segunda-feira, 19 de abril de 2010

Índios merecem respeito-Final

Arte
A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.

Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.

Publique Artigos e Resumos
Quer publicar seu texto no WebCiencia.com? Envie artigos ou resumos para contato.webciencia@gmail.com e seu trabalho aparecerá em nosso site para milhares de pessoas lerem. Inclua seu nome completo e algo sobre você!

Não encontrou o que procurava? Use a pesquisa:

Fonte:www.webciencia.com

Índios merecem respeito-Mais uma vez

Algumas tribos indígenas da Amazônia:

Arara ,Bororo,Gavião ,Katukina ,Kayapó ,Kulína ,Marubo ,Sateré , Mawé Tenharim ,Tikuna ,Tukâno ,Wai-Wai, Yanomami ,entre outras.
Cultura indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.

Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Ritos e mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Estes ritos se ligam a gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.

Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo), a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.

Índios merecem respeito-Continuação

Garimpeiros invadem as terras indígenas
Entre os povos ameaçados estão os Ianomâmis, que foram os últimos a ter contato com a civilização. Sua população atual chega a pouco mais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, que invadem suas terras, trazem doenças, violência e alcoolismo. Entre os índios, os garimpeiros são conhecidos por outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeiros entraram ilegalmente em terras indígenas na Amazônia. Mas o problema não é insolúvel. Na aldeia Nazaré, onde moram 78 Ianomâmis, foram expulsos pela Polícia Federal.

Permanece a questão de como ficará o índio num mundo globalizado, mas pelo menos já se sabe o que é preciso preservar.

O chefe da tribo
Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados. Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.

Alimento - pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.

Indio merece respeito

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.

Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 170. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.

Será o fim dos índios?
Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro na década de 70 em diante, enquanto estavam fora de seu habitat, quase chegaram a extinção, foram ameaçados por epidemias, diarréia e estradas. Mas hoje, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%. Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol. Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas.

"O fenômeno é semelhante ao baby boom do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.

Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.

Organização e sobrevivência do grupo
Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento.

Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral cabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva), e pela colheita de alimentos na floresta.

Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito da parte de todos. A experiência conseguida pelos anos de vida transforma-os em símbolos de tradições da tribo.
O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.

Trabalhadores poderão usar FGTS em consórcio imobiliário

Trabalhadores poderão usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para liquidar e pagar parte das prestações de consórcios imobiliários, a partir desta quinta-feira(18). A medida foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS no final do ano passado e regulamentada pela Caixa Econômica Federal esta semana.

A instituição lembra que o trabalhador já pode usar o saldo da conta vinculada para complementar a carta de crédito e para composição de lance. Para essas modalidades, as regras são as mesmas. Segundo a Caixa, o trabalhador interessado em usar o saldo da conta vinculada deve procurar a administradora de seu consórcio, que tomará as providências necessárias.

O novo serviço estará disponível para trabalhadores inscritos em consórcios que já tenham sido contemplados com a carta de crédito e adquirido o imóvel. Para ter direito ao benefício, é preciso observar algumas regras. É necessário que o imóvel adquirido seja localizado onde o trabalhador exerça ocupação principal ou resida há mais de um ano (incluídos os municípios vizinhos ou da mesma região metropolitana).

Inflação desacelera em cinco das sete capitais pesquisadas pela FGV

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou em cinco das capitais que fazem parte da pesquisa, na segunda semana de abril, informou hoje (19) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

As capitais que apresentaram decréscimo na taxa foram: Porto Alegre (de 1,24% para 0,90%), São Paulo de (0,90% para 0,60%), Rio de Janeiro (de 1,08% para 0,95%), Brasília (de 0,47% para 0,39%) e Belo Horizonte (de 0,67% para 0,60%).

Salvador (de 0,83% para 0,84%) e Recife (de 1,67% para 1,79%) foram as únicas capitais que apresentaram aumento da inflação no período.

O IPC-S de 15 de abril de 2010 foi divulgado na sexta-feira (16) e registrou alta de 0,80%, 0,18 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na apuração anterior.

Fonte:Agência Brasil

Chuva dá trégua mas deixa sequelas em Lauro de Freitas.

Apesar da chuva ter dado uma trégua durante a tarde e o início da noite de ontem, os estragos anida são percebidos em toda Lauro de Freitas. Foi possível ver e sentir o efeito dos estragos em praticamente todos os bairros. Os acessos à cidade ficaram comprometidos e alguns condomínios ficaram isolados. Apesar de estarem acostumados, os moradores das áreas atingidas se disseram surpresos com as cenas que a chuva provocou esse ano. Em alguns lugares o acesso só foi possível através de barcos e botes.
A chuva trouxe muito sofrimento mas também serviu para mostrar a falta de planejamento e a ausêcia de um plano de contingência por parte do poder público. Em todos os locais o que vimos foi muita gente trabalhando para minimizar o caos e ficou claro que não havia nenhuma estratégia prévia. A própria prefeitura divulgou em um comunicado que estava “fazendo um apelo” aos pescadores da colônia Z-57, quando o correto seria acionar os barcos que deveriam estar previamente cadastrados e com pescadores treinados para casos como esse.

Alem disso, o que se vê é um trabalho movido pelo coração e pela vontade de ajudar, mas pouco técnico. Vale ressaltar aqui e parabenizar o trabalho dos funcionários da SESP- Secretaria de Serviços Públicos – que estão dia e noite mobilizados para amenizar os efeitos da chuva. Mas não podemos deixar de lembrar que antes da chuva chegar pouco foi feito. Parabéns aos que estão com botas e ferramentas enfrentando a água. Só para eles.

Falta de cadeirinha em carro vai render multa

Pode parecer carinhosa a imagem do bebê acolhido nos braços da mãe no banco traseiro ou até divertida a da criança inquieta, que pula para lá e para cá no carro em movimento. Quem não imagina os riscos nessas cenas falsamente amistosas irá cometer uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.

A partir do dia 9 de junho não haverá mais discussão: será obrigatória, e não só recomendável, a utilização do dispositivo de retenção adequado para transportar as crianças de até sete anos e meio no automóvel. Conforme a idade, bebê conforto, cadeirinha ou "booster".

A mudança na legislação havia sido determinada dois anos atrás pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), já que, por enquanto, brechas permitem que as crianças sejam transportadas só com cinto de segurança no banco traseiro.

A avaliação dos especialistas é de que o cinto é insuficiente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que a utilização correta da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte de um bebê em acidente.
Fonte:Folhapress

PRB anuncia apoio à candidatura de Jaques Wagner

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Bahia informou neste domingo, 18, que vai apoiar a candidatura do governador Jaques Wagner (PT) à reeleição. A decisão foi comunicada pelo deputado federal bispo Márcio Marinho (PRB-BA), liderança ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, neste domingo à noite, no Palácio de Ondina.

Marinho informou que a decisão segue a recomendação da direção nacional do partido, que é se coligar às candidaturas estaduais que apoiam o governo Lula e a pré-candidada petista à presidência da República, Dilma Rousseff.

Além de aderir á chapa majoritária, o PRP também se coligará com o PT nas eleições proporcionais ( deputados estadual e federal). Fontes do governo baiano informaram que não houve negociação de cargos na máquina estadual com PRB e tampouco a aliança significa, a principio, que a Igreja Universal como um todo apoiará a candidatura de Wagner.

Fonte:A TARDE

Ricky Martin teria namorado com sambista brasileiro em 1996

O cantor Ricky Martin, que recentemente declarou ser homossexual em seu blog, teve um namorado brasileiro em 1996, quando passou o carnaval no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao programa Fantástico (TV Globo) em 1999, o porto-riquenho afirmava ter vivido um grande amor no Brasil. 'Aconteceu no carnaval. Foi uma menina, uma história de amor que me fez louco com seu jeito de dançar...”, disse.

Segundo a coluna Retratos da Vida, a grande paixão de Ricky Martin seria André Santos, na época ritmista da escola de Madureira.

O cantor teria declarado seu amor pelo brasileiro em uma festa no Copacabana Palace e prometeu que os dois continuariam se vendo depois que a viagem de Martin acabasse.

André Santos viajou cerca de 10 vezes para os EUA para encontrar com Ricky Martin. “Quando saíamos, íamos em limousines separadas”, conta. Hoje o brasileiro está casado com uma mulher.

Cuca é demitido e não é mais o técnico do Fluminense

Cuca não é mais o técnico do Fluminense. A diretoria do clube comunicou a decisão ao técnico na tarde desta segunda-feira, e ele não dirige o time na quinta-feira, contra a Portuguesa, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Muricy Ramalho é o nome mais cotado para assumir o cargo.

Diferentemente do que aconteceu em outros clubes, o relacionamento interno não foi a causa do desgaste de Cuca no Tricolor. Pelo contrário: os jogadores tentaram de toda maneira segurar o treinador com declarações públicas de solidariedade. O fracasso no Campeonato Carioca, no entanto, e o desejo da diretoria de uma mudança antes mesmo do início do Brasileirão falaram mais alto.

Nome preferido do patrocinador do Fluminense, Muricy Ramalho é o sonho de consumo do Tricolor. O ex-treinador do São Paulo e do Palmeiras já conversou com o presidente da empresa, Celso Barros, e um acerto, inclusive, estaria muito bem encaminhado. Entretanto, Joel Santana, técnico campeão carioca pelo Botafogo nesse domingo, também foi procurado.

Cuca comandou normalmente o treinamento desta segunda-feira, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Após a atividade, ele permaneceu por cerca de 45 minutos se divertindo com Fred, André Lima, Marquinho e Diguinho, em disputa para ver quem acertava o travessão em chutes de fora da área.

Mas a saída do treinador já era dada como certa. Fred - um líder no grupo - foi avisado da decisão com antecedência e até mesmo de que Muricy Ramalho é o substituto.

O vice-presidente de futebol, Alcides Antunes, recebeu a missão de conversar pessoalmente com Cuca no hotel onde a delegação se concentra antes do treinamento da tarde.

Bahia perde Bruno Silva e Ananias para jogo da final do Baiano

O Bahia terá dois importantes desfalques para a primeira partida da final contra o Vitória, no próximo domingo (25), às 16h, em Pituaçu. O volante Bruno Silva e o meia Ananias, que tem sido um dos principais destaques da equipe, receberam o terceiro amarelo e estão fora.

O técnico Renato Gaúcho, que terá uma semana inteira pela frente para definir a escalação do time, deve optar por Abedi e Leandro como substitutos. Bruno Silva e Ananias só deve retorna na partida decisiva, no dia 2 de maio, no Barradão.

Por ter feito melhor campanha durante toda competição, o Vitória tem a vantagem de jogar por dois empates para conquistar o tetracampeonato baiano.

Jogador comemora gol na torcida rival e leva tapa na cara.

Um jogador europeu levou um tapa na cara de um torcedor adversário quando tentava comemorar o gol junto da família que estava próximo à torcida rival. O jogador Tomislav Bosec marcou o gol da vitória do Inter Zaprestic sobre o Zadar, pelo Campeonato Croata, e foi comemorar na arquibancada e levou um tapa.

Segundo o jogador, ele tentava comemorar o gol com amigos e parentes que estavam na área vip do estádio. Segundo o site 'Sport Index', o homem que deu o tapa em Tomislav era o ex-jogador e técnico do Zadar Nadu Kovacevic.

César Borges: "Nunca houve acordo fechado com Wagner"

Ex-governador da Bahia e senador candidato à reeleição em outubro, César Borges – um ex-carlista que se aliou ao governo do presidente Lula – foi o protagonista do episódio que chacoalhou a cena política baiana nesta fase de pré-campanha eleitoral. Depois de um tumultuado namoro e noivado com o PT do governador Jaques Wagner, Borges acabou casando com o PMDB do ex-ministro Geddel Vieira Lima – adversário do petista na disputa pelo governo do Estado. A relação com o PT naufragou, segundo Borges, porque Wagner não assumiu a coordenação política na definição das coligações proporcionais. Delegou a tarefa aos dirigentes partidários.

Depois de muita conversa com o governador Wagner, o senhor deu uma guinada nos rumos e decidiu fechar aliança com o PMDB. O que aconteceu?
Primeiro quero que fique claro que eu vinha conversando com as forças políticas e os pré-candidatos, mas que passava por uma definição do meu partido em nível nacional. Quando o PR decidiu apoiar Dilma (Rousseff, candidata do PT à Presidência) ficamos com duas possibilidades: o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com quem vinha conversando e com quem nunca deixei de conversar, e o governador Jaques Wagner (PT). Como nós estamos vivendo um novo momento político eu não me furtei a conversar com o governador. Uma conversa de alto nível, que existiu no início, no meio e no fim. E espero que se mantenha assim. Não é porque sou noivo hoje, desejado, e amanhã, na hora que o casamento não se concretizou, o noivo se transforme num ogro, num Shrek (Nota da redação: herói do cinema animado, cuja aparência é grotesca, disforme e verde).

Mas o que aconteceu para o acordo com o PT não sair?
Basicamente eu não poderia, como dirigente partidário que sou, fazer uma coligação que não contemplasse os deputados federais e estaduais. Até porque tinha esse compromisso com a direção nacional do partido. Então não poderia ter anunciado que havia um acordo fechado, que eu tinha abandonado os deputados. Nunca houve acordo fechado.

Mas o governador Jaques Wagner chegou a declarar a A TARDE que o acordo estava concluído.
Isso foi interpretação dele. Eu sempre disse que só poderia estar fechado nas duas coisas (majoritária e proporcionais). É mais ou menos um casamento em que você não pode casar só com o rosto sem levar o restante. E tem um ponto também a ressaltar: o PT estava dividido. Lamentavelmente algumas pessoas do PT não entenderam o acordo, foram sectários mesmos, inclusive comemoraram posteriormente. Isso não dava segurança, não me deixava confortável do ponto de vista político enfrentar uma campanha se tem um partido que metade me queria e metade não me queria.

O governador disse que o queria na chapa dele. O senhor acha que faltou atuação mais direta do governador nesta questão das proporcionais?
Que o governador queria, eu não tenho dúvidas, até porque ele próprio declarou que ficou triste porque a negociação não foi fechada. Agora, quem comanda estas negociações, a meu ver, é o governador. Eu diria que é indelegável essa coordenação política, porque se você entrega a presidente de partido cada um vai defender o seu partido. O governador me dizia: acho que para federal nós vamos fechar uma chapa única. E não era chapa com o PSB e com o PCdoB, era com o PT. Eu queria que fosse com o partido majoritário, o partido do governador. O Jonas Paulo (presidente estadual do PT) colocava que haveria para federal duas ou três chapas, e não dizia qual era a posição do PR. Precisava a liderança maior tomar uma postura, coisa que não foi tomada, apesar de diversas mensagens que eu procurei dar neste sentido. Eu conversei, por exemplo, com a ministra Dilma, com Cândido Vaccarezza (líder do governo na Câmara), conversei com Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, mas havia essa dificuldade. Ficou intransponível. E como já estava muito maduro o assunto, eu tinha que tomar uma decisão.

E o acordo com Geddel?
Eu acredito no projeto de Geddel Vieira Lima. Que isso fique bem claro. Acho Geddel um político preparado, cheio de gás, determinação, garra. Ele realizou um trabalho belíssimo no Ministério da Integração Nacional, e quem está dizendo não é César Borges, é o presidente Lula que falou várias vazes que ele era um dos melhores ministros do governo. Essa garra, essa determinação a Bahia precisa para resolver os grandes problemas que temos na área da saúde, educação e segurança pública.

Jaques Wagner sanciona lei que torna o Hino ao 2 de Julho oficial da Bahia

Nesta terça-feira, 20, o governador Jaques Wagner sanciona, na governadoria (CAB), a lei que institui o Hino ao 2 de Julho como hino oficial da Bahia. Da autoria de José dos Santos Barreto e Ladislau dos Santos Titara, o hino faz alusão ao 2 de Julho de 1823, quando a Bahia foi libertada do domínio português, referindo-se a batalhas, como a do Cabrito e de Pirajá.

Em homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia, algumas personalidades receberão a Ordem 2 de Julho Libertadores da Bahia no evento. A composição e funcionamento do Conselho da Ordem serão definidos pelo regulamento.

Dois morrem em acidente em São Sebastião

Um acidente entre um carro de passeio e uma moto deixou duas vítimas fatais, em São Sebastião do Passé, na tarde deste domingo (18), próximo ao Vilarejo de Jacaré. As primeiras informações divulgadas pela Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) são de que os nomes das vítimas são Sidnei e Luís Carlos, aparentemente 27 anos.

Segundo a Centel, o motorista do carro evadiu do local. A polícia teve conhecimento do acidente através de moradores, que ligaram para informar que os corpos dos jovens estavam na via.

Previsão de grandes investimentos em Camaçari

A prefeitura de Camaçari afirma que neste ano de 2010, a previsão é de que sejam investidos mais de R$ 11 milhões na cidade, com a instalação de empresas, centros de distribuição, hotéis e supermercados.

Uma negociação da prefeitura com o grupo Walmart para implantação de um supermercado Rede Mix está sendo feita, e a previsão é de que sua construção comece a ser feita nos próximos meses. Além disso, muitas empresas serão instaladas na sede e orla de Camaçari, e também há previsão de novos hotéis na orla, como Hilton e Sol Meliá.

Ponte leva mais de 20 anos para ficar pronta

Depois de mais de 20 anos, foi inaugurada a ponte que liga os municípios de Malhada e Carinhanha, no sudoeste do estado. Moradores e comerciantes comemoram. A região agora está integrada a outros importantes estados do Brasil.

Sobre as águas do médio São Francisco, a ponte agora serve de elo entre a região sudoeste da Bahia e as regiões sudeste e centro-oeste do país. Pela BR-030, milhares de pessoas devem cruzar a ponte com destino a Minas Gerais e ao Distrito Federal.

A ponte demorou mais de 20 anos para ser construída. O projeto do Governo Federal custou quase R$ 50 milhões. Isso só na ponte porque nos acessos a ela foram gastos mais de R$ 18 milhões. A ponte tem pouco mais de um quilômetro de extensão e foi batizada de Ponte Guimarães Rosa, nome do escritor que falava em suas obras sobre a paixão pelo Velho Chico.

Antes, o transporte de pessoas e veículos até Carinhanha era feito por balsas. Os motoristas pagavam entre R$ 5 e R$ 100 por viagem, a depender do veículo. ‘Na balsa, era meia hora a gente esperando. Agora, dez minutos’, diz o auxiliar de serviços gerais Rubens Araújo.

Vacinação da Influenza Sazonal para os idosos

A partir deste sábado 24 até 21 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), promoverá a Campanha de Vacinação Contra a Influenza Sazonal para os idosos.

Com o tema, “Gripe, quanto mais prevenção, mais proteção”, a Sesab espera imunizar 1,3 milhão de idosos, e meta é que 80% ou mais da população com 60 anos ou mais, sejam vacinados em todos os 417 municípios do estado.

Água e esgoto terão tarifas reajustadas em maio

A partir do dia 1° de maio, as tarifas aplicadas pela Embasa serão reajustadas em 6,91%. O reajuste foi definido pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), publicado no Diário Oficial do dia 31 de março de 2010.

O cálculo do Índice de Reajuste Tarifário determinado pelo órgão foi feito a partir de metodologia apresentada em nota técnica disponibilizada para consulta pública e recebimento de contribuições do início de janeiro deste ano até o último dia 15 de março.

O aumento das tarifas será aplicado a todas as categorias de consumidores e faixas de consumo.

Roberto Carlos volta após morte de Lady Laura

O cantor Roberto Carlos já deixou os Estados Unidos e está a caminho do Rio de Janeiro, onde só deve chegar na noite deste domingo (18). A assessoria de imprensa dele disse que o enterro de sua mãe, Laura Moreira Braga, que morreu no sábado (17), aos 96 anos, deverá acontecer amanhã (19), dia do aniversário do rei, que completa 69 anos.

A decisão sobre o horário e o local do enterro vai ser tomada apenas quando Roberto Carlos chegar ao Brasil. A mãe dele ficou conhecida após 'Lady Laura', música que o filho fez em sua homenagem, em 1976, num momento de solidão em Nova York.

Lady Laura morreu depois de ficar 17 dias internado no Hospital Copa D'or, no Rio de Janeiro, por causa de uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, consta no atestado de óbito morte por choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana e agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.

A notícia - Quando soube do falecimento de sua mãe, Roberto Carlos estava fazendo um show em Nova York. O médico responsável por Lady Laura ligou para o empresário do cantor informando o que havia acontecido. De acordo com uma nota divulgada no site de do rei, o empresário preferiu esperar o término do show. Após a tradicional distribuição de rosas, enquanto a plateia aguardava a volta de Roberto Carlos, o cantor recebeu a notícia e não mais voltou ao palco.

IML confirma suicídio de pedreiro de Luziânia

O Instituto Médico Legal de Goiânia informou há pouco que a perícia realizada no corpo do pedreiro Adimar Jesus da Silva constatou “morte por asfixia”. Ele foi encontrado morto na cela onde estava preso na Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc).

Segundo informações do IML, não havia no corpo do pedreiro marcas de perfuração. Além disso, o exame toxicológico não constatou a ingestão de nenhuma substância. O laudo oficial deve ficar pronto em dez dias e o corpo deve ser liberado para a família em dois ou três dias.

A Corregedoria da Polícia Civil de Goiás investiga a morte do pedreiro, com o acompanhamento do Ministério Público do estado. O pedreiro era acusado de matar seis jovens em Luziânia, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Previsão é de chuva forte para o fim de semana na região Nordeste

A previsão é de chuva forte para o fim de semana nas regiões Norte e Nordeste do país, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/ Inpe). Nas demais áreas do país, a previsão é de sol entre nuvens.

Nesta sexta (16), a previsão é de muitas nuvens e chuva no leste da Bahia e no Recôncavo Baiano por causa de ventos úmidos que vêm do oceano. No sul do Piauí, do Maranhão e centro-oeste da Bahia, o sol surge entre poucas nuvens. Nas demais áreas, a previsão é de nebulosidade variável e pancadas de chuva.

No fim de semana, no Recôncavo Baiano, e em Sergipe, a previsão é de muitas nuvens e chuva contínua ao longo do dia. No sudoeste da Bahia, o sol aparece entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região, sol entre nuvens e pancadas de chuva. As temperaturas estarão estáveis.

Manhã começou com chuva e com deslizamentos de terra

O dia amanheceu com chuva em Salvador e a quantidade de casas em áreas de risco preocupa autoridades. Desde a madrugada desta sexta-feira (16), a Defesa Civil registrou oito deslizamentos de terra na capital baiana, até as 7h10. Não houve feridos, já que todas as famílias das regiões atingidas tinham deixado suas casas.

Também nesta sexta foram registradas quatro ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, duas ameaças de deslizamento, uma queda de árvore e um desabamento de muro.

Apesar dos riscos de deslizamentos e desabamentos, segundo a Defesa Civil, algumas famílias insistem em não deixar seus imóveis. Salvador tem cerca de 170 famílias desabrigadas.

No interior do estado da Bahia, a situação também é preocupante. Mais de 20 municípios têm decretos de emergência em vigor em todo o estado, segundo a Defesa Civil.

Em todo o estado, segundo a Defesa Civil, quatro pessoas morreram e pelo menos 36 ficaram feridas.

Sergipe
Em Aracaju, também voltou a chover forte na madrugada e na manhã desta sexta-feira. A população que vive às margens de rios e canais sofre com inundações.

Segundo a Defesa Civil, mais de 3,8 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Sergipe. Além da capital, outros cinco municípios do estado decretaram situação de emergência. Pelo menos 17 cidades tiveram prejuízos registrados por causa das chuvas.

Ativista cai do Arco do Triunfo e se fere em protesto em Paris

Um ativista ficou ferido ao cair do Arco do Triunfo, em Paris, após prender uma faixa de protesto no ponto turístico. Segundo as agências internacionais de notícias, ele clamava por satisfação pela morte de militante do ETA, mas acabou caindo do monumento na capital francesa.

Fonte:AFP

Câmara aprova projeto sobre aposentadoria de deficiente

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei complementar que concede critérios especiais para a aposentadoria dos segurados com deficiência filiados ao Regime Geral da Previdência Social. A proposta reduz o tempo de contribuição em até dez anos de acordo com o grau de deficiência, leve, moderada ou grave, e em cinco anos para todos os segurados com deficiência que se aposentarem por idade.

A proposta considera segurado com deficiência a pessoa que apresentar restrição física, mental, auditiva, intelectual ou sensorial, visual ou múltipla, de natureza permanente, que restrinja sua capacidade funcional para exercer diariamente o trabalho. O grau de deficiência será definido por um regulamento e atestado por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada 15 anos. Em caso de agravamento da doença, o segurado poderá solicitar a realização de perícia em menor tempo.

O projeto foi aprovado com 324 votos a favor e uma única abstenção, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). O projeto, de autoria do ex-deputado Leonardo Mattos, segue para votação no Senado.

Fonte:Agência Câmara

Imposto de Renda: número de declarações será 10% menor na BahiaEste ano, a previsão é de que haja redução de 10% na quantidade de pessoas que devem declarar o Imposto de Renda na Bahia. A queda no número se deve a mudanças do IR em 2010, como o novo limite de R$ 300 mil relativo à propriedade de bens ou direitos inclusive terra nua; a não obrigatoriedade de entrega por parte de pessoas que participam do quadro de sócios das empresas e não se enquadram nas demais condições de obrigatoriedade; e o novo limite de rendimentos tributáveis de R$ 17.215,08. A partir da próxima segunda-feira, 1º, começa o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2010 e os contribuintes têm até 30 de abril para prestar contas ao Leão pela internet, em disquetes que devem ser entregues nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou em formulários que tem de ser postados nas agências e lojas franqueadas dos Correios. O primeiro lote de restituição e a consulta para o contribuinte saber se está na malha fina deverão ser disponibilizados em junho. Quem tiver qualquer dúvida em relação à declaração pode consultar o plantão fiscal telefônico da Receita no 3416-1350. Outra opção é se dirigir à sede da Delegacia da Receita Federal, em Salvador, onde funcionários estarão de plantão das 8h às 18h. O serviço prestará orientações, inclusive, sobre o preenchimento e entrega das declarações. Serviço Plantão fiscal telefônico – 3416-1350 Plantão fiscal pessoal Local: Edifício da Receita Federal, no CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, nº 862, Caminho das Árvores (próximo à Av. Tancredo Neves)

Este ano, a previsão é de que haja redução de 10% na quantidade de pessoas que devem declarar o Imposto de Renda na Bahia. A queda no número se deve a mudanças do IR em 2010, como o novo limite de R$ 300 mil relativo à propriedade de bens ou direitos inclusive terra nua; a não obrigatoriedade de entrega por parte de pessoas que participam do quadro de sócios das empresas e não se enquadram nas demais condições de obrigatoriedade; e o novo limite de rendimentos tributáveis de R$ 17.215,08.

A partir da próxima segunda-feira, 1º, começa o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2010 e os contribuintes têm até 30 de abril para prestar contas ao Leão pela internet, em disquetes que devem ser entregues nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou em formulários que tem de ser postados nas agências e lojas franqueadas dos Correios.

O primeiro lote de restituição e a consulta para o contribuinte saber se está na malha fina deverão ser disponibilizados em junho. Quem tiver qualquer dúvida em relação à declaração pode consultar o plantão fiscal telefônico da Receita no 3416-1350. Outra opção é se dirigir à sede da Delegacia da Receita Federal, em Salvador, onde funcionários estarão de plantão das 8h às 18h. O serviço prestará orientações, inclusive, sobre o preenchimento e entrega das declarações.
Serviço

Plantão fiscal telefônico – 3416-1350

Plantão fiscal pessoal
Local: Edifício da Receita Federal, no CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte
Endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, nº 862, Caminho das Árvores (próximo à Av. Tancredo Neves)
Fonte:Receita Federal

SP quer que grande obra pague por impacto no trânsito

A inauguração de um shopping ou hipermercado costuma mobilizar os vizinhos. Mas a comodidade de poder fazer compras perto de casa traz também um fator desagradável: filas de carros no caminho do dia a dia, raramente adaptado para o maior fluxo de veículos. Para amenizar o impacto dos grandes empreendimentos no trânsito, a Prefeitura de São Paulo quer agora cobrar até 5% do valor da obra em melhorias no sistema viário.

Pelo projeto de lei do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que deve ser votado em primeira discussão na Câmara na quarta-feira, um novo shopping de R$ 300 milhões teria de aplicar até R$ 15 milhões em projetos que amenizem o impacto no entorno. Quem vai determinar quais ações serão necessárias é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que terá para isso um prazo limite de 60 dias.

Caberá à empresa dizer se um pequeno comércio, por exemplo, deve simplesmente financiar a pintura de faixas de pedestres ou se um shopping ou um condomínio com mais de 500 vagas precisa arcar com a construção de um viaduto.

Além disso, caso não tenham de investir em obras de contrapartida definidas pela CET, os empreendimentos precisarão obrigatoriamente depositar 1% do valor da obra no Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (Fumdet). Pela lei atual, em vigor desde 1988, quaisquer empreendimentos podem ser inaugurados antes de realizar melhorias no viário, independentemente da estimativa de impacto no trânsito.

Fonte:Jornal da Tarde

MP cobra informações sobre aterro em morro de Niterói

O presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), Guilherme Nogueira Tinoco, prestou depoimento ontem na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural do Núcleo Niterói. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Tinoco passou informações sobre a situação do aterro controlado do Morro do Céu e as desapropriações de imóveis vizinhos que correm risco de desmoronamento.

A situação do aterro do Morro do Céu é alvo de ação civil pública ajuizada em 2002 contra a prefeitura da cidade da região metropolitana do Rio e a CLIN. Em 2005, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta para pôr fim aos danos resultantes da atividade irregular do poder público. Em agosto de 2009, atendendo a pedido da promotoria, o Tribunal de Justiça (TJ) ordenou a continuidade da licitação para o novo aterro, que estava sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em fevereiro, uma moradora do local solicitou providências do MP, uma vez que sua casa estava caindo e a CLIN não tinha efetuado o pagamento da desapropriação. Em março, a CLIN assumiu o compromisso de indenizar e retirar em dez dias as casas em risco. E prometeu que em 75 dias teria condições de republicar o edital com os ajustes necessários.

Segundo a CLIN, depois da chuva não houve interdição do aterro, mas o deslizamento nas encostas dos dois únicos acessos obrigou o município a encaminhar o lixo para outra área. Todos os resíduos sólidos de Niterói, inclusive os decorrentes das chuvas, também do Morro do Bumba, foram enviados para o aterro de Itaoca, em São Gonçalo. A CLIN estima que o aterro do Morro do Céu não tenha condições de receber lixo em torno de 30 dias, tempo estimado para a liberação dos acessos.
O Promotor de Justiça Luciano Mattos (Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Niterói), acompanhado de peritos do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gate), vai realizar na manhã de hoje uma vistoria ambiental no Morro do Bumba e no Morro do Céu, as áreas de Niterói mais afetadas pelos recentes temporais.
Fonte:Agência Estado

Após descarrilamento, trens voltam a circular no Rio

Os trens voltaram a circular normalmente no ramal Santa Cruz, no Rio de Janeiro, às 7h20 desta manhã, após o descarrilamento de uma das composições. A circulação havia sido suspensa às 6h10, devido ao acidente com o trem prefixo US 108, que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil.

Os técnicos da SuperVia permanecem trabalhando no local para apurar as causas do ocorrido e providenciar a retirada da composição. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro ambulâncias foram acionadas para transportar os cerca de 25 feridos. Todos tiveram ferimentos leves e foram levados para hospitais da região.

Fonte:Agência Estado

Batmóvel será exposto em shoppings de São Paulo

O Batman sempre foi um personagem considerado esquisito, um prato cheio para psicologia de mesa de bar. O assunto mais batido em relação à vida íntima do homem-morcego é a sua relação com seu fiel seguidor: Robin. Mas existe um outro ponto que mereceria a mesma atenção dos freudianos de boteco: a fixação do morcegão por carrões. Para deleite dos fãs, o maior objeto de desejo do Batman, o Batmóvel, estará em turnê por São Paulo, Osasco e Santo André, durante as comemorações dos 75 anos dos personagens da DC Comics.

A primeira parada do Batmóvel será hoje, no SP Market, na loja de brinquedos Ri Happy. Mas é bom ressaltar: o Batmóvel que está na cidade não é aquela máquina gótica e cheia de traquitanas dos últimos filmes do Batman. Trata-se de uma versão mais infantil, tirada do desenho "Batman: Bravos e Destemidos" (que passa no SBT e no canal a cabo Cartoon Network), o que não quer dizer que os mais velhos também não vão curtir ver o carro de perto.

Marcos Bandeira de Mello, diretor geral da Warner Bros. Consumer Products, conta que só existem dois veículos como o que estará exposto no Brasil pelo mundo. "O outro, neste momento, está circulando pela Europa". O Batmóvel em exposição tem 4 metros de comprimento e quase 2 m de largura. Seu peso é de aproximadamente 150 kg. O carro é todo de fibra de vidro e não possui motor. Quanto vale? A Warner não divulga. Mas deve ser um valor bem considerável, já que não será permitido que crianças e adultos entrem no automóvel. "A gente até pensou em deixar que as pessoas sentassem no Batmóvel, mas será muita gente, durante muito tempo. Isso poderia danificá-lo", afirma Marcos Bandeira.

Batmóvel Tour - De hoje a dia 23 no SP Market; 26/4 a 1/5 - Shopping Interlagos; 3/5 a 9/5 - Shop. Interlagos; 11 a 18/5 - Shopping ABC Plaza (Santo André); 21 a 28/5 - Shopping Internacional Guarulhos; 31/5 a 6/6 - Shopping Aricanduva; 9/6 a 16/6 - Shopping União (Osasco).
Fonte:Jornal da Tarde.

PF realiza operação para erradicação do plantio de maconha no sul da Bahia

A Polícia Federal (PF) realiza uma mega-operação para erradicação de plantio ilegal de maconha em Ilhéus e municípios vizinhos no sul da Bahia. Nesta sexta-feira, 16, agentes percorrem de helicóptero a região de Serra Grande, Uruçuca e Itacaré. A ação, comandada pelo delegado Fábio Marques, começou na segunda, 12, e deve continuar na próxima semana. São cumpridos mandados de busca e apreensão. A PF não divulga dados sobre a operação e disse que só vai se pronunciar ao término do trabalho.

A cidade de Ilhéus é um conhecido reduto do tráfico de drogas, que ultimamente tem avançado para a região de Itacaré. Traficantes aproveitavam as fazendas de cacau abandonadas por conta da vassoura-de-bruxa para invadir e plantar maconha.

Fonte:A TARDE

Embarque de ônibus e caminhões é liberado para travessia no ferry boat

O embarque de ônibus e caminhões altos já está liberado para a travessia para a Ilha de Itaparica, segundo informou a assessoria de comunicação da empresa que regula o sistema ferry boat, na manhã desta sexta-feira, 16.

O temporal que caiu em Salvador e os fortes ventos na Baía de Todos os Santos nos últimos dias, fizeram com que a TWB suspendesse o serviço na última terça-feira, 13.

Apesar da chuva ter diminuído, o fluxo de passageiros está reduzido nesta manhã, afirmou a assessoria. Dois navios seguem a escala oficial de partidas para atender a demanda. De acordo com a empresa, em caso de maior procura, outras duas embarcações permanecem disponíveis para navegar a qualquer momento.

Fonte :Assessoria de Comunicação da TWB(Concessionária do Ferry Boat - Bahia)

Pistas são liberadas em Lauro de Freitas, orla e Jardim das Margaridas

Os moradores dos principais pontos alagados pela chuva desta quarta, 14, e quinta, 15, amanheceram nesta sexta-feira, 16, mais tranquilos com as vias dos seus bairros liberadas. É o que acontece na Estrada do Coco, onde o rio Ipitanga transbordou e interditou o acesso e saída de Lauro de Freitas na região da loja Insinuante.

Depois de deixar os moradores ilhados, a chuva deu uma trégua durante a madrugada e as vias amanheceram liberadas, apesar do volume do rio ainda estar alto.

O Jardim das Margaridas, próximo ao Aeroporto, que também foi alagado pelas águas do rio Itinga, está livre para circulação de veículos. Ainda há alguns pontos de alagamento, mas sem interditar os acessos ao bairro.

A orla, que teve a pista interditada na região do Imbuí por conta de uma ponte que cedeu, próximo à sede do Esporte Clube Bahia, teve uma das vias liberada nesta manhã e os carros podem passar no sentido Pituba.

Apesar da estiagem, os soteropolitanos ainda sentem os efeitos do mau tempo na cidade. O trânsito está lento nas principais vias da capital por conta dos estragos da chuva, como buracos e pista molhada.
As aulas nas 414 escolas da rede municipal estão suspensas nesta sexta, 16, e devem ser retomadas na segunda, 19. Já as escolas da rede estadual estão mantidas nesta sexta.

A programação do projeto Ruas de Lazer, que aconteceria neste fim de semana, também foi cancelada por conta da previsão de chuva neste sábado e domingo.

Apesar da melhora no tempo durante a madrugada, a chuva voltou a cair nesta manhã e a previsão é de céu encoberto e pancadas de chuva. Não deve haver momentos de sol durante toda a sexta-feira. O fim de semana também deve ser de chuva na capital baiana, onde a temperatura deve variar entre 21º e 27º C.

A Codesal registrou 34 solicitações até as 07h57. Foram oito ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, duas ameaças de deslizamento de terra, seis ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, dois desabamentos de imóveis, um desabamento de muro, e 13 deslizamentos de terra. Nesta quinta, 15, foram contabilizadas 657 ocorrências. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone gratuito 199.

Fonte :A Tarde

Projeto do governo prevê mínimo de R$ 535 a partir de janeiro

O projeto da LDO (Lei Diretrizes Orçamentárias) de 2011 enviado hoje ao Congresso prevê um salário mínimo de R$ 535,91 a partir de janeiro. Esse novo valor traz um aumento de 5,08% em relação ao atual piso salarial, que é de R$ 510.

De acordo com o Ministério do Planejamento, o cálculo feito leva em conta a projeção da inflação até dezembro e a variação do PIB de 2009. Como no ano passado, a economia encolheu 0,2%, o reajuste ficará muito próximo da taxa de inflação.

Para 2012, o salário mínimo projetado é de R$ 588,94. O valor estimado para 2013 é de R$ 649,29. As estimativas foram feitas considerando-se inflação anual de 4,5% para os próximos períodos. O crescimento do PIB esperado para o triênio 2011-2013 é de 5,5%. Para este ano, o governo estima que a economia crescerá 5,2%.

Fonte:Folha Press

Minha Casa, Minha Vida conclui 41% da meta e chega a R$ 22,8 bilhões

O programa habitacional do governo, Minha Casa, Minha Vida, chegou a 408.426 unidades contratadas no primeiro ano de funcionamento, equivalentes a um investimento de R$ 22,8 bilhões. Apesar de ter completado apenas 41% da meta inicial, o resultado foi o melhor da história, segundo o ministro Marcio Fortes (Cidades).

Do total contratado, 78% já tiveram as obras iniciadas. De acordo com Fortes, a carteira de financiamento da Caixa Econômica Federal voltada para o programa recebeu 813.719 propostas para análise nos últimos 12 meses, incluindo as contratadas, e outras 383.574 unidades estariam em fase de prospecção.

Fonte:Folha Press

Trem de passageiros descarrila próximo a estação Deodoro no Rio

Um trem de passageiro que seguia pelo ramal Santa Cruz, no Rio, descarrilou na manhã desta sexta-feira próximo a estação Deodoro. O problema provocou a suspensão das operações em todo o ramal.

O descarrilamento da composição ocorreu quando ela seguia para a estação Central do Brasil. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a Supervia destaca que equipes estão no local para apurar as causas e para providenciar a retirada do trem, que permanece no local do acidente.

A concessionária afirmou que até as 8h50 ainda não tinha sido informada sobre pessoas feridas no descarrilamento. Apesar disso, a assessoria do Corpo de Bombeiros afirmou que há registro de feridos, mas o número exato e o estado de saúde dessas pessoas ainda não foi informado.

Fonte:Folha Press

Transferência de presos emperrada - Continuação 4

Investimentos à espera do uso

Num investimento de R$34 milhões - 90% do Governo Federal e o restante, uma contrapartida do Governo da Bahia –, a Cadeia Pública de Salvador foi inaugurada no ultimo dia 25 de março, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, dando uma “injeção de ânimo” aos delegados, agentes e investigadores que trabalham nas unidades policiais, esperançosos em poderem continuar exercendo as funções para as quais foram nomeados.

O governador Jaques Wagner assegura que “a iniciativa faz parte do trabalho de recuperação do sistema prisional baiano, que até o fim do ano deve ser ampliado em 2,5 mil vagas”. Garante também que Bahia bateu recorde. “Em seis meses criamos 752 vagas, o que consegue desafogar todas as delegacias de Salvador. Ao lado, já estamos terraplanando o terreno para fazer um presídio de jovens e adultos e mais um feminino”, afirmou o governador, durante a inauguração.

ESTRUTURA - A cadeia foi feita com monoblocos de concreto, o que garantiu agilidade na construção e segurança na custódia. O equipamento público permite um novo sistema de operação, no qual os presos não têm contato com os agentes penitenciários.

Os agentes ficam numa área superior e os internos numa área inferior. Desta parte mais alta, os agentes têm todo o controle de abertura e fechamento de portas, água, iluminação, acesso à vistoria das celas e dos internos, além de verificar todo o ambiente da unidade. “O contato não existe, reduzindo o risco de motins”, explica o superintendente de Assuntos Penais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Isidoro Orge.

O prédio possui 10.065 m² de área construída e as instalações para administração, alojamento e vestiário dos agentes, cozinha, lavanderia, espaço para triagem, ambulatório médico, depósito de lixo, central de gás, seis guaritas de observação, gerador, além das celas convencionais, de isolamento e encontro íntimo, salas multifuncionais, copas, refeitórios, solários e parlatórios.

Fonte:Tribuna da Bahia

Transferência de presos emperrada - Continuação 3

Como determina a lei

Na expectativa está, inclusive, a juíza da Vara de Execuções Penais, Andremara dos Santos. Segundo ela, a estrutura montada permite a ressocialização dos detidos, conforme determina a lei, numa área onde os presos serão tratados com dignidade. Permanecer no máximo 24 horas custodiado e em seguida ser encaminhado para a cadeia publica é a proposta.

Como afirma Lima, toda a organização do programa de transferência “foi um trabalho conjunto do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ e do Grupo de monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça da Bahia”.

Está prevista para 2010 a inauguração da cadeia púbica de Eunápolis, desafogando as carceragens de delegacias da região. As unidades de Vitória da Conquista e Barreiras devem ser entregues pelo governo no ano que vem. Ilhéus e Itabuna participam do projeto com inaugurações previstas para 2012.

“A pretensão do governo é de até duplicar o número de vagas no período de quatro anos. Tudo emperra quando se lembra que não existe aprovação para o projeto que cria os cargos para a instalação das cadeias públicas”, reforça o representante dos policiais civis, baseando-se nas informações recebidas durante a audiência pública e até a noite de ontem, quando o projeto continuava à espera.
Diretor lamenta atraso

Com o cronograma das transferências atrasado em, pelo menos, uma semana, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Ruy Pereira da Paz, se recusa a pensar em mais atrasos. Comemora o entrosamento dos juízes, delegados e policiais e ressalta que “as delegacias têm que entrar em suas rotinas”.

Segundo ele, “somente na 5ª Delegacia, em Periperi, são 60 custodiados num espaço onde deveriam estar 16 pessoas. A carceragem do Depom tem perto de 800 presos e na Baixa do Fiscal, 110 custodiados aguardam a transferência. O diretor adianta que 550 presos serão transferidos inicialmente, já que outras vagas foram reservadas para as mulheres, mas acredita que com certeza “serão muito bem- vindas entre os delegados e agentes que no dia a dia enfrentam as dificuldades de falta de espaço nas celas”. Ruy Pereira lembra que o sonho de todos os policiais era apenas fazer a delegacia funcionar como tal.

“Estamos perto de conseguir lavrar os flagrantes e encaminhar os presos. Sei que a desativação será gradual, mas o projeto deve começar a ser executado. Para isso, precisamos da aprovação do Projeto de Lei”, frisa o policial, que, no final da tarde de ontem, lamentou o fato de os deputados ainda não terem votado.

Transferência de presos emperrada - Continuação

Sete dias após a aprovação do projeto da Lei de Criação de Cargos do Estabelecimento Penal, as delegacias da Liberdade, São Caetano, Pau da Lima, Pituba, Periperi e a Delegacia de Homicídios (DH) serão logo esvaziadas. Nesta mesma época, como previsto, serão beneficiadas também a Delegacia Proteção ao Turista (Deltur), Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Polinter, Nordeste de Amaralina, Barra e Itapuã, conforme decisão tomada na Audiência Pública realizada no último dia 7, no auditório do Tribunal de Justiça.

A superlotação das carceragens foi o fator que determinou a prioridade nas etapas de transferências. Na segunda semana, sairão os custodiados nas delegacias de Homicídios, de Repressão a Furtos e Roubos e o restante dos custodiados na 5ª CP. Aqueles alojados nas delegacias de Tancredo Neves, Boca do Rio, Cajazeiras, Rio Vermelho, Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e Delegacia dos Galés serão levados para a nova cadeia na terceira semana. Fica para a última etapa, aos custodiados na Delegacia de Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente (Dercca) e Conjunto Penal Feminino.

Transferência de presos emperrada

Já está tudo certo, alinhavado, costurado e combinado para a transferência dos custodiados em xadrezes das delegacias para a Cadeia Pública de Salvador, recém-inaugurada no Complexo Prisional da Mata Escura. Juízes, promotores e policiais deram as mãos no sentido de desafogar a carceragem. O governo entregou o equipamento. O que emperra a iniciativa é a pendência da aprovação pelos deputados estaduais do Projeto de Lei 18.582/2010 que cria cargos do estabelecimento penal. Em todo o estado, quase sete mil homens estão custodiados em carceragem improvisadas, sem estrutura e vivendo em condições desumanas e precárias.

A princípio, serão abertas vagas para 732 custodiados, como informou o governador Jaques Wagner durante a inauguração da cadeia pública. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipoc), Carlos Lima, por sua vez, afirma que, a partir de agora, a transferência esbarra apenas na vontade política dos parlamentares.

Para a recepcionista da mesa de votação da Assembleia Legislativa, no entanto, é apenas uma questão de quorum. “A matéria já está na pauta”, adianta, sem se comprometer em fazer previsões de datas. Enquanto a aprovação não chega, “a cadeia inaugurada há poucos dias continua vazia, num contraste preocupante com as superlotadas celas das unidades policiais”, acrescenta Lima. Segundo ele, são 6.800 custodiados em todo o estado, prejudicando o andamento das investigações e operacionalidade das unidades policiais, já que a custódia se configuraria em desvio de função. “Não há agentes suficientes para o trabalho e a população carcerária só aumenta”, alega, afirmando que os policiais civis podem parar caso, em 30 dias, a matéria não seja votada.

Anvisa lança campanha de combate à falsificação de medicamentos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou hoje (12) uma campanha para combater a falsificação de medicamentos. Com o slogan "Quem compra falso arrisca a vida e perde dinheiro", a agência quer ensinar a população a checar a autenticidade dos produtos. Haverá folders, cartazes e inserções em rádio e televisão.

A orientação é que o consumidor verifique se a embalagem está lacrada e se ela informa número do lote, datas de fabricação e validade, número do registro no Ministério da Saúde e se ela tem uma "raspadinha".

Os maiores alvos de falsificação são os medicamentos utilizados no combate ao câncer e à disfunção erétil.

No ano passado, foram apreendidas 333 toneladas de medicamentos falsificados, contrabandeados ou sem registro no Brasil. Em 2008, foram 40 toneladas apreendidas. O governo atribui o aumento a um acordo de cooperação entre a Anvisa, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Fonte:Tribuna da Bahia

PMDB ganha apoio de sindicalistas e ataca PT

O PMDB ganhou ontem mais um apoio de peso. A União Geral dos Trabalhadores (UGT), uma das principais centrais sindicais do país, que reúne nada menos que 920 sindicatos, entre os quais mais de 100 baianos, oficializou a adesão em massa à candidatura do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ao governo da Bahia. Como já era de se esperar, o líder peemedebista não perdeu a oportunidade de disparar, ainda que nas entrelinhas, contra o seu maior rival, o PT baiano.

Numa clara referência à trajetória histórica do Partido dos Trabalhadores pela “luta sindical” declarou que: “enganam-se os que pensam serem proprietários dos trabalhadores, homens e mulheres que constroem esse país”. Geddel disse ainda que considerou o apoio da UGT como uma demonstração de que a causa trabalhista está acima dos interesses partidários.

A solenidade aconteceu na sede estadual do partido, com a presença do presidente nacional da entidade, Ricardo Patah, dirigentes estaduais, presidentes de partidos políticos, deputados federais e estaduais, o vice-prefeito da capital, Edvaldo Brito, o vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, e o senador César Borges (PR).

Fonte:Tribuna da Bahia

Cinema para Jovens

O longa nacional “As Melhores Coisas do Mundo”, que estreia nas telas baianas no próximo dia 16, retrata um pouco do dia a dia dos jovens e suas dificuldades na vida.

A trama se passa em um colégio de classe média de São Paulo e se centra no jovem Mano, interpretado por Francisco Miguez, cujos pais estão se separando, e que nos medos, angústias e ansiedades típicos da adolescência e nas descobertas da fase em que vive, precisa lidar com o acontecimento na família aprendendo que virar adulto é difícil.

Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Mas, essa mudança radical faz com que ele perceba que chegou a hora de crescer: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. São muitas descobertas que fazem ele inventar “as melhores coisas do mundo”.

Com a direção de Laís Bodanzky, todo o filme foi concebido com opiniões dos jovens, que pela internet, votaram até no título, que foi o escolhido entre outras cinco opções: Agora é Minha Vez, Escolha a Alternativa Certa, Mundo Livre, Ovelha Negra e Um Cara Chamado Mano.

Para evitar o que o produtor Caio Gullane chamou de “história de tiozinho para jovens”, o roteiro foi reelaborado após palpites de adolescentes que a diretora conheceu durante visitas a colégios de São Paulo. Alguns destes, que antes nunca haviam atuado, acabaram sendo escalados para o elenco, caso de Francisco Miguez, intérprete do protagonista Mano, e Gabriela Rocha, que interpreta Carol.

Os jovens atores se destacam pela sutileza e delicadeza da interpretação. A atriz Denise Fraga elogia a atuação dos jovens e diz que aprendeu muito com eles. “Foi muito instrutivo para mim o filme. Eu adorei fazer e aprendi muito com esses meninos também, como atriz e como mãe. Como atriz foi um trabalho muito delicado e há uma rede muito fina para você trabalhar com não atores, sendo que são não atores talentosos como é o caso do Fiuk e do Francisco”, revelou.

Fiuk, no filme, dá vida a Pedro, irmão mais velho de Mano. O longa foi rodado antes de o ator entrar na novelinha da Globo, Malhação ID. “Quando me convidaram para fazer o teste, liguei pra minha irmã e ela deu a primeira dica da minha carreira: faça com o coração e com verdade”, disse Fiuk, se referindo à atriz Cléo Pires. O ator, que começou na carreira artística cantando, disse que nunca fez um curso de interpretação na vida, mas não teme as críticas. “Para mim, crítica é normal. Faz parte da profissão”, analisa.

Veterano nas telas, Paulo Vilhena interpreta um professor de violão na trama e falou sobre a mudança de perfil de seus personagens. “A maturidade faz com que a gente passe a fazer outros tipos de papéis. Não dá mais para fazer o garotinho”, falou o ator. Outro que encarna um professor nas telonas é Caio Blat, que ministra aulas de Física na história. “Como os adolescentes nunca tinham feito cinema, usei essa relação de ator experiente com iniciantes para fazer esse professor”, contou ele.

Teatro Castro Alves recebe nova iluminação na sexta-feira

O Teatro Castro Alves receberá um novo sistema de iluminação, mais econômico e mais eficiente. A inauguração será realizada pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (16), às 19h, juntamente com representantes da companhia de energia Coelba, responsável pela implantação do projeto, por meio do Programa de Eficiência Energética da empresa.

O evento vai comemorar também os 50 anos da companhia elétrica, que será marcada por uma exposição com fotos do acervo da concessionária e ainda uma apresentação especial da cantora Gal Costa e da Orquestra Neojibá. O show começará às 20h, apenas para convidados.

A eficientização energética da iluminação do TCA recebeu um investimento da ordem de R$ 435 mil, com o projeto sendo desenvolvido desde maio de 2008. Um diagnóstico energético identificou os pontos de desperdício de energia elétrica na iluminação interna e externa, e a partir daí, foi implementada a substituição das antigas lâmpadas por outras mais eficientes como fluorescentes compactas, master LED (Diodo Emissor de Luz) de 7W, halógenas e a iluminação da fachada realizada com 16 projetores de LED.

Atualmente, a tecnologia dos Diodos Emissores de Luz é uma das mais modernas, oferecendo vantagens como baixo consumo de energia, maior durabilidade e alto rendimento luminoso.

Fonte:AGECOM-BA

Tráfego é liberado na Avenida Gal Costa

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o tráfego já está liberado na Avenida Gal Costa. O deslizamento de uma encosta causou a interdição da via.

Fonte:Karoline Meira

Terremoto na China mata ao menos 617

Mais de mil pessoas foram retiradas com vida dos escombros a que foram reduzidos centenas de prédios na Província de Qinghai, oeste da China, após o terremoto desta terça-feira (quarta-feira em Brasília). O tremor deixou ao menos 617 mortos, outros 9.110 feridos e centenas de desaparecidos, segundo balanço divulgado pela agência de notícias oficial Xinhua.

As equipes de resgate conseguiram retirar com vida 1.045 pessoas que estavam soterradas, além de 107 corpos, informou a agência, que noticiou ainda que 2.038 feridos recebem atendimento médico.

Mais cedo, a rádio nacional chinesa chegou a informar que 2.038 pessoas haviam sido retiradas dos escombros em Yushu, na Província de Qinghai, epicentro do violento tremor. O número não foi confirmado pelas autoridades locais.

Muitos integrantes das equipes de resgate trabalham apenas com as mãos para retirar os escombros, em busca de mais sobreviventes.

Segundo a rede britânica BBC, ao menos 313 pessoas continuam desaparecidas e o número de mortos ainda pode subir.

Campanha visa conter a AIDS

O Centro de Referência de DST/HIV/AIDS de Feira de Santana vai alertar o folião nesta micareta através da distribuição de camisinhas, bandanas, folders, tatuagens temporárias, porta-camisinha e outdoors sobre a importância do uso do preservativo para evitar a contaminação pelo vírus da AIDS.

Com o tema “Micareta com saúde para todas as tribos”, a ação conta com apoio da Associação das Profissionais do Sexo de Feira de Santana (APROFS), Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB), Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual (GLICH), Grupo Caminhada, ODUNGÊ e Transfêmea.

Antes mesmo de começar a folia, o Centro de Referência realizou uma campanha pré-micaretesca. Na semana passada, um dos públicos alvos da campanha foram os funcionários e profissionais de saúde do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Vários postos de orientação estarão presentes nos dias da Micareta.

“Este ano, a nossa atuação será como nos anos anteriores. Além de um stand no transbordo rodoviário (visando os turistas que chegam para a festa), o folião também contará com as ações em todo o circuito”, afirmou Caroline.

(Fonte: Folha do Estado)

Cultura investe R$ 350 mil na Micareta de Feira

O Programa Carnaval Ouro Negro amplia fronteiras e chega ao município de Feira de Santana. Pela primeira vez, 25 entidades de blocos Afro, de Índio, Afoxé, Samba, Percussão e Reggae, que desfilam a partir de hoje na tradicional micareta, participarão do programa.

Os investimentos da Secretaria de Cultura - SecultBA é de R$350 mil sendo que R$ 250 mil são para os desfiles das entidades (R$ 10 mil para cada) e R$100 mil para transmissão da TVE. Entendendo a importância dos blocos de Matriz Africana e aliado a descentralização de ações da cultura, a SecultBA amplia o programa que acontece pelo terceiro ano consecutivo no Carnaval de Salvador.

“Feira de Santana é o primeiro município do interior que recebe o Programa Ouro Negro. Nossa proposta agora é poder ampliar este programa e dar mais visibilidade aos blocos de Matriz Africana”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles.

Aliada a esta iniciativa a TVE Bahia irá transmitir durante quatro horas diárias a programação completa da festa. Ao todo são 45 profissionais envolvidos na transmissão que terá foco especial na diversidade e no programa Ouro Negro.

“É a nossa reafirmação também de que a expressão do Carnaval não se restringe a Salvador e reconhece este bem imaterial da segunda maior cidade da Bahia. Para coroar, a micareta de Feira de Santana está recebendo em 2010 o projeto Ouro Negro, testado e aprovado pelo poder público e pelas entidades de matriz afro por ter organizado e valorizado a presença de blocos e afoxé nos desfiles de Salvador com transparência e eficiência”, explica o diretor da TV Educativa, Pola Ribeiro.

Além do desfile na Micareta as entidades carnavalescas selecionadas deverão realizar uma apresentação no espaço Quilombola, considerado local tradicional de apresentação dos blocos afros, sambas e afoxés. As entidades carnavalescas escolhidas possuem mais de 15 anos tradição no cenário, e entre as escolhidas estão: Império Feirense, Marquês de Sapucaí, Unidos do Padre Ovídio, Moçambique, Nelson Mandela, Flor de Ijexá, Sorriso Negro, Filhos de Ogum, Filhos de Oxalá Guian.

Fonte :Tribuna da Bahia

Leão "garimpa" o esmeraldino: 5 a 0

Depois de chuva, relâmpagos e trovoadas em Salvador, o Vitória, com um futebol iluminado, devolveu o brilho da noite na Toca do Leão. O rubro-negro fez a festa do futebol baiano, com a goleada de 4 a 0 sobre o Goiás, nas arquibancadas do Estádio do Barradão. Com o dever de casa bem feito, o time baiano vai a Goiânia, na próxima quarta-feira, dia 21, com a vantagem de poder até perder pela diferença de três gols, para chegar à próxima fase, às quartas-de-final da Copa do Brasil. Se o adversário conseguir fazer a mesma quantidade de gols, a decisão vai para os pênaltis.

O torcedor rubro-negro que desafiou o temporal, tirou a roupa de frio do guarda-roupa e foi ao Barradão apoiar o Vitória não se arrependeu. Apesar de assistir a um primeiro tempo de inúmeras oportunidades perdidas, o segundo tempo fez valer o jogo. Na volta do intervalo, o Vitória aproveitou as chances e marcou um gol atrás do outro, para delírio da torcida. O primeiro não poderia sair dos pés de outro jogador que não fosse Ramon Menezes. Experiente, o meia mais uma vez fez a diferença, fez valer seu apelido de “reizinho da Toca”, e marcou o gol que abriria os caminhos do Vitória, aos 23 minutos do 2º tempo.

Após uma cabeçada sem sucesso de Júnior, Ramon pegou rebote e chutou sem defesa para o goleiro Harley do Goiás. No segundo gol, aos 29 minutos, Ramon também deu sua contribuição. Ele tocou para Júnior, que, na frente do gol, não tinha como desperdiçar. Logo depois, foi a vez de Bida marcar o seu em comemoração aos 200 jogos com a camisa do Vitória. Para completar a goleada, Schwenck também não deixou escapar a oportunidade. O atacante, que entrou no lugar de Júnior, fez o seu nos acréscimos da partida, aos 47 minutos.

Após a partida, o técnico Ricardo Silva comemorou a vantagem e parabenizou o grupo por mais esse triunfo. “Parabéns aos jogadores e aos torcedores. No intervalo, conversei com eles (os jogadores)...Falei que eles tinham que acertar mais o passe e acreditar neles. Também passei muita tranquilidade”, revelou o treinador.
Time perde Anderson para finais do Baiano

O técnico Ricardo Silva vai ter mesmo que montar o sistema defensivo do Vitória, para as finais do Campeonato Baiano, sem o futebol do zagueiro Anderson Martins. O jogador voltou a sentir a lesão no joelho direito, está afastado dos treinamentos, e sem previsão para voltar ao time. Teço, de 27 anos, ex-zagueiro do Corinthians, Grêmio e Botafogo, está em fase de avaliação no CT da Toca do Leão.

Anderson Martins se contundiu no jogo da 1ª fase da Copa do Brasil, contra o Corinthians Alagoano, no Barradão. Desde então, submeteu-se a um tratamento para a recuperação da cartilagem do joelho, fez um trabalho específico de reforço muscular, mas, esta semana, voltou a sentir dores no local e foi afastado do grupo.

O zagueiro Teço vai passar pelo mesmo critério de avaliação a que se submeteram, e foram aprovados, contratados, o centroavante Júnior e o meia Fernando. O jogador está há dois anos sem jogar, recuperando-se de uma lesão no joelho esquerdo, inclusive com duas cirurgias, e fratura de tornozelo. Mas na atual avaliação do Departamento Médico, mostrou recuperação, embora falte ainda o resultado de alguns exames.

Os jogadores se reapresentam esta tarde no CT da Toca do Leão, e amanhã, pela manhã, a depender do tempo, se não chover, o técnico Ricardo Silva dirige o treino tático que confirma a equipe que joga domingo, contra o Camaçari, pelas semifinais do Baiano, no Barradão.

Fonte:Tribuna da Bahia
Texto adaptado por:Jorge Andrade Hiss(DRT 4445)

Hotel da Bahia reabre sob nova direção

O Grupo GJP participações arrematou, na tarde desta quinta-feira (15), por R$ 31 milhões, o prédio que abriga o Hotel da Bahia. A informação foi dada pelo representante do grupo, o empresário Guilherme Paulus, que também dirige a operadora CVC.

A manutenção do equipamento como meio de hospedagem era uma preocupação tanto do trade turístico que, por meio do seu conselho, tentou impedir a realização do leilão do prédio para grupos imobiliários, como para o Governo da Bahia, que fez o tombamento provisório do imóvel.

O secretário de Turismo do Estado, Antonio Carlos Tramm, recorda que, desde o início do ano, o governo vem trabalhando de forma silenciosa para manter as atividades do hotel. 'Tentamos viabilizar crédito para a Rede Tropical, no entanto esta passava por dificuldades em todos os seus empreendimentos no Brasil, e também tínhamos acordado com a Aerus que o leilão seria realizado apenas para grupos hoteleiros', explica.

Construído em 1949 pelo então governador Octavio Mangabeira, o Hotel da Bahia é considerado de fundamental importância para o turismo na capital baiana, principalmente por conta da realização das partidas da Copa do Mundo de 2014.

Aposentados da PM são recadastrados no Planserv

O prazo para recadastramento de aposentados da Polícia Militar residentes na capital baiana e na região metropolitana, cujos nomes iniciam-se com as letras de A a I, termina nesta sexta-feira (16). Até quarta (14), apenas 54% dos aproximadamente 2.900 convocados compareceram para recadastramento.

Os aposentados devem comparecer ao Serviço de Atendimento ao Policial Militar, no Quartel de Barris, à sede da Suprev, no Shopping Brotascenter, ou aos postos do Centro de Atendimento Previdenciário das unidades do SAC localizadas na capital.

A partir da próxima segunda-feira (19) até 30 de abril, o segundo grupo de aposentados da Polícia Militar, cujos nomes iniciam-se com as letras entre J e Z, podem procurar uma unidade de atendimento para recadastramento, evitando a suspensão do benefício previdenciário.

Os documentos exigidos são a carteira de identidade militar ou outro documento de identificação com foto em bom estado de conservação, CPF, comprovante de endereço atual e contracheque recente.

Os aposentados podem ligar ainda para os telefones (71) 3116-5440/5437, para tirar dúvidas e obter as orientações necessárias sobre documentação exigida e locais de atendimento mais próximos. Outra opção é o e-mail suprev.atende@saeb.ba.gov.br.

TRE-BA firma convênios com faculdades

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia firmou nesta quinta-feira (15), em solenidade conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Sinésio Cabral, convênio com quatro instituições de ensino superior com o objetivo de incentivar os estudantes universitários a participarem do projeto Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania.

Eles atuarão como mediadores das oficinas a serem aplicadas aos alunos de escolas públicas entre 10 e 15 anos que constituem o público-alvo do programa. As universidades conveniadas são a Universidade do Estado da Bahia, Universidade Salvador, Faculdade Baiana de Direito e Faculdade Ruy Barbosa.

Os estudantes universitários serão capacitados e acompanhados por coordenadores e servidores do TRE-BA e também terão o acompanhamento de professores designados pelas instituições de ensino.

As oficinas que serão ministradas nas escolas públicas trazem temáticas diversas, voltadas para a cidadania e Justiça Eleitoral como “Identidade”, “O Brasil que temos e o Brasil que queremos” e “Campanha e Votação”.

Além das oficinas, o projeto traz ainda atividades como palestras de sensibilização, concurso de desenho e redação, exposições e ainda a utilização das urnas eletrônicas para a eleição de conteúdo prioritário para a comunidade de cada escola, como saúde, educação, saneamento básico e segurança pública.

Previsão de mais chuva para esta sexta-feira

Nesta sexta-feira (16), Salvador amanhece com muitas nuvens no céu e chuva. Portanto, nada comparado ao dia de ontem (quinta-feira, 15) e no momento o sol aparece.

A previsão é de que o dia fique nublado, com pancadas de chuva, porém o Instituto de Metereologia afirmou que a situação hoje será bem mais tranqüila, e que em alguns momentos do dia o tempo tende a abrir.

Em Lauro de Freitas ocorreu pancadas de chuva no início da manhã, mas a situação agora é de céu limpo. A Defesa Civil da região afirmou que durante a madrugada a situação foi tranqüila, com apenas algumas solicitações de vistoria.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Renato Aragão vai parar no hospital após acidente durante gravações

O comediante Renato Aragão foi levado para o hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (14) após ter levado um tombo durante as gravações de seu programa na Globo, o "A Turma do Didi".

De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, o intérprete do personagem Didi machucou o nariz e está fazendo exames para saber a gravidade da lesão.

O acidente ocorreu por volta das 18h no Projac, os estúdios da Globo no Rio de Janeiro.

Fonte:Tribuna da Bahia

Final de Semana chegando:Delícia na Mesa -Parte III

Sorvetão de Pudim

Ingredientes

# Primeira parte:
# 1 lata de leite condensado
# 4 latas de leite
# 4 gemas
# Segunda parte:
# 8 colheres de açúcar refinado
# 1 lata de creme de leite
# 4 claras

Modo de Preparo

1. Leve os ingredientes da primeira parte ao fogo mexendo até coalhar
2. Deixe esfriar e bata no liquidificador
3. Em outro recipiente bata as claras em neve bem batidas
4. Depois acrescente aos poucos o açúcar e o creme de leite
5. Misture bem e junte com a primeira parte
6. Em uma forma redonda com furo central caramelize bastante açúcar
7. Despeje a mistura e leve ao congelador até endurecer
8. Para desenformar leve um POUCO ao fogo em banho-maria

Final de Semana chegando:Delícia na Mesa -Parte II

Abóbora recheada

Ingredientes

# meia abóbora japonesa média
# 1 colher (chá) de óleo
# meia cebola picada
# 1 colher (chá) de sal
# 250 g de queijo minas frescal light cortado em cubos pequenos
# 250 g de peito de peru light cortado em cubos pequenos
# 1 xícara (chá) de maionese HELLMANN?S light
# 1 colher (chá) de salsinha picada
# 2 claras
# 1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado

Modo de Preparo

# Retire as sementes da abóbora
# Em uma panela grande, coloque a abóbora, cubra com água e cozinhe por 30 minutos ou até ficar macia
# Escorra, retire com cuidado a polpa e reserve a casca
# Preaqueça o forno em temperatura média (180°C)
# Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e doure a cebola
# Junte a polpa da abóbora reservada e o sal
# Refogue por 2 minutos
# Acrescente o queijo, o peito de peru, metade da maionese HELLMANN?S light e a salsinha
# Misture e transfira para a abóbora reservada
# Coloque-a em uma assadeira média (33 x 23 cm) e reserve
# Na batedeira, bata as claras em neve
# Misture delicadamente o restante da maionese HELLMANN?S light, sem bater
# Espalhe sobre o recheio da abóbora e polvilhe o queijo ralado
# Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar
# Sirva em seguida
Informações Adicionais
VARIAÇÃO

Se preferir, misture ao recheio da abóbora 50 g de mussarela light ralada.

DICA:

A abóbora japonesa é redonda e também conhecida como abóbora cabochã.

Final de Semana chegando:Delícia na Mesa

Massa de Pão extra macia

Ingredientes

# 500 g de farinha de trigo
# 250 ml de leite
# 50 ml de água
# 50g de margarina ou manteiga
# 10g de fermento biológico em pó
# 2 ovos
# 1 colher de sopa de açúcar
# 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo

# Esquente o leite no micro-ondas por cerca de 25 segundos, até que ele fique morno
# Misture o fermento e 150g de farinha com o leite, cubra e deixe descansar num lugar quente por cerca de 30 minutos (pode ser próximo ao forno ligado)
# Aqueça levemente a água e misture com o açúcar e o sal
# Pegue um dos ovos, bata a clara em neve e misture a gema com a água e o restante da farinha
# Misture bem e em seguida adicione a massa fermentada
# Sove por cerca de 5 minutos e adicione a margarina derretida
# Sove bem por mais 20 minutos
# Caso a massa fique muito pegajosa, adicione mais farinha aos poucos, até que ela comece a desgrudar das mãos
# Coloque a massa numa vasilha e cubra, deixe descansar num lugar quente por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho
# Separe a massa em partes iguais, faça bolinhas e coloque-as afastadas numa assadeira levemente enfarinhada
# Pincele o outro ovo sobre os pães
# Você pode salpicar orégano ou aveia sobre os pães se quiser
# Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por cerca de 25 minutos ou até os pães dourarem
# Dica: Se você quiser, pode rechear os pães antes de assá-los, use presunto, queijo, azeitonas e tomate (sem sementes)

Chove não molha:Jogo entre Vitória e Goiás é confirmado para esta quinta-feira

O árbitro catarinense Célio Amorim inspecionou as condições do gramado do Estádio Barradão durante esta tarde e confirmou a realização do jogo entre Vitória e Goiás, pela Copa do Brasil, para as 21 horas desta quinta-feira (15).

“Pelas condições neste momento o jogo está mantido”, disse o árbitro, que estará novamente no estádio às 19 horas para reafirmar sua decisão, esclarecendo que somente outra chuva forte poderá levá-lo a modificar a posição.

O superintendente de futebol do Vitória, Mauro Galvão, o supervisor Mário Silva e o administrador do estádio, Haroldo Tavares, acompanharam a inspeção realizada às 15h40.
Vitória x Goiás seria realizada na última quarta-feira (14), às 21h50, com transmissão ao vivo para Goiânia.

As fortes chuvas que castigam o estado baiano, no entanto, transformaram o gramado do Barradão em duas enormes piscinas e antes mesmo de o árbitro comparecer ao estádio, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e delegado da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF) para o jogo, Ednaldo Rodrigues, já havia decidido pela transferência.

Célio Amorim chegou ao estádio nesta quinta-feira, às 15h35, acompanhado dos assistentes catarinenses Marco Antonio Martins e Angelo Rudimar Bechi, do quarto árbitro, Diego Pombo Lopez, da FBF, e do presidente da CEAF, Wilson do Espírito Santo Paim, que também representava o delegado do jogo.

Segundo a diretoria do clube, os ingressos adquiridos para quarta-feira terão validade normalmente para esta noite. O torcedor que não puder comparecer nesta quinta-feira e tenha adquirido o ingresso poderá solicitar o reembolso comparecendo ao clube.

A venda de ingressos nos postos da Loja do Leão (Shoppings Capemi e Lapa), Estação Rubro-Negra (Shopping Paralela) e Bahia Mulher (Brotas) serão até 17 horas. Nas bilheterias a venda será até 10 minutos do segundo tempo da partida.

Governo solicita R$ 101 milhões para cidades atingidas pela chuva

O governo da Bahia solicitou, há 40 dias, R$ 101 milhões ao governo federal a fim de amenizar os problemas causados pelas chuvas nos municípios baianos.

Nesta quinta-feira (15), o governador Jaques Wagner sobrevoou a região de Lauro de Freitas e reafirmou que os órgãos de resposta do estado estão disponíveis para atender a população.

Também na manha desta quarta-feira (15), a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Arany Santana, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Antônio Rodrigues, fizeram uma visita técnica a Lauro de Freitas e Camaçari. O objetivo é minimizar os prejuízos nesses locais, além de deixar preparados todos os órgãos de resposta do estado.

A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) informa que 21 municípios baianos decretaram estado de emergência, sendo que sete dos pedidos já foram homologados. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, avisou que a população da cidade está recebendo colchões e cestas básicas doadas pelas Voluntárias Sociais. Ela pede que as pessoas evitem transitar por toda a região de Lauro de Freitas.

Vítimas com óbito

Subiu para seis o número de pessoas mortas por conta da chuva na Bahia. Na quarta-feira (14), duas crianças morreram no bairro de Vila Canária, em Salvador. No município de Prado, uma pessoa morreu em virtude de choque elétrico em rede clandestina de energia. Em Feira de Santana, outra morreu por afogamento. Em Teolândia uma pessoa foi atingida por um raio e em Camaçari outra faleceu devido à queda de uma árvore.

Fonte:AGECOM

Procon orienta consumidor que teve problema com queda de energia

Com a chuva que tem atingido Salvador nas últimas semanas, a queda de energia elétrica tem se tornado um problema corriqueiro. Para o consumidor, uma grave consequência dessa queda brusca é a perda de eletrodomésticos. Pensando nisso, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), disponibilizou orientações para que o consumidor conheça seus direitos.

Caso o consumidor verifique que após uma queda de energia elétrica algum aparelho eletroeletrônico parou de funcionar, o primeiro passo a ser dado é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica, que no caso da Bahia é a Coelba, e informar sobre o problema.

Ciente de que determinado consumidor teve um dano causado pela queda de energia, a concessionária deve agendar uma perícia num prazo de dez dias, a contar da data do pedido de ressarcimento do produto. Em se tratando de alimento destinado ao acondicionamento, alimentos perecíveis ou medicamentos, a visita deve ser agendada e realizada no prazo de um dia útil.

Essa perícia vai verificar se o produto realmente parou de funcionar por causa da queda momentânea no fornecimento de energia elétrica. Ela poderá ser feita na casa do consumidor ou a concessionária pública poderá retirar o produto para verificação, desde que tenha autorização do consumidor.

Após a realização da perícia, a concessionária tem o prazo máximo de 15 dias corridos para apresentar ao consumidor uma resposta ao pedido de ressarcimento. Caso o pedido do consumidor seja concedido, a concessionária deve consertar o aparelho ou indenizar o consumidor no prazo de 20 dias, a contar da data em que respondeu à sua solicitação.

Na hipótese do pedido do consumidor não ser acatado, a concessionária de energia elétrica deve apresentar um formulário contendo o número de processo interno da reclamação, as razões que comprovam que o dano causado não é de sua responsabilidade, ou que o dano foi causado por interrupções associadas à situação de emergência e calamidade pública. A chuva e os raios ocorridos no período que venham a gerar danos da rede não podem ser vistos como excludentes da responsabilidade da concessionária.

MST suspeita que Dantas “organizou” invasão à fazenda que grilou no Pará

Em março de 2009, uma equipe da Rede Globo conseguiu um furo de reportagem.Testemunhou uma feroz invasão de terras griladas por Daniel Dantas, no Pará.Imediatamente, o jornal nacional e suas ramificações – por exemplo, o G1, – divulgaram as imagens ferocíssimas.

O PiG (*) tratou o assunto como se a Longa Marcha de Mao Tse Tung tivesse acabado de chegar ao Jardim Botânico.Pouco antes, o Supremo Presidente do Supremo tinha feito declarações bombásticas em defesa da Ordem e do Respeito à Propriedade Rural (sobretudo a Grande).E o PiG (*) tratou a invasão como uma resposta do MST ao Supremo Presidente.


João Paulo Stédile, líder do MST conta a seguinte história:

Poucos dias depois de “coordenar” a invasão das terras de Dantas, o “coordenador” deixou o MST e apareceu com um carro novo.A “coordenação” da invasão foi toda sua.Ele não consultou ninguém.Ele não pediu autorização a nenhuma liderança do MST no Pará.

Havia um grupo de acampados perto da sede da fazenda que Dantas grilou.Três homens saíram do acampamento para cortar lenha.

O “coordenador” disse aos acampados que os três tinham sido sequestrados pelo dono da fazenda.E “coordenou” a ida dos acampados à sede fazenda para buscar os companheiros.Quando chegaram lá, havia uma milícia armada, que atirou neles.E a equipe da Globo, que filmou aquele “furo” fantástico !

Depois, a Globo admitiu que sua equipe viajou para a fazenda num jatinho do Opportunity.Alguém persuadiu o “coordenador” – acontecido isto de fato, o João Paulo tem razão.O resto é suspeita.Plim ,Plim.

Fonte:Conversa Afiada

Serra cita ex-prefeito Pitta para dizer que Lula não é Dilma

Camdidato à Presidência, José Serra, citou o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta para argumentar que sua possível adversária petista, Dilma Rousseff, não necessariamente repetirá o sucesso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é o principal cabo eleitoral da ex-ministra da Casa Civil. Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira à Rádio Bandeirantes, Serra disse que, assim como Dilma, Pitta foi “bancado” pelo então prefeito Paulo Maluf, mas os resultados de suas gestões foram distintos.

“Não necessariamente o sucessor replica o antecessor, mesmo se tiver sido apoiado por ele. Pode acontecer e pode não acontecer”, disse Serra. “Maluf estava bem avaliado e bancou Pitta. Pitta foi diferente de Maluf. Foi outra coisa”, afirmou. Na entrevista, Serra tentou minimizar o impacto da alta popularidade de Lula na campanha eleitoral. Para o tucano, o debate deve ficar restrito aos candidatos. “Lula não é candidato, assim como não são os ex-presidentes (Fernando) Collor, (José) Sarney, Itamar Franco e Fernando Henrique. Discutir quem não é candidato não faz muito sentido”, afirmou.
Fonte:Conversa Afiada

Dilma tem problema para montar aliança em 15 Estados

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está com problemas na montagem de palanques em 15 Estados, que abrigam 63% do eleitorado. E alguns são muito sérios, como Bahia, Maranhão e Pará. O número de Estados é exatamente o mesmo em que seu principal rival, o tucano José Serra, já tem palanques prontos. Ele só enfrenta dificuldades no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, que somam 13,3% do eleitorado.

Os percalços no caminho das coligações que vão apoiar Dilma são maiores e a explicação é simples, de acordo com políticos ligados às duas campanhas: o arco de partidos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta cooptar para a ex-ministra é superior a dez, muito maior do que os três que apoiam Serra - PSDB, DEM e PPS. E, como dificuldade adicional, PT e PMDB, hoje unidos pela cúpula, são partidos que possuem um histórico de trombada em vários Estados.

Já o PSDB deverá ter candidatos próprios em 15 Estados e garantia de aliança em 24 unidades da Federação. A boa situação dos palanques de Serra deve dar sobrevida ao DEM, partido que vem sofrendo redução de quadros a cada eleição. O partido elegeu apenas um governador em 2006 - José Roberto Arruda, de Brasília, apontado como chefe do esquema de corrupção no Distrito Federal conhecido como "Mensalão do DEM". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MPE acusa governador tucano de propaganda antecipada

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu entrada hoje no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) a uma representação contra o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) por propaganda eleitoral antecipada. O tucano é pré-candidato à reeleição no Estado.

Na representação, a procuradora regional eleitoral auxiliar, Ana Paula Carneiro Silva, pede a retirada de circulação, no prazo de 48 horas, de todos os exemplares da revista "Alagoas", publicação que vêm veiculando notícias referentes a atos, programas, obras, serviços e campanhas do Executivo Estadual.

Para o MP Eleitoral, a publicação a revista configura propaganda eleitoral extemporânea disfarçada de propaganda institucional, por não estar revestida do caráter educativo, informativo ou de orientação social exigido pela legislação.

Se condenado, Vilela terá que pagar multa. O governador ainda não se manifestou sobre a denuncia do MPE.

Descoberta doença do bebê de Alagoinhas

O bebê de 11 meses supostamente picada por uma aranha-marrom, foi diagnosticada nesta quinta-feira (15) por médicos do Hospital das Clínicas em São Paulo, com uma doença chamada fasceíte necrosante.

A doença do garoto é caracterizada por infecção na pele e camada de gordura nos músculos, o que causa necrose e conseqüente necessidade de amputação dos membros. O quadro de saúde da criança é grave. Além de perder parte do rim e ter uma perna amputada, sua respiração só acontece através de aparelhos.

Antes de ir para São Paulo, o menino ficou internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, de onde foi transferido no dia 18 deste mês.

Conferência de Economia Solidária é adiada

A Conferência de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador, marcada para acontecer nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), em Camaçari, foi adiada.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) informa que uma nova data para a realização do evento será divulgada em breve.

Programa beneficia vítimas das chuvas

Famílias atingidas pela chuva, em Camaçari, estão sendo atendidas pelo programa de benefícios oferecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

Auxílio aluguel, cesta básica, colchões, cobertores, lonas e alimentos são disponibilizados para as pessoas prejudicadas pela forte chuva que atinge o Município desde a última semana.

Os benefícios são oferecidos de acordo com a situação. No caso do auxílio aluguel, por exemplo, a Defesa Civil avalia a situação do imóvel e, se necessário, encaminha a família para receber o benefício.

Por enquanto, não houve necessidade de alojamento. No entanto a Prefeitura está disponibilizando galpões na sede, em Abrantes e Barra do Pojuca, para receber os desabrigados, emergencialmente.

Em reunião de governo na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito Luiz Caetano autorizou a compra de mais lonas, colchões e cobertores para atender as vítimas da chuva. 'O limite é a necessidade. Se não houver estoque suficiente, pode comprar mais', autorizou o prefeito.

Estado monitora municípios atingidos pela chuva

A forte chuva que cai sobre a Bahia atingiu não só Salvador como todo o interior. O Governo do Estado visitou os municípios para elaboração de relatórios, disponibilizando técnicos para ajudar na documentação necessária para o decreto de situação de emergência e informando sobre a necessidade de sair das áreas de risco e ir para os abrigos.

A secretária da Sedes, Arany Santana, e o coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues, com técnicos da Defesa Civil, estiveram nesta quinta-feira (15) nos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari. Na Região Metropolitana de Salvador, a situação ainda é grave e a Defesa Civil não para de registrar ocorrências nestes locais.

Os bairros do Caji e Boca da Mata, em Lauro de Freitas, estão entre os mais atingidos pela chuva. O abrigo do Catete já está com 70 pessoas abrigadas, e o governo da Bahia e a prefeitura de Lauro de Freitas estão disponibilizando clínicos gerais, pediatras e ortopedistas para acompanhar os desabrigados.

Outros municípios também estão em alerta e muitos precisando de ajuda. “Estamos enviando o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, reforçando a guarnição em municípios como Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro e São Francisco do Conde, mandando itens de pronto-atendimento. Neste momento, o mais importante é que os prefeitos preparem a documentação para que os recursos federais cheguem em caráter de urgência para a reconstrução do que foi danificado com a chuva”, explicou Arany.

Chuva não deu trégua em Madre de Deus

A chuva não deu trégua em Madre de Deus. O volume de água que atingiu a cidade deixou mais de 50 árvores caídas, 200 residências alagadas, telhados e muros no chão.

Para atender a população, as unidades de saúde do município estão em esquema de plantão.

As famílias que tiveram seus imóveis ameaçados já deixaram suas casas por orientação da Defesa Civil local. Alguns moradores estão sendo alojados em colégios públicos e outros em casas alugadas pela prefeitura.

Fonte:Ibahia

Sobe para 24 o número de municípios em estado de emergência na Bahia

A Defesa Civil da Bahia aumentou para 24 o número de cidades em estado de emergência no Estado por volta das 15h desta quinta-feira (15). Nesta manhã, 22 cidades estavam nesse estado por causa das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias.

De acordo com o órgão estadual, mais três municípios entraram com o pedido de homologação de estado de emergência. Com isso, o número deve subir para 27 até o final desta quinta.

Em toda a Bahia, seis pessoas – quatro no interior e duas na capital – morreram em decorrência das chuvas nos últimos dias. A Defesa Civil, no entanto, não sabe dizer o número de desalojados e desabrigados em todo o Estado.

Rio transborda e cobre rodovia na entrada de Camaçari

A rodovia que dá acesso a UNEB, ao lado do “Brega” Beira Rio na saída de Camaçari, ficou submerso devido ao Rio que transbordou por causa da forte chuva, na tarde desta quarta-feira (14).

Por um determinado momento o transito no local ficou impossibilitado tanto para quem deseja sair ou entrar na Camaçari.

Fonte:Camaçarí Notícias

Chuvas: moradores de praça no Parque São Cristóvão estão ilhados

Moradores de uma praça no Loteamento de Vila Canária, em Parque São Cristóvão, estão ilhados nesta quinta-feira (15). A rua ficou completamente alagada e, segundo os moradores, cerca de 30 famílias estão com as casas tomadas pelas águas.

De acordo com uma das moradoras, Tânia Soares, 43, a situação é de calamidade. “Ninguém pode sair de casa. No Colégio José Augusto Tourinho que tem mais de dois mil alunos, as aulas estão suspensas e já encontraram até jacaré e cobra”, disse.

A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) disse que ainda não têm registro de alagamentos no bairro, mas que vai encaminhar uma equipe para o local.

Direto da Redação:Correio da Bahia

Pulseirinhas do sexo são proibidas em escolas do Rio

A Secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro proibiu o uso da "pulseirinha do sexo" nas escolas públicas da cidade. A resolução foi publicada no Diário Oficial de hoje.

Além do "uso de adereços que expressem insinuações sexuais", a resolução também proíbe que os alunos usem boné, celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico portátil em sala de aula. O estudante que descumprir o decreto poderá ter o objeto retido por até dois dias.

A proibição do uso dessas pulseiras surgiu como reação ao caso ocorrido em Londrina, no norte do Paraná, no dia 15 de março, quando uma adolescente de 13 anos foi estuprada. O crime teria sido motivado pelo uso dessas pulseiras.

Em São Paulo, um projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso das pulseiras nas redes públicas e particulares de ensino da capital paulista foi protocolado no dia 8 deste mês pelo vereador Ricardo Teixeira (PSDB).
Fonte:Agência Estado

Espaço aéreo fechado na Europa afeta voos no Brasil

O fechamento do espaço aéreo na região oeste da Europa por conta das cinzas expelidas por um vulcão na Islândia já causa transtornos e provoca cancelamentos de voos nos principais aeroportos brasileiros na tarde desta quinta-feira. De acordo com as assessorias de imprensa de duas companhias aéreas - Air France e British Airways - ao menos cinco voos previstos nos aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) foram cancelados.

Desses cinco voos, um seguiria para Londres e um para Paris. Outros dois chegariam ao Brasil vindos de Londres, e o que seguiria para Buenos Aires foi cancelado porque a aeronave não chegou de Londres. Os cancelamentos foram confirmados pelas empresas. A Air France, por exemplo, informou que o voo AF455, que partiria de Guarulhos para Paris às 16h15 desta quinta foi suspenso.

Já a British Airways confirmou o cancelamento de quatro operações entre a tarde desta quinta e a manhã de sexta-feira. Segundo a empresa, foram cancelados os voos BA249, que decolaria às 13h15 de Londres para o Rio; BA248, que partiria às 23h do Rio para Londres; BA247 que seguiria às 21h50 de Londres para Guarulhos. O voo BA247, que partiria de Guarulhos para Buenos Aires às 7h05 de sexta também deve de ser suspenso porque a aeronave não estará em Guarulhos no horário previsto.

As empresas TAM, Iberia, Air China e KLM estão levantando as informações sobre atrasos e cancelamentos. A Infraero recomenda que antes de sair de casa, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar o voo, evitando filas e transtornos nos aeroportos.

Agência Estado

Chuvas: mais de 70 mil já deixaram suas casas no RJ

Mais de 70.600 pessoas tiveram que deixar suas casas no Estado do Rio de Janeiro desde o último dia 5, quando fortes chuvas passaram a atingir a região.

Segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento Geral de Defesa Civil, 59.852 moradores estão desalojados e 10.837 desabrigados. Entre os locais mais afetados estão Niterói, e os municípios do Rio e São Gonçalo.

Levantamento do órgão aponta também que desde o dia 5, 253 morreram no Estado. Somente no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde um deslizamento soterrou parte da comunidade, 47 corpos foram encontrados, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Cerca de 100 homens da corporação trabalham diariamente no local em busca de vítimas.

Além do Morro do Bumba, ainda há registros de dois desaparecidos no Morro Santa Maria, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, e um no Morro do Andaraí, em Andaraí, na zona norte da cidade. Nesses locais houve deslizamentos seguidos de desabamentos. Não existe previsão para o término das buscas.
Até o momento, 419 casas foram destruídas, sendo a maioria por deslizamentos, enxurradas e inundações e cerca de 7.290 construções foram danificadas.

Fonte:Agência Estado

PPS baiano vai fechar apoio a Geddel

O PPS da Bahia realiza, neste sábado, a reunião ampliada do seu Diretório Regional, para oficializar a posição da legenda em relação às eleições de outubro. Embora esteja fechada com o PSDB e o DEM, no nível nacional, a legenda que é herdeira do PCB, o “Partidão”, tomará rumos diferentes na Bahia.

Pelo que soube, de fontes muito seguras, o caminho do PPS baiano já está definido em favor da candidatura do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) e a reunião deste sábado deverá homologar esta posição, que é consensual nas instâncias partidárias. Embora o compromisso ainda seja com a candidatura de José Serra (PSDB), enquanto o PMDB baiano está com Dilma Rousseff, o PPS considera que não dá para acompanhar Paulo Souto em decorrência da imagem do DEM ainda estar muito identificada com o grupo carlista.

Quanto ao PT, o problema é a falta de identificação com os princípios defendidos pelo PPS em termos nacionais. E, também, apesar de ter integrado a base aliada que ajudou a eleger Jaques Wagner em 2006, a legenda socialista faz sérias críticas à administração estadual, o que inviabiliza a aproximação com a chapa governista.

Outro fator que ajudou na definição em favor do nome de Geddel Vieira Lima foi a integração que já existe, em muitos municípios, entre PPS e PMDB. O candidato peemedebista vai, assim, acumulando apoios, superando o período em que se imaginou que ele ficaria isolado nesta sucessão estadual.

Material de construção terá IPI reduzido até fim do ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje que o governo federal decidiu prorrogar até o dia 31 de dezembro de 2010 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção. A medida venceria no final do primeiro semestre. Segundo Mantega, o objetivo é evitar pressão inflacionária sobre os produtos beneficiados pela redução do imposto. Ele explicou que os consumidores estão concentrando as compras para aproveitar o benefício, o que está gerando pressão sobre a oferta dos produtos - com alguma alta de preços.

"A construção civil é um negócio de médio prazo. As compras podem ser feitas ao longo de um tempo maior", argumentou o ministro. Mantega não quis estimar qual será o volume da renúncia fiscal, mas acha que não será muito maior do que se a medida fosse mantida até junho, uma vez que as compras serão diluídas até o final do ano.

Mantega ressaltou que não é objetivo do governo conceder novamente redução de IPI para outros setores da economia. O ministro participou hoje de almoço com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e da Reparação Naval (Sinaval).
Fonte:Agência Estado