saladeira e muito mais.
No bairro de Periperi, a folia acontece na Praça da Revolução e os moradores conferem atrações como Afro Detona, Acarajé com Camarão e entre outras.
Ainda no Subúrbio Ferroviário, o público curte no bairro de Plataforma, na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, apresentações das bandas, Beija Eu, Zé Honório, Nosso Ritmo e entre outros.
Já no bairro de Pau da Lima, o Carnaval vai até de manhã na Praça São Brás e os foliões dançarão ao ritmo de Zé de Tonha, Tony Sanches e muito mais.

Imprensa a Postos

Durante os seis dias de folia, a equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da SETUR e Bahiatursa, formada por 17 profissionais, entre repórteres e fotógrafos vai atuar na cobertura dos serviços prestados aos 500 mil turistas que visitarão Salvador no carnaval.

A ASCOM vai produzir conteúdo de texto e fotos sobre serviços como o Disque Bahia Turismo, Guias e Monitores do Carnaval, chegada de turistas no porto, aeroporto e rodoviária, além da cobertura da folia nos três circuitos (Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho). Também estaremos transmitindo entrevistas com autoridades, jornalistas especializados e turistas.

Além disso, a SETUR/Bahiatursa vai transmitir o Carnaval ao vivo, em parceria com a Prodeb, diretamente do camarote no Campo Grande.

Os jornalistas locais, nacionais e internacionais podem solicitar informações e fotos pelo e-mail gabriel.jornalismo@gmail.com.br e saiminho@hotmail.com ou pelos telefones: 71 9132-3560, 71 9174-2021.

Todas as fotos do carnaval estão disponíveis nos nossos álbuns do FLICKR.

FOR THE INTERNATIONAL PRESS:

During the six days of the Carnival, SETUR’s and Bahiatursa’s Publicity Departments, formed by 17 professionals, among reporters and photographers, will cover the services that will be offered to the 500 thousand tourists that will visit Salvador during this period.

We will produce texts and photographs about services such as the Bahia’s Tourism Hotline, Carnival’s Guides and Monitors, the arrival of tourists at the port, airport and bus station, besides coverage of the festival in the three circuits (Barra/ Ondina, Campo Grande and Pelourinho). We will also broadcast interviews with authorities, expert journalists and tourists.

Besides that, SETUR and Bahiatursa will broadcast the Carnival live, in a partnership with Prodeb, from the official box at Campo Grande.

International journalists can ask for information and pictures through the emails gabriel.jornalismo@gmail.com.br and saiminho@hotmail.com or through the the telephones + 55 71 9132-3560.

All the carnival pictures can be downloaded from our FLICKR albuns.

Beleza e folia de Mucugê atrai turistas

Claudia veio para Mucugê (448 kms de Salvador), em busca de novidade, porque “enjoou” do carnaval da capital baiana. Eugênia buscava tranquilidade. Williams queria qualquer lugar na Chapada Diamantina. Todos estão na cidade pela primeira vez e se dizem muito satisfeitos com a escolha.

“Eu vim pela natureza, pelos rios, cachoeiras e trilhas. Mas é bom que tem o Carnaval de noite. Disseram que aqui não tinha nada de Carnaval, mas estou achando a cidade até animado”, observa o alagoano Williams Vieira, estudante de Direito, que veio com um grupo de 16 pessoas do seu estado.

A gerente de loja Claudia Castelo Branco gosta de Carnaval. Morando em Salvador, sempre foi frequentadora do circuito Barra-Ondina. “Mas já sei de cor tudo que vai acontecer. Então queria este ano alguma coisa diferente. Estou maravilhada”, define.

A amiga Eugênia Santos, supervisora de vendas, veio com a família e um amigo e dispensa a folia. “Eu gosto é de silêncio. Vim em busca de paz e tranquilidade e encontrei aqui”, comemora.

Mas não se incomoda com o Carnaval tradicionalista exibido pelas ruas da cidade ecológica, que agora também quer se tornar conhecida pela recuperação da própria história.

Uma iniciativa que começou no ano passado e já começa a render frutos. Nota-se um aumento no número de turistas em relação a 2009. Encontram-se muitas pessoas adultas, diferente do que ocorre em Palmeiras e Rio de Contas, referências do carnaval na Chapada.

Segundo o prefeito Fernando Medrado (PDT), a intenção é tornar a cidade uma referência cultural. Para ele, essa nova identidade pode atrair maior número de pessoas fora dos feriadões de Carnaval e São João, gerando assim emprego e renda, pois a parcela da cidade que vive do turismo, terá público para consumir serviços de hospedagem, alimentação e produtos como artesanato.

“Queremos elaborar com a Bahiatursa e outros órgãos um calendário de eventos. Este ano, no Dia de Reis já houve um crescimento significativo de participantes”, analisa Medrado.

A primeira tarefa é mobilizar a própria população. Na tarde do domingo desfilou o estranho bloco Macutum Zezê e o Cão de Loi. Um grupo encabeçado por um mascarado com a cara do capeta, seguido de crianças com o corpo coberto de lama, e outros mascarados e tipos esquisitos diversos, andando em fila indiana ao som do batuque. “É uma tradição que estava abandonada e estamos trazendo de volta este ano”, explica a produtora Ana Cristina Collier.

Durante a caminhada o “Cão de Loi” cruzou com um grupo instrumental que promovia uma batucada e cada um seguiu seu caminho, em meio a turistas fotografando e crianças olhando assustadas o desfile do capeta.

Mesmo no palco de shows noturnos, com atrações bancadas pela Bahiatursa, há uma preocupação em dar espaço à tradição. Neste domingo é dia de J. Veloso. “Nós também pedimos ao pessoal da banda local que faça um carnaval mais leve no começo da noite”, defende o prefeito.

Tambores multiculturais no Pelô

O grupo Tambores do Mundo, integrado por franceses, alemães, espanhóis, norte-americanos e suíços, se apresentou pelo segundo ano consecutivo no início da noite deste domingo no Carnaval do Pelô. O bloco chamou a atenção, já que a os integrantes da percussão são bem diferentes daqueles vistos comumente.

Para afinar as batidas, os integrantes do Tambores do Mundo fazem aulas com professores de percussão durante alguns dias. Os ensaios começaram há semanas em Salvador, mas, muitos deles já fazem aulas com mestres na Espanha e na França.

O grupo percorreu as ruas do Pelourinho, mostrando que no Carnaval multicultural do Pelourinho há espaço para tambores de todo o mundo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Salvador recorda seus ancestrais africanos na comida, dança, música e fé



Salvador foi a primeira capital do Brasil Colônia, de 1549 até 1763, quando perdeu o posto para o Rio de Janeiro. Até hoje as duas metrópoles competem para ver quem atrai mais turistas nacionais e estrangeiros. Disputas à parte, Salvador tem um trunfo que nenhuma outra cidade brasileira tem: suas conexões explícitas com a África.

A cultura afro-brasileira se deixa literalmente tocar pelos turistas que escolhem Salvador. Com 80% da população negra, a cidade é no mundo uma das que mais preservam as cores e sons do continente de seus ancestrais escravos. Ao mesmo tempo, não deixa de renovar suas crenças diariamente. O sincretismo da religião, em terreiros ou igrejas; o berimbau e golpes ritmados que dão o tom da capoeira; e a simpatia das baianas de formas rechonchudas, servindo os quitutes à base de azeite de dendê, pimenta e leite de coco, fazem o turista relembrar o tempo inteiro: sim, essa é a Bahia.

Nas ladeiras do Pelourinho, cartão-postal da cidade e patrimônio da humanidade, diante dos casarões que começaram a ser restaurados na década de 1990, o povo simples e batalhador sorri, mesmo diante as dificuldades. E tenta sobreviver, seja como ambulante, com o seu pequeno negócio. Mas quando o fim de tarde chega, ele se escora em um banquinho na praça e vê a vida passar. Há até aqueles que se arriscam em uma partidinha de damas.
Salvador é tão prosaica que parece que já se conhece a cidade em sua primeira visita. Tudo ali é memória, de um livro, um filme, uma música, uma história. O Rio Vermelho de Jorge Amado, a Itaparica de João Ubaldo Ribeiro, a Cidade Baixa dos traços sem pudor de Carybé, a Itapuã de Caymmi, o saudosismo de Caetano e Gil e até o Carnaval de Daniela Mercury e tantos outros.

O baiano é herdeiro legítimo da alegria e do ritmo. Ele dança, primeiro porque sabe, e depois para mostrar aos outros. Os tambores africanos que dão o tom em blocos afro são os mesmos que ressoam na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e nos mais de 200 terreiros de candomblé da cidade.

A cidade tem as cores e o cheiro da saudade de uma África distante, e na impossibilidade de ter o que não podia, tornou-se única. A pimenta que esquenta a culinária é a mesma que faz a vida ter sabor. O soteropolitano é o artista que admira a beleza de sua rotina comum. Ele está lá, na ladeira do Centro Histórico, entre outros lugares, só esperando que o turista descubra essa beleza também.

Joãosinho Trinta pode voltar à Beija-Flor em 2010


Há quatro anos sem pisar num barracão de escola de samba, por conta de problemas de saúde, Joãosinho Trinta poderá voltar à Beija-Flor, escola que o consagrou como o maior carnavalesco de todos os tempos.


Joãosinho Trinta negocia enredo sobre Brasília

Ele negocia com a bicampeã do Carnaval carioca um enredo sobre os 50 anos da inauguração de Brasília, em 2010. E tem como parceiro Oscar Niemeyer, que já se comprometeu com a criação de um dos carros alegóricos do desfile.

Os dois se encontraram no último domingo, no escritório do arquiteto, em Copacabana, para conversar sobre o projeto, embora ele não tenha sido definido ainda pela escola, conforme informou o administrador do barracão, José Antônio Gonçalves. "Nunca fiz um carro alegórico. Mas gosto de ver o Sambódromo, a festa do povo. Foi uma obra formidável", disse Niemeyer, autor tanto do traçado de Brasília quanto do Sambódromo do Rio (que em 2009 completa 25 anos). "Ele aceitar é uma coisa formidável. Vai ser a maior apoteose", se animou o carnavalesco.

Morando em Brasília há dois anos, onde se recupera das sequelas de dois AVCs, no Hospital Sarah Kubitschek, Joãosinho Trinta esteve no Rio para o lançamento, na segunda-feira, do livro "O Brasil é um Luxo - Trinta Carnavais de Joãosinho Trinta", de Fábio Gomes, com design gráfico de Stella Villares.

Para este ano, está prevista ainda a realização de um filme de ficção sobre sua vida e um documentário, segundo o empresário José Ricardo Marques, que trabalha com ele em Brasília.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Coca-Cola quer ser dona de Jesus



Latinha do guaraná Jesus, bebida típica do Maranhão
"Me vê um Jesus, aí!"


É desse jeito que o maranhense pede o seu refrigerante preferido. Tão típico quanto a cultura do bumba-meu-boi no Estado, o emblemático guaraná Jesus tem coloração cor-de-rosa, gosto de canela e cravo e é muito, muito doce.

Fenômeno de vendas sem ter praticamente nenhuma verba publicitária (a bebida só é distribuída no Maranhão), desafia os conceitos de marketing e, agora, está fazendo até a todo-poderosa Coca-Cola, que negocia a compra do produto, se render aos seus encantos. O refrigerante tem um slogan que a acompanha há décadas e que até hoje é estampado nos rótulos: "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa".

"As discussões estão avançadas, é questão de algumas semanas", afirma Hector Nuñes, diretor-geral da Companhia Maranhense de Refrigerantes, da Família Lago, que comprou a marca Jesus em 1980 e também detém a licença para produzir e distribuir Coca-Cola no Maranhão. Está em discussão desde uma licença para fabricação e distribuição do produto em outros Estados até a aquisição dos direitos da marca.

Nuñes, que está em vias de ocupar um cargo de superintendente na multinacional Coca-Cola, afirma que há mercado fora do Maranhão para o Guaraná Jesus e que a companhia tem grande interesse em comercializar o produto.

"O maranhense acha, há muito tempo, que a Coca-Cola já é dona do guaraná Jesus, pois o produto é distribuído pelos mesmos caminhões da empresa", diz. Entretanto, a Coca-Cola não confirma as negociações.

Mas que refrigerante é esse, que chega a ser motivo de orgulho para os maranhenses e todo visitante é sempre convidado a provar? Para quem não é do Maranhão, o que mais chama a atenção é a cor. Se não estivesse em uma garrafa de refrigerante, poucos diriam que se trata de uma bebida. O nome também pode soar inconveniente. Mas, no Maranhão, quem gosta de refrigerante não troca um copo de guaraná Jesus nem por dois litros de Coca-Cola bem gelada.

O sabor da bebida é um dos mais peculiares da indústria de refrigerantes. Enquanto a maioria dos refrigerantes menos conhecidos tem o gosto inconfundível e genérico de tubaína, o guaraná Jesus oferece um sabor único.

"O produto é bom, saudável, natural e extremamente saboroso", afirma Nuñes, nascido em Cuba e naturalizado nos Estados Unidos. "Não é algo que bebo todo dia, mas é um o guaraná é um produto diferente, que não tem similares no mercado e com padrão de qualidade internacional."

Mesma fórmula há 80 anos e 17 ingredientes

A fórmula do refrigerante, com sua coloração rosa e garrafa retrô, é a mesma criada em 1920 num laboratório de fundo de quintal em São Luís, pelo farmacêutico Norberto Gomes, que acabara de importar uma máquina de gazeificação.

Inicialmente, o objetivo era produzir uma espécie de magnésia fluída, um remédio que estava na moda, mas o negócio não deu certo e ele resolveu fazer uma bebida para os netos, a partir de 17 ingredientes básicos, entre eles ervas e produtos que descobria em suas viagens pela Amazônia. O gostinho de canela adocicada e a cor diferente agradaram a molecada de toda a vizinhança e, com o tempo, Jesus (o guaraná) foi caindo no gosto popular.

"O pessoal do Maranhão é louco por Jesus. Não é exagero dizer que aqui quando se fala em Jesus se pensa primeiro no guaraná do que no Cristo", afirma o publicitário Fábio Gomes, de 45 anos, autor do novo design do rótulo, da primeira campanha publicitária do produto e neto do criador do Jesus, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes.

"Pelo que consta, quando o meu avô criou a fórmula, ainda não existia nenhum refrigerante no Brasil. Nessa época, já existia a Coca-Cola, mas ela ainda não havia chegado nem a Nova York", afirma Fábio Gomes, que também é produtor de cinema e acabou de filmar no Maranhão "O Dono do Mar", baseado em obra homônima do ex-presidente e ilustre maranhense, José Sarney. "Aliás, assim como a logomarca Coca-Cola foi feita a partir da assinatura do seu criador, a logomarca do Jesus nasceu da assinatura do meu avô", completa.

A Coca-Cola foi criada em 1886, em Atlanta, pelo também farmacêutico John Pemberton, mas só em 1942 chegou ao Brasil. No começo do século 20, a elite maranhense já tomava o gingerale, um refrigerante feito à base de gengibre, importado da Inglaterra e vendido nas farmácias.

O neto do criador explica que a coloração rosa provém de corantes naturais de cascas de árvores importados. "Hoje a cor pode parecer estranha, mas naquela época não existia um padrão", diz.

Gomes explica que o corante natural é muito mais caro e menos resistente à luz do que o sintético. "Ele perde a cor com mais rapidez. Em compensação, ainda que não seja 100% natural, o Jesus tem autorização dos órgãos de saúde de estampar no rótulo a inscrição 'Produto natural' e 'Bom para o consumo', no lugar 'apropriado para o consumo', o que nenhum outro tem. Meu avô se orgulhava disso", diz. "O engraçado é que tudo que representa não parece natural."

A família Jesus manteve fábrica própria até o início de 1960. Os filhos que comandavam o negócio do pai farmacêutico partiram para São Paulo e a família decidiu vender a fábrica de refrigerantes para a Antártica, mas não a marca. Naquela ocasião, a família acusou a fábrica de adulterar e boicotar o produto e inicia uma briga judicial. O contrato foi rompido, mas a família ficou sem fábrica para produzir o refrigerante.

Por isso, o Jesus ficou sete anos fora do mercado até que, em 1980, foi vendido para a Companhia Maranhense de Refrigerantes, que já tinha licença para fabricar e distribuir a Coca-Cola no Estado.

"O guaraná Jesus foi vendido bem barato para o produto poder voltar ao mercado", afirma o neto do criador. "O retorno do Jesus foi viabilizado com o lançamento das garrafas PET, de plástico, que tornam mais fácil e barato o transporte. Até, então, o Jesus só tinha sido comercializado em garrafas pequenas de 290 ml."

A Companhia Maranhense de Refrigerantes e a Coca-Cola não comentam em detalhe as cláusulas dos seus contratos. Segundo o diretor-geral da companhia, uma das cláusulas proíbe a distribuição de Jesus fora da área que a empresa tem a licença para distribuir os produtos da Coca-Cola.

"Para a Coca-cola permitir que a sua licenciada fabricasse uma bebida concorrente impôs uma série de restrições", afirma o neto do criador do Jesus. Fora do Maranhão, o Jesus só é distribuído em pouquíssimas cidades do Tocantins, em que a Companhia Maranhense atua.

O fato é que os dois refrigerantes são engarrafados no mesmo local. E saem juntinhos para os supermercados. Outro detalhe: é vendido em mercearias, supermercados ou em qualquer outro estabelecimento pelo mesmo preço da Coca-Coca.

Atualmente, o produto pode ser comprado por R$ 2. Ele está disponível em garrafas PET de 2 litros, 1 litro, 500 ml, 250 ml, garrafa de vidro original de 290 ml e pelo sistema "post mix" - o xarope do guaraná é misturado com água e gás em máquinas. Grandes redes como o McDonald´s, no entanto, não vendem o Jesus.

Jesus na mamadeira

Oficialmente, a Coca-Cola é líder de vendas em todos os Estados do País e no Maranhão, onde detém 35,2% do mercado, segundo dados de outubro do Instituto Nielsen. Jesus vem em seguida com 20% do mercado. Bem atrás das duas marcas, aparecem o guaraná Antarctica com 9,6%, a Fanta com 9,1% e a Sukita com 4,1%.

Segundo a Companhia Maranhense de Refrigerantes, o Jesus vende mais do que toda a Ambev no Estado. A empresa informa produzir por ano cerca de 20 milhões de litros do guaraná Jesus e 60 milhões de Coca-Cola.

O neto do criador não acredita nesses números. "É só ir a qualquer supermercado e constatar: de cada unidade de Coca-Cola vendida, saem três Jesus. Acho que os números oficiais não levam em conta o mercado informal", afirma Gomes. "O mais intrigante é que não existe publicidade. Você anda pelo Estado e não vê cartaz, outdoor, anúncio. Não vê nada."

A primeira campanha publicitária do Guaraná Jesus foi feita durante as últimas festas juninas pelo neto do criador. A empresa investiu R$ 200 mil na campanha.

"A resposta do mercado com ou sem publicidade é a mesma. Todos conhecem o produto no Maranhão. Os avós tomam a bebida desde crianças e agora dão para os netos", afirma Nuñes.

Gomes conta que seu pai, que chegou a administrar a fábrica de refrigerantes, levava o xarope puro sem gás de Jesus e dava para o filho tomar na mamadeira. "Eu não tinha nem quatro meses, não estava desmamado e já tomava Jesus", diz. "O mais surpreendente é que descobri que aquilo que meu pai fazia, as mães de hoje ainda fazem. Elas batem o Jesus no liquidificador para sair o gás e depois colocam na geladeira."

O publicitário acredita que a tradição está ligada à idéia de produto natural. "Quando as crianças passam a tomar Coca-Cola já estão viciadas em Jesus. Não é um processo racional. A criança pede Coca-Cola e a mãe diz: toma Jesus, meu filho!".

Para o próximo ano, a verba para publicidade deverá ser maior por parte da Companhia Maranhense e, talvez, pela própria Coca-Cola. O novo executivo da Coca-Cola também acredita que o nome do refrigerante não representará nenhum tabu para o avanço da bebida em outros mercados. "O produto não tem relação alguma com religião. Já fizemos diversas pesquisas e ninguém associou o nome do refrigerante à religião ou ao Cristo", diz. Nuñes também vê a coloração rosa do Jesus como uma grande qualidade.

Segundo a família Jesus, a cor do guaraná foi um dos fatores que levaram também a apresentadora Xuxa, por intermédio de sua produtora Marlene Matos (que por sinal é maranhense), a tentar adquirir os direitos do refrigerante. Não vingou.

Jesus era ateu

O criador do Jesus, quem diria era ateu e foi excomungado pela Igreja Católica. Jesus Norberto Gomes nasceu no interior do Maranhão e chegou a São Luís com 19 anos. Analfabeto, começou a trabalhar em uma farmácia. Foi praticamente adotado pelo casal proprietário do negócio que não tinha filhos e aprendeu a ler e escrever. Aos 40 anos, transformou-se efetivamente em um farmacêutico e criou o refrigerante que herdou o seu nome.

"Meu pai era uma genialidade, mas era uma personalidade muito controversa. Ateu e tido como comunista, ele foi esconjurado pelo Papa depois que deu uma surra no padre, e alimentava uma lenda que tinha feito pacto com o diabo", afirma o neto Gomes, filho de Jesus Norberto Gomes Filho, um dos sete filhos do farmacêutico.

Depois de ser exorcizado, Jesus mandou trazer da Alemanha uma série de caras de Fausto (personagem de Goethe que vende a alma ao demônio) e as colocou nas entradas da farmácia, somente para alimentar a lenda.

"Ele era uma pessoa meio neurótica para desespero da minha avó, que era muito carola e passou a vida determinada em salvar a alma do marido." Jesus morreu em 1963, sem retornar à Igreja.

No currículo do farmacêutico consta também uma prisão durante a presidência de Getúlio Vargas, sob a acusação de ser comunista. O nome do maranhense ilustre é citado, inclusive em "Memórias do Cárcere", de Graciliano Ramos.

Segundo o Neto, o avô era mais um nacionalista do que um comunista. "Num papel, ele escreveu: 'Eu nunca fui comunista. Nunca consegui ser mais do que um pequeno burguês. Mas sempre admirei a luta pela fraternidade entre os homens'."

Enquanto a distribuição de Jesus continua restrita aos limites do Maranhão, os paulistanos podem matar a curiosidade experimentando o produto no restaurante Raízes do Maranhão (Av. Voluntários da Pátria, 4.861, Santana. De terça a domingo, a partir das 18h). No restaurante, a lata de Jesus é vendida a R$ 2.


Por Arlan Alvarenga, repórter iG em São Paulo 04/12/2001 às 07:49

Dunga mantém base para amistoso contra Irlanda


O técnico Dunga anunciou nesta terça-feira os 22 convocados para o amistoso do Brasil contra a Irlanda, em Londres (Inglaterra), no Emirates Stadium, no dia 2 de março. E Ronaldinho Gaúcho, do Milan, não foi convocado, sendo a grande surpresa.

"[Ronaldinho] Não está fora [da Copa], todos os jogadores tem chance. Nós analisamos e procuramos dar chance. Neste momento ele não faz parte", resume Dunga, ao explicar porque não chamou o meio-campo, em entrevista coletiva no Rio.

Este é o único amistoso programado até o momento para a seleção brasileira antes da estreia na Copa do Mundo na África do Sul, no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.

A lista dos jogadores que foram convocados é:

Goleiros
Julio César (Internazionale); e Doni (Roma).

Laterais
Daniel Alves (Barcelona); Gilberto (Cruzeiro); Maicon (Internazionale); e Michel Bastos (Lyon).

Zagueiros
Juan (Roma); Lúcio (Internazionale); Luisão (Benfica); e Thiago Silva (Milan).

Meio-campistas
Elano (Galatasaray); Felipe Melo (Juventus); Gilberto Silva (Panathinaikos); Josué (Wolfsburg); Júlio Baptista (Roma); Kaká (Real Madrid); Kleberson (Flamengo); e Ramires (Benfica).

Atacantes
Adriano (Flamengo); Luís Fabiano (Sevilla); Nilmar (Villarreal); e Robinho (Santos).

O pegador! Zagueiro garanhão teria 12 amantes




O zagueiro John Terry, do Chelsea e da seleção inglesa, foi manchetes nos jornais de todo o mundo, nos últimos dias. Tudo por conta de um caso extraconjugal com a modelo Vanessa Perroncel, ex do ex-parceiro Wayne Bridge. O jornal Sport.es, porém, foi mais longe e lista 12 mulheres que teriam tido caso com o jogador recentemente.

Com muito bom humor, o periódico compara o xerifão ao golfista Tiger Woods, que também se envolveu em escândalos por adultério. Segundo o placar do jornal espanhol, Woods vai vencendo por 19 a 12.

O "Caso Vanessa Perroncel" fez Terry perder a tarja de capitão da seleção inglesa. E a coitada de sua esposa Toni Poole achava que só a Vanessa já era um absurdo.Nas fotos acima, algumas das beldades que o zagueiro garanhão "marcou em cima":

Polícia faz cerco a assaltantes de banco na região de Amargosa


Com o apoio de dois helicópteros do Centro de Operações Especiais (COE) e do Grupamento Aéreo (Graer), uma força conjunta com mais de 50 policiais civis e militares, montou barreiras, na tarde desta segunda-feira (8), nos municípios de Itaberaba, Itatim e na região do Paraguaçu, com o objetivo de capturar os bandidos que assaltaram as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, além de uma casa lotérica, no município de Amargosa.

O bando, com cerca de 20 homens, já libertou os cinco reféns, dois PMs, o gerente e os dois vigilantes do BB, que haviam sido levados durante a fuga. Todos estavam ilesos. Segundo a polícia, os bandidos se dividiram na fuga para criar dificuldades ao trabalho de perseguição, que não tem hora para terminar.

Central do Carnaval e de Imprensa serão abertos nesta quinta

O prefeito João Henrique e o vice-prefeito Edvaldo Brito, coordenador geral do Carnaval 2010, apresentam nesta quinta-feira (11), às 18 horas, a Central de Gestão do Carnaval Neguinho do Samba e o Centro de Imprensa Márcia Rodrigues, que funcionarão no Praça Dois de Julho (Campo Grande) durante todo período da festa.

A Central Neguinho do Samba ficará instalada atrás dos camarotes do Circuito Osmar. Ao reunir em um mesmo espaço todos os órgãos municipais envolvidos no Carnaval, inclusive seus respectivos gestores, a central inaugura uma nova proposta de trabalho da Prefeitura do Salvador. O Centro de Imprensa Márcia Rodrigues, que homenageia a jornalista falecida há dois anos, funcionará na Central, garantido todo suporte para os jornalistas nacionais e internacionais para que façam a melhor cobertura da festa

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Catu lança a 3ª Conferência Municipal das Cidades



Acontece no dia 22 de fevereiro de 2010,na cidade de Catu,a 3ª Conferência Municipal das Cidades,que será a etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual das Cidades e a 4ª Conferência Nacional das Cidades,cujo lema será:"Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática,Participativa e Controle Social",e com o tema:"Avanços,Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".

Antes,no dia 08 de fevereiro,haverá a indicação de representantes legais da própria comunidade que estarão na reunião do lançamento da Conferência Municipal das Cidades e a eleição dos membros da Comissão Preparatória Municipal.Ainmda nesta reunião,serão apresentadas as resoluções do Conselho Nacional das Cidades e os dispositivos do Regimento da 3ª Conferência Estadual das Cidades relativos à realização da Conferência Municipal e eleição dos delegados.

São aguardados os gestores públicos dos municípios que fazem parte da Regional Litoral Norte,tais como:Mata de São João,Dias D'ávila,Pojuca,Alagoinhas,Cardeal da Silva,São Sebastião do Passé,Itanagra,Araçás,entre outros.

Os Regimentos da 3ª Conferência Estadual das Cidades e da 3ª Conferência Nacional das Cidades,além de outras informações importantes,podem ser acessados nos sites da SEDUR_Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia no endereço eletrônico:www.sedur.ba.gov.br e do Ministério das Cidades:www.cidades.gov.br.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O novo Valdívia?


Mathías Vidangossy é o novo alvo do Vitória para a temporada 2010.

O meia chileno, de 22 anos, foi oferecido ao Leão pelo empresário Sérgio Vertello.

De acordo com ele, Mauro Galvão já aprovou a contratação, que deve se concretizar nos próximos dias.

Revelado pelo Unión Española-CHI e com passagens por Villarreal-ESP e Audax Italiano-CHI, além das categorias de base da seleção de seu país, Vidangossy recentemente defendeu o modesto Ñublense, da primeira divisão chilena.

Em sua passagem por lá, foram cinco jogos e nenhum gol marcado.

Quando esteve em campo, seu time perdeu quatro vezes e empatou uma.

Detalhe: em apenas duas oportunidades começou como titular.

O meia também tem passagem rápida pelo Everton, do Chile, por onde disputou duas partidas da Copa Libertadores do ano passado.

A imprensa chilena rotula Vidangossy como o novo Valdívia.

Com 22 anos, reserva do modesto e desconhecido Ñublense, parece ser conversa de empresário para clube cair.

Escrito por Elton Serra.

Divulgadas programações do Carnaval 2010

Através da Secretaria de Cultura, o Governo do Estado está preparando uma grade de programação especial para o Carnaval 2010. Além do investimento de R$ 4,96 milhões no Programa Carnaval Ouro Negro, que dá apoio a 120 blocos de matriz africana, a Secult/BA financia o Carnaval nos bairros de Salvador, as atrações dos trios sem cordas produzidos pelo Conselho do Carnaval, além da programação especial nos Largos e Praças do Pelourinho.

O Carnaval Pipoca, além das saídas dos 10 projetos selecionados, contempla mais 10 desfiles nos dois circuitos da folia (com nomes importantes do cenário nacional, escolhidos por uma curadoria) e o pagamento de cachês aos artistas que vão se apresentar em trios elétricos e palcos em diversos bairros da cidade (contratados e instalados pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur).

Entre as novidades da programação da Secretaria de Cultura do Estado para o Carnaval 2010 estão as “Varandas de Glauber”, projeto que vai acontecer no Espaço Unibanco de Cinema, em plena Praça Castro Alves, onde vai funcionar um dos camarotes do Governo do Estado.

Este ano, a transmissão da TVE foi ampliada, prevendo aproximadamente 70 horas de transmissão ao vivo. Serão transmitidos flashes para Portugal via RTP – Rádio e Televisão Portuguesa e para diversos países através do canal internacional da emissora, além de entradas na programação da TV Brasil, em rede nacional.

O investimento na produção, programação e transmissão do Carnaval 2010 da Secretaria de Cultura do Estado é da ordem de R$ 12 milhões.

Confira a Programação de cada projeto:

Carnaval Pipoca

Carnaval do Pelô

Carnaval Ouro Negro

Fluminense reclama de arbitragem em partida contra o Vitória

Insatisfeito com o empate por 2 a 2 com o Vitória, no último domingo, o Fluminense de Feira de Santana reclamou da arbitragem de Marielson Alves da Silva. Para o clube, a atuação do conquistense influenciou diretamente no resultado da partida.
Em seu site oficial, o Fluminense classifica a arbitragem de Marielson como "ruim". No entendimento do clube, os lances que originaram os dois gols do Vitória foram interpretações errôneas do árbitro. "O zagueiro Oliveira subiu junto com Neto Berola, os dois se chocaram e o juiz marcou um pênalti inexistente", bradou a asessoria de imprensa do Flu.

No segundo gol rubro-negro, o Touro do Sertão reclamou da falta cobrada por Bida. "Aos 33 minutos, novamente o árbitro entrou em ação e marcou uma falta próxima a área, inexistente, pois na jogada o zagueiro Rodrigo apenas esbarrou no atcante do Leão".

A diretoria do clube ainda não se pronunciou se entrará com uma representação contra o árbitro da partida. A Federação Bahiana de Futebol, através de seu twitter, afirmou que a partida no Jóia da Princesa foi "marcada por arbitragem polêmica".

Média de público da quinta rodada não ultrapassa 3 mil

O Campeonato Baiano ainda parece não ter caído nas graças do torcedor. Após os seis jogos do final de semana, a média de público da quinta rodada sinalizou decepcionantes 2.408 torcedores por partida.

O confronto que levou maior público ao estádio foi Bahia x Bahia de Feira, que foi assistido por 4.815 torcedores, com uma renda de R$ 85.980,00. Fluminense x Vitória, no Jóia da Princesa, recebeu 4.396 pagantes, proporcionando uma renda total de R$ 45.110,00.

No Estádio Lomanto Junior, o Vitória da Conquista foi apoiado por 4.166 torcedores. A partida contra o Itabuna gerou uma renda de R$ 41.495,00. Com isto, o Alviverde segue como o time do interior com maior média de público no Campeonato Baiano.

Nas outras três partidas, públicos decepcionantes. Em Senhor do Bonfim, apenas 532 pessoas assistiram a partida entre Ipitanga e Atlético, gerando uma renda de R$ 5.320,00. Em Madre de Deus, o time da casa encarou o Camaçari com um público de 422 pagantes e faturou R$ 3.970,00. Por último, no sábado, Feirense e Colo-Colo bateram o recorde negativo da rodada: público de 117 pagantes e uma renda de R$ 1.200,00.

Jornada Pedagógica vai reunir cerca de 50 mil professores

Cerca de 50 mil professores da rede estadual de ensino participam, de 4 a 10 de fevereiro, da Jornada Pedagógica 2010. Mais do que planejar o ano letivo, a jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências. Este ano, o tema central é Organização do trabalho pedagógico: os educadores e suas práticas, tendo como focos o currículo e a articulação docente como componente curricular.



Na primeira etapa, que ocorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Jornada vai ser realizada simultaneamente nas 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). No total, serão mais de 120 polos distribuídos na capital e interior, envolvendo todas as 1.640 escolas da rede. Já nos dias 8, 9 e 10, a Jornada acontecerá nas próprias unidades escolares.


“A escola que não se planeja dificulta as aprendizagens dos estudantes porque não tem muita segurança para a escolha dos materiais didáticos, da articulação entre professores e os componentes curriculares, além de não se dar conta que os componentes curriculares têm efeito social na vida dos estudantes”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Nildon Pitombo.