sábado, 29 de maio de 2010

Bahia vence o Sport em Pituaçu e é líder isolado da Série B

O Bahia é líder isolado da Série B! O Tricolor recebeu neste sábado (30) o Sport em Pituaçu e não decepcionou os mais de 32 mil torcedores que lotaram as arquibancadas, vencendo por 2 a 0.

No primeiro tempo, o Bahia começou dominando a partida e não deu espaço para o Sport respirar. A criação de jogadas era boa com Vander e Rogerinho tabelando e Ananias aparecendo na área para assustar o goleiro Magrão. Mas, logo aos 9 minutos, Ananias recebeu uma cotovelada no olho e teve que sair de campo.
Renato Gaúcho colocou Abedi no lugar de Ananias e o ritmo de ataque caiu um pouco. Quando o Sport conseguiu equilibrar a partida, chegou com perigo com Eduardo Ramos e obrigou o goleiro Omar a fazer sua primeira defesa.

A torcida ficou apreensiva e Pituaçu menos vibrante. Mas durou pouco. Em jogada confusa, Rogerinho recebeu a bola na grande área do Sport, bateu em cima do zagueiro, pegou a sobra e mandou para o fundo das redes. 1 a 0 para o Bahia e a torcida se incendiou na arquibancada.

O primeiro tempo seguiu com o Bahia pressionando, mas sem conseguir ampliara a vantagem. Nos acréscimos, o Sport tentou colocar pressão e chegou a chutar a gol duas vezes, sempre para a defesa segura de Omar. O Bahia foi para os vestiários com a vantagem no placar.

O segundo tempo começou e o Bahia não deu chance para o adversário. Logo aos 8 minutos, Rogerinho limpou bela jogada na intermediária e entregou para Ávine, que arrancou, tirou o zagueiro e mandou uma bomba, sem chance de defesa para Magrão. Era o segundo gol do Bahia e mais festa nas arquibancadas.

O segundo gol tirou o ânimo de vez do time do Sport. O Bahia passou a administrar o jogo com tranquilidade e roubar a bola do adversário com mais facilidade. O goleiro Omar ainda levou um susto em jogada de Dutra, quando a defesa do Bahia ficou parada, mas conseguiu espalmar uma bola difícil e garantiu o zero em um dos lados do placar.

O Bahia vai a 13 pontos e é o líder isolado da Série B. O próximo compromisso do tricolor será contra o Icasa, no estádio Romeirão, às 19h30 da terça-feira (01).

Nome de Felipão ganha força para comando do Internacional

Em meio às especulações sobre quem será o novo treinador do Internacional, crescem as chances de Luiz Felipe Scolari voltar a Porto Alegre, desta vez, contudo, para treinar o Colorado. Até os altos salários já estariam acertados
 Segundo o GloboEsporte.com, o treinador iria para o Beira-Rio ao final da Copa do Mundo, onde atuará como comentarista para uma televisão sul-africana, por cerca de R$ 720 mil mensais. Questionado sobre a possibilidade, o dirigente Fernando Carvalho disse que não havia nada.
Carvalho também falou que não tem pressa para definir o nome do novo comandante e que não pensa em técnico para a intertemporada, o que reforça a tese de que o Inter busca um grande treinador para o lugar de Fossati.

Seleção faz intenso e proveitoso treino na Randburg High School


Na bonita manhã deste sábado, em Joanesburgo, a Seleção Brasileira realizou um intenso e proveitoso treino físico-técnico intervalado.

No treino, os jogadores se exercitaram em todos os fundamentos, com intensa movimentação e participação de todos os setores do time.

Os jogadores de meio-campo acionavam os laterais, que cruzavam para a conclusão dos atacantes e ainda finalizavam a gol antes dos lançamentos longos para obrigar os zagueiros a interceptar os lances - e dos zagueiros, era dada de novo a saída de bola.

Os atacantes capricharam nas conclusões e obrigaram os goleiros Julio Cesar, Doni e Gomes a trabalharem muito.

O técnico Dunga e o assistente Jorginho ficaram satisfeitos com o desempenho dos jogaodores no treinamento.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Seleção Brasileira treina com bola na África

Após uma atividade física dentro do Hotel Fairway, na última quinta, a Seleção Brasileira conheceu nesta sexta-feira o campo de treinos que será utilizado na preparação da equipe na África do Sul. A primeira atividade na terra da Copa do Munco começou às 9h local (4h de Brasília). Todos os atletas foram ao gramado, inclusive Kaká e Luís Fabiano.
O campo, em boas condições, pertence à escola de ensino médio Hoerskool Randburg, localizada a cerca de quatro quilômetros do hotel onde a Seleção está hospedada. Os alunos da escola, em período de provas, tornam o lugar tranquilo para a equipe de Dunga. Apenas a imprensa teve acesso à primeira atividade em Joanesburgo. Alguns curiosos, como funcionários e alunos, viram o treino sem problemas.
Depois do tradicional bobinho, os jogadores foram divididos em dois grupos e fizeram um trabalho técnico. Na sequência, o grupo voltou a trabalhar junto, em mais um longo treino técnico. A atividade total durou pouco mais de duas horas. Os três goleiros fizeram um trabalho específico à parte.
A Seleção irá trabalhar em dois períodos nesta sexta-feira. No intervalo, haverá entrevistas coletivas no Hotel Fairway.

Ananias contente com a boa fase do Bahia

Um dos responsáveis pela criação do meio-de-campo do Bahia, o meia Ananias comemora a boa fase do tricolor na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. “É bom estar na liderança. O ambiente fica mais alegre, mas precisamos manter o ritmo e melhorar o nosso rendimento”, comentou o meia.

Sobre a função que vem desempenhando ao lado de mais dois meias. “Fico mais solto e podemos dar uma opção a mais para Rodrigo Grahl”, comentou Ananias.

Ananias também comentou a ansiedade nas partidas em que o tricolor joga com o Pituaçu cheio. “Ficamos meio que na pressão para dar logo uma resposta ao torcedor e ficamos impacientes, mas vamos tirar a ansiedade e vencer no sábado para manter o ritmo”.

Soares pode ser o novo reforço do Vitória

O Vitória pode anunciar na próxima quinta-feira a contratação do atacante Soares para defender o rubro-negro na disputa do Campeonato Brasileiro da Série A.
“Está tudo acertado entre o Vitória e o jogador. A negociação está bem encaminhada, mas ainda não está confirmada”, comentou o Superintendente de futebol Mauro Galvão em entrevista à rádio TUDO FM.

O atacante se destacou pela passagem que teve no Figueirense e tem contrato até o final de maio com o Cruzeiro.

Já sobre outras novidades em relação a contratação, Mauro Galvão despistou. “As novidades estão ai. Temos o Evandro e Renan Oliveira”.

Caso se concretize a negociação, o técnico Ricardo Silva ganha mais um reforço para o ataque. Até agora o treinador possui Schwenck, Edson, Júnior, Marcos Bambam e Adailton.

Ricardo Silva exalta luta dos jogadores do Vitória

O técnico Ricardo Silva comemorou o triunfo do Vitória por 4 a 3 contra o Atlético-MG e exaltou o espírito de luta de seus jogadores. “Ganhamos o jogo graças a vontade e a luta de nossos jogadores, que acreditaram que poderiam e tinham condições de ganhar essa partida. Vamos tentar engrenar uma sequência de triunfos à partir de agora”, comentou.

Sobre a entrada de Evandro, que não realizou nenhum treinamento com o time titular, o treinador confidenciou um diálogo com o jogador. “Eu conversei com Evandro para saber como ele estava e expliquei como jogávamos. Ele me pediu para entrar no segundo tempo e é um atleta que mostrou ter um bom toque de bola”, contou Ricardo Silva.

Já sobre os gols de Schwenck, Ricardo mais uma vez defendeu a postura do atleta como profissional. “Na preleção ele sentou na primeira cadeira. Ele é um jogador aplicado, mas acabou perdendo a posição para Júnior. Porém, pode recuperá-la, até porque o jogador é quem se escala e não o treinador”, finalizou o técnico do rubro-negro.

Crianças também são vítimas da violência

Cada vez mais as pessoas se atemorizam diante da violência urbana, assassinatos constantes, em que até policiais se tornam vítimas; assaltos a ônibus diariamente, à mão armada no trânsito, saidinhas bancárias e roubos de celulares. Isto faz com que os pais vivam apreensivos com a rotina de seus filhos menores, tanto no trajeto para a escola como nas saídas com amiguinhos para o clube, jogo ou shoppings.

Para o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Ruy da Paz, hoje os marginais não ligam mais para mochilas e tênis de marca: o foco principal é o celular e uma das principais orientações é de que procurem andar sempre em grupo. Já o médico psicoterapeuta educador Antônio Pedreira afirma que uma criança que sofre um tipo de violência urbana pode apresentar a síndrome de stress, que pode levar à necessidade de tratamento psicológico.
O delegado disse que os cuidados dos pais com as crianças já deve começar com a escolha da pessoa que irá conduzir o filho à escola (se for o caso de transporte escolar). Os pais devem verificar se o condutor está seguindo rigorosamente as normas de trânsito e sempre procurar contratar quem está autorizado pela prefeitura e Detran. Um fato novo, atualmente, levantado pelo diretor do Depom é que os ladrões não ligam mais para mochilas e tênis de marcas, hoje o foco principal é o celular.
No caso das crianças que voltam a pé para casa, a dica que o delegado dá aos pais é de que “orientem os filhos para não saírem sozinhos da escola, mas em grupos porque o marginal procura a facilidade, crianças, idosos e mulheres sozinhos são o seu alvo, já homem é muito raro este tipo de assalto”, explicou, acrescentando que neste caso, “o celular é o objeto principal do assaltante porque ele troca em qualquer boca de fumo por crack”. Já no caso da ida a clubes, jogos e shoppings devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis.
DROGAS - O delegado chama a atenção para os pais terem cuidado com o outro lado da situação, ou seja, seus filhos não enveredarem para o lado das drogas, começando  a orientar, desde crianças, para não aceitar nada de desconhecidos, nem convite de espécie nenhuma. “Dar sempre uma atividade para as crianças nos horários fora da escola porque existe uma constatação dura que é de que os meninos mais abastados são o alvo do consumo da droga e os mais pobres são atraídos para vender”, lamentou.
As duas situações expostas pelo delegado são de exclusiva responsabilidade dos pais ou responsáveis evitarem, aconselhando, orientando e observarem quando o filho chega em casa de como está o seu  comportamento. E no caso dos meninos de baixa renda, os pais não devem deixá-los sem ir à escola, na ociosidade e procurar sempre matriculá-los em escolas que ofereçam outras atividades.
Os pais devem dar o exemplo para os filhos não praticando violência com eles nem diante deles. Esta é a afirmação do psicoterapeuta Antônio Pedreira, que alerta determinados pais  que levam para casa a educação que tiveram quando criança. Em vez da “força do poder acreditavam no poder da força e não usam da afetividade e firmeza para dizer sim ou não”.

Alarme soa e frustra roubo de caixa eletrônico

Quadrilha tentou furtar, por volta das 2h45 de hoje o cofre de um caixa eletrônico do Banco 24 Horas instalado no interior do Supermercado Ótimo, localizado na altura do nº 1.740 da Avenida Presidente Castello Branco, no Jardim Zaira III, em Mauá, no Grande ABC.

No momento em que usavam um maçarico para abrir a máquina, o alarme de segurança soou e os criminosos abortaram a ação, deixando para trás o maçarico. Guardas municipais foram os primeiros a chegar no local. Viaturas da PM também se deslocaram até o estabelecimento.

Não se sabe ainda quantos eram os criminosos nem em que veículo fugiram. O caso será registrado no Distrito Policial Sede da cidade.

Sequestrador de filha de Silvio Santos é recapturado

Policiais militares responsáveis pelo patrulhamento na região de Itaquera, na zona leste de São Paulo, recapturaram, no início da noite de ontem, Marcelo Batista dos Santos, o "Pirata", acusado de participação no sequestro de Patrícia Abravanel, filha do empresário Silvio Santos, dono do SBT.

Foragido do Presídio de Tremembé, no interior do Estado, Batista foi abordado pelos policiais numa das ruas da Vila Progresso e tentou fugir por uma viela de uma favela, mas acabou detido e ainda apresentou um documento de identidade falso, mas foi descoberto. Em contato com a família do criminoso, os PMs descobriram o nome verdadeiro dele.

Marcos Batista foi encaminhado ao 32º Distrito Policial, de Itaquera. Com ele os policiais apreenderam uma pequena porção de entorpecente. "Pirata" será encaminhado nesta manhã provisoriamente ao 63º Distrito Policial, da Vila Jacuí, de onde deve ser transferido para algum Centro de Detenção Provisória.

Pai acusado de esfaquear filha diz que agiu por vingança

O homem preso ontem em Porto Alegre acusado de esfaquear no fim da noite de quarta-feira a própria filha, de três meses, contou que o motivo da tentativa de homicídio foi por vingança contra a companheira, de acordo com a Polícia Civil.

A mãe da vítima declarou que presenciou o companheiro ajoelhado sobre a cama com a faca na mão - e a filha sangrando. Ela conseguiu tirá-lo de cima da criança, jogando-o ao chão. Depois, chamou por socorro dos vizinhos do bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre.

Segundo a polícia, o suspeito foi encontrado pelos policiais militares próximo à casa, sentado na calçada e com ferimento na barriga, alegando que havia tentado o suicídio logo após esfaquear a própria filha. A faca foi apreendida ainda com manchas de sangue, bem como a bainha, localizada na casa do agressor. Também foram apreendidos na casa 19 cartuchos de calibre .32.

A polícia tem prazo de dez dias para concluir as investigações e já requisitou ao Departamento Médico Legal o auto de exame de corpo de delito na vítima, que se encontra hospitalizada em UTI Pediátrica, na capital gaúcha, em estado grave. O Conselho Tutelar foi solicitado para que acompanhe a situação da família, que ainda tem outro filho em comum, apresentando situação de vulnerabilidade.

Índice que reajuste aluguel tem alta de 1,19% no mês de maio

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que influencia na inflação do aluguel, avançou para 1,19% em maio depois de ter registrado acréscimo de 0,77% um mês antes, apontou nesta sexta-feira (28) pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). O aumento mais acentuado nos preços no atacado influenciou a aceleração.
Em 12 meses, o incremento foi de 4,18%. Com peso de 60% no indicador geral, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,49% neste levantamento, após marcar 0,72% em abril. Os preços dos produtos agropecuários foram de 1,57% para 0,46% de alta entre o mês passado e o corrente. Já os preços dos produtos industriais saíram de 0,45% para 1,82% de aumento.
Os Bens Finais terminaram maio com queda, de 0,42%. As Matérias-Primas Brutas apresentaram forte elevação, de 5,83%. Os Bens Intermediários avançaram 0,58%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-M, verificou ampliação de 0,49% neste levantamento, uma moderação no ritmo perante o resultado de abril (0,73%).
O grupo Alimentação teve queda de 1,50% no mês de maio e registrou 0,56%, refletindo a queda nos preços de hortaliças e legumes e em adoçantes e um aumento menos expressivo em laticínios.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que entra com 10% no indicador geral, apresentou, em maio, elevação de 0,93%, inferior à leitura do mês anterior, de 1,17%.
Materiais, equipamentos e serviços tiveram incremento de 0,48% e Mão de obra, de 1,41%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Jovem é morta a tiros em via pública de Camaçari

Uma jovem de 23 anos foi morta a tiros por volta das 23h desta quinta-feira (28), no Centro do Município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel).
Maristela Assunção dos Santos foi baleada no tórax em via pública. Não há informações do motivo e autoria do crime que será investigado pela 18ª Delegacia (Camaçari).

Tremor de terra atinge Mutuípe

Um abalo sísmico de dimensões ainda não conhecidas atingiu a cidade de Mutuípe, a 241 km de Salvador, na madrugada desta quinta-feira (27). O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora o Nordeste, não chegou a registrar o tremor. As informações são da TV Subaé.
Ninguém ficou ferido e não houve estragos. Mesmo assim, o barulho assustou os moradores, assim como o tremor de móveis e telhados. Este é o quarto tremor de terra registrado na região em 2010.
Segundo o Laboratório Sismológico, os tremores na região do Recôncavo ficaram mais raros no século XX e são geralmente muito rasos, não tendo mais do que 5 km de profundidade.

Associação dos Delegados critica "falta de diretrizes" na segurança baiana

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) divulgou nesta quinta-feira (27) uma nota lamentando a morte do delegado Clayton Leão, na manhã de ontem. Na nota, assinada pela diretora Sônia Pinto Gomes, é criticada a falta de "diretrizes concretas" na segurança baiana.
"A morte de mais um colega, a segunda este ano, seguida também de grave atentado a vida da Delegada da 6ª Delegacia, também ocorrido recentemente, corrobora com a afirmativa de que estamos convivendo com um sistema de segurança pública que sangra na sua própria carne, expondo aqueles que, na linha de frente, tentam garantir o direito constitucional de prestar segurança a sociedade", segue a nota.
Pedindo soluções das autoridades, a nota pergunta ainda "a quem interessa o caos na segurança pública". Finalizando, a nota deseja solidariedade à familia de Clayton Leão e diz que a polícia civil baiana está de luto.

Fonte Nova começará a ser demolida em junho

O alvará de demolição da Fonte Nova foi entregue pelo prefeito João Henrique ao governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (27). Com isso, a demolição da arena deve começar ainda em junho, com a primeira etapa sendo realizada no anel inferior do estádio.
O custo estimado da construção da nova Fonte Nova é de R$ 591,7 milhões. Segundo prefeito, foram analisados estudos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Ministério do Exército antes da liberação.
A primeira etapa de demolição deve levar quatro meses para ficar concluída. A obra toda deve ficar pronta até 2013, a tempo da realização da Copa das Confederações. O novo estádio ocupará uma área de 121.189 m², com lugares para 50 mil pessoas.
Segundo nota do governo, outros projetos para a Copa, de mobilidade urbana, rede hoteleira e segurança pública, dentre outros, estão em fase de articulação. De acordo com o governador Jaques Wagner, "Salvador está numa boa posição frente às 12 cidades-sede. Somos a terceira mais adiantada".

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Seleção brasileira é a segunda a desembarcar na África do Sul

A seleção brasileira desembarcou em Joanesburgo, África do Sul, para a disputa da Copa do Mundo, por volta das 2h10m desta quinta-feira ( 7h10m no horário de Brasília). A equipe foi a segunda participante do Mundial a chegar ao país - os australianos foram os primeiros a chegar na quarta.




Os atletas e o técnico Dunga não falaram com a imprensa e foram direto para o hotel, por volta de 7h40m locais (2h40m de Brasília). Ainda não foi confirmado se haverá treino nesta quinta-feira. Assim que deixou o avião, o time foi para o ônibus, onde aguardou o zagueiro e capitão Lucio e o lateral-direito Maicon, ambos do Internazionale de Milão.



Os dois viajaram da Itália para a África do Sul e chegaram apenas 15 minutos após os companheiros entrarem no veículo - que ainda não é o oficial que a seleção usará durante a Copa, com a frase 'Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!'.


A delegação foi recebida por Irvin Khoza, do comitê organizador da Copa do Mundo, que se mostrou bastante impressionando com a concentração dos brasileiros. No hotel Fairway, jornalistas, seguranças da empresa Piranha Security, policiais e poucos torcedores aguardavam a chegada da seleção.


Os próximos que desembarcarão no país da Copa do Mundo são Argentina e Dinamarca, neste sábado. As informações são do Globo Esporte. Confira abaixo a previsão de chegada das demais equipes:




29/5 - Dinamarca e Argentina

31/5 - Estados Unidos

1/6 - Coreia do Norte

3/6 - Inglaterra e Paraguai

4/6 - México e Chile

5/6 - França, Uruguai, Coreia do Sul e Nigéria

6/6 - Japão, Holanda, Portugal, Nova Zelândia, Grécia e Argélia

7/6 - Alemanha, Gana e Eslovênia

8/6 - Sérvia

9/6 - Camarões, Itália, Honduras e Eslováquia

10/6 - Costa do Marfim e Suíça

11/6 - Espanha

Aniversariante Ivete Sangalo ganha homenagem de sua equipe

Ivete Sangalo completa 38 anos nesta quinta-feira (27) e já vai começar o dia recebendo uma grande homenagem em seu site oficial. A equipe da cantora disponibilizou vários vídeos onde famosos como Ana Maria Braga, Carla Perez e Xanddy, Saulo Fernandes e Márcio Vitor aparecem dando os parabéns à mãe de Marcelo.


A família e membros de sua equipe não ficaram de fora da homenagem, além dos fãs de vários estados do Brasil e até da Argentina que também mandaram seu recado para a baiana. Parabéns, Ivete!. Informações são do Ego.

Caso Rickelmy: Polícia identifica corpo de homem encontrado em Portão

A polícia identificou o corpo do homem encontrado em Portão, ao lado de uma mulher que pode ser Camila Pedreira Frias, 20 anos, mãe do bebê Rickelmy Pedreira Frias - abandonado em um carro na Paralela como Jean Carlos dos Santos, de 37 anos. Apesar de ser natural do Piauí, ele morava na cidade de Mauá, em São Paulo, era casado e tinha filhos.


Jean já tem passagem na polícia por homicídio, arrombamento e roubo de carro. A mãe de Camila, Valquíria Pedreira Santos, que viria a Salvador ontem para reconhecer o corpo, não compareceu até o início da noite alegando problemas de saúde.


(Com informações do repórter Jorge Gauthier)

Polícia prende dois suspeitos por assassinato do delegado

Dois dos quatro suspeitos de terem participado do assassinato do delegado titular da 18ª Delegacia foram presos no final da tarde desta quarta-feira (26), nos bairros da Gleba E e Parque Verde. Segundo a polícia, eles confessaram participação no crime, um deles dizendo que dirigiu o carro usado para a fuga. Clayton Leão foi morto com dois tiros na cabeça nesta manhã, enquanto dava entrevista ao vivo para uma rádio.




Um terceiro homem teria sido morto no distrito de Jauá, após reação a uma abordagem da polícia, o que não confirmado oficialmente. Os dois presos foram trazidos para o Comando de Operações Especiais (COE) e serão apresentados nesta quinta-feira.



A polícia segue com as buscas para localizar os responsáveis pela morte do delegado. A operação é comandada pelo diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), Cleandro Pimenta. A polícia suspeita que a morte de Clayton tenha sido ordenada por traficantes, por conta das ações do delegado contra o o tráfico.



Mais cedo, o carro utilizado pelos assassinos, um corsa branco, foi encontrado queimado em uma estrada que dá acesso ao Pólo. Ainda saia fumaça do veículo quando os policiais chegaram. O carro era um taxi que foi roubado na mesma região onde aconteceu o crime, horas antes. O taxista roubado e outras testemunhas já prestaram depoimento.



O corpo do delegado foi encaminhado para a sede do Departamento de Polícia Técnica, em Salvador, e já passou por necropsia. O veículo do delegado também foi periciado. Participam da operação de buscas policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Grupamento Aéreo da PM, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre outros.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Risco de ataque cardíaco pode triplicar durante jogos da Copa

O coração dos brasileiros vai bater forte quando a seleção entrar em campo, daqui a pouco mais de duas semanas. E não é modo de dizer. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique no último mundial mostrou que, entre os alemães do sexo masculino, o risco de eventos cardíacos graves, como infartos, pode triplicar.





Foi o que ocorreu em 1994 com o professor universitário Renato Ladeia. Ele tinha 46 anos quando passou mal enquanto Brasil e Itália decidiam a Copa nos pênaltis. "Senti um pouco de pressão no peito, mal-estar, muita angústia. Foi muita ansiedade vendo aquele jogo", conta.


Levado ao hospital enquanto os rojões comemoravam o tetracampeonato, ele foi liberado pelos médicos, mas o infarto veio três meses depois. Com dois stents ("molas" que liberam a passagem do sangue) no coração, Ladeia pretende ficar longe da TV nos jogos da África do Sul. "Sou uma pessoa muito tensa. Nos jogos de futebol eu chuto junto com o jogador."

Não temos condições de dar 7,7% aos aposentados, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou nesta quarta-feira (26) que proporá ao presidente Luiz Inácio
Lula da Silva que vete o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. O valor foi aprovado na semana passada pelo Senado Federal.



"Não temos condições de dar o aumento de 7,7% para os aposentados. Os que ganham acima de um salário já estão recebendo aumento de 6,14% desde janeiro. Estou recomendando ao presidente que faça o veto, mas a decisão é dele. Se ele der os 7,7%, recomendarei uma nova redução de despesas para manter o equilíbrio fiscal do país", disse Mantega a jornalistas.

De acordo com cálculos do governo, o reajuste de 7,7% implicaria em um aumento de gastos da ordem de R$ 1,7 bilhão neste ano. Recentemente, o ministro anunciou um corte adicional de R$ 10 bilhões nos gastos dos ministérios, que se soma ao valor de R$ 21,8 bilhões já bloqueado em março deste ano.

Parceiros em negociações, Vitória e Atlético-MG duelam nesta quarta

Ao fim das negociações, o duelo. Atlético-MG e Vitória, que fecharam, na segunda-feira, a troca de dois jogadores – o meia Renan Oliveira foi para Salvador, enquanto o atacante Neto Berola reforça o time mineiro – se enfrentam, nesta quarta, às 19h30m (de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão.




O Leão baiano ainda conta com o reforço do meia Evandro, que também defendia o Galo, mas rescindiu seu contrato. O jogador, inclusive, está relacionado para a partida.



O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.



A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo vai para o confronto embalada pelo ótimo resultado diante do Atlético-PR, na última rodada. O placar de 3 a 1 a favor dos mineiros recolocou o time alvinegro entre os primeiros da tabela de classificação – na sexta posição, com seis pontos.



Já o time de Ricardo Silva, que faz um péssimo início de competição - com apenas um ponto ganho, na 15ª posição – busca a recuperação, até mesmo para chegar confiante à decisão da Copa do Brasil, contra o Santos. As duas partidas da final serão disputadas apenas após o encerramento da Copa do Mundo.

Delegado titular de Camaçari é morto durante entrevista

O delegado titular da 18ª Delegacia, em Camaçari, Clayton Leão Chaves, foi morto em uma emboscada na manhã desta quarta-feira (26), na estrada da Cascalheira, que liga o pedágio até o município de Camaçari.




 
De acordo com informações da polícia, Leão estava com a esposa e parou o carro para dar uma entrevista ao vivo para a rádio local Líder pelo celular, quando quatro homens que estavam em um carro branco com placa vermelha, dispararam rajadas de metralhadora contra o delegado. Ele estava levando a mulher para o trabalho em uma clínica odontológica no momento do crime.

domingo, 23 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 7 de junho

Professores da educação básica da rede pública têm até 7 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso, promovido pelo Ministério da Educação junto com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e se destina a alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas via internet.
Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O lugar Onde Vivo. Para os estudantes dos 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos dos 7º e 8° anos participam com dissertações do tipo memória. Os concorrentes do 9° ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio escreverão crônicas e os estudantes do 2° e 3° anos do ensino médio participam com artigos de opinião.
A última edição da olimpíada teve a participação de 6 milhões de alunos, com mais de 200 mil professores inscritos. Os educadores interessados em participar devem verificar primeiro se a secretaria de educação do seu município aderiu à competição, o que pode ser feito na internet. Até a última semana, 5.020 municípios, 49.979 escolas e 115.360 professores tinham se inscrito para participar do concurso.

Falta de qualificação dificulta preenchimento de vagas de trabalho no Brasil

Cerca de dois terços dos empregadores no Brasil têm dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para preencher vagas, segundo pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower. As informações são da BBC Brasil.
A pesquisa ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países e segundo a pesquisa a falta de mão-de-obra no Brasil  só não é maior do que a do Japão. Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher vagas com profissionais qualificados. No Japão, esse percentual foi de 76%. A média dos 36 países pesquisados foi de 31%
O estudo diz que a crise econômica mundial a partir de 2008 ajudou a reduzir o problema na maioria dos países. Em 2006, a média de empregadores que não conseguia encontrar profissionais qualificados em quantidade suficiente era de 40% nos países pesquisados.
Nos Estados Unidos, esse percentual caiu de 44% para 14% entre 2006 e 2010. Na Irlanda, país com menor escassez declarada de mão-de-obra qualificada, com 4% hoje, tinha 32% em 2006. Na Grã-Bretanha, o percentual caiu de 42% em 2006 para 9% em 2010. A Espanha, outro país fortemente atingido pela crise, teve o percentual reduzido de 57% em 2006 para 15% neste ano.

Vitória perde para o Ceará com gol aos 47 do segundo tempo

Uma partida decidida no apagar das luzes. Assim foi o encontro entre Ceará e Vitória na tarde deste domingo (23), no Castelão, no Ceará, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a decisão da Copa do Brasil, contra o Santos, marcada para o final de julho, o time baiano entrou em campo com o que tinha de melhor. No entanto, não foi o suficiente para frear o ímpeto do Ceará, que venceu por 1 a 0, com gol aos 47 minutos do segundo tempo.
A partida começou truncada, mas o Ceará logo de início se mostrou disposto a vencer, ao contrário do Vitória, que se defendeu durante boa parte do primeiro tempo. Aos 33 minutos, a equipe baiana perdeu seu principal atacante. Junior fez falta dura em Heleno, que não gostou e foi tirar satisfações. Como resultado, os dois foram expulsos.
O Vitória, que já não contava com muitas opções de ataque, passou a atuar apenas na defesa. O Ceará insistia em bolas cruzadas, principalmente com Diogo, que fez a festa sobre Maurim, mas saiu contundido.
No segundo tempo o Vitória voltou mais disposto a voltar para Salvador com os três pontos. Elkeson foi o principal articulador do time. Todas as jogadas de contra-ataque passavam pelos pés do meia, que, para o desespero de Ricardo Silva, estava em uma tarde pouco inspirada.
Aos 23, Uelliton recebeu cruzamento de Ricardo Conceição e cabeceou rente a trave esquerda de Diego. O goleiro do Ceará ficou parado, torcendo para que a bola não entrasse no gol. No minuto seguinte, Nino Paraíba arriscou o chute, mas Diego defendeu em dois tempos.
Quando o Vitória parecia melhor, o Ceará conseguiu abrir o placar. Aos 47 minutos, quando a partida já se encaminhava para o seu final, Washignton recebeu próximo a pequena área e mandou uma bomba, indefensável Vinícius. Não deu tempo para o time baiano sequer tentar a reação. Logo após o gol, o árbitro Sandro Meira Ricci encerrou a partida, decretando o triunfo cearense.
Com o resultado, o Ceará foi a sete pontos, na terceira colocação. Já o Vitória é 16º, com apenas um ponto ganho. O campeonato é liderado pelo Corinthians, que possui nove pontos e 100% de aproveitamento.
Na próxima quarta-feira (26), o Vitória encara o Atlético-MG no Barradão. Já o Ceará enfrenta o Goiás fora de casa.

Conheça o BB1 da Peugeot

A Peugeot apresentará pela primeira vez no Brasil o BB1. O conceito, destaque no Salão de Frankfurt 2009, oferece uma resposta original às necessidades de mobilidade dos grandes centros urbanos.
O BB1 é capaz de acomodar quatro pessoas em apenas 2,50 metros. Veículo 100% elétrico, este conceito
reinventa o automóvel em todas as suas dimensões (arquitetura, estilo, habitáculo, condução e conectividade), tudo isso respeitando ao máximo o meio ambiente.
O design


O estilo do veículo evidencia o volume interno e a ergonomia de condução, com linhas projetadas para a frente, deixando transparecer as superfícies vidradas, as portas recortadas com abertura invertida – a fim de facilitar
o acesso dos ocupantes – e as caixas de rodas com volumes extremamente gráficos.
Tem por base um chassi tubular especialmente desenvolvido em colaboração com os engenheiros da Peugeot Motocycles, que integra as ligações ao solo do veículo – direção elétrica, conjunto de suspensões
dianteira e traseira, conjunto de molas e amortecedores, entre outros.
A carroceria composta por uma leve célula de carbono completa a arquitetura, permitindo limitar o peso total a 600 kg e entrar no círculo virtuoso de limitação do peso dos componentes automobilísticos (motores elétricos, baterias, freios etc.).
O condutor dirige o BB1 utilizando um guidão que integra todos os comandos de condução (acelerador, freio etc.), enquanto o passageiro traseiro se senta atrás do condutor. Do lado direito, os passageiros da frente e de
trás adotam a mesma posição.
A potência total desenvolvida pelo veículo não ultrapassa 20 CV, ou seja, 10 CV por motor. Ele vai de 0 a 30 km/h em 2,8 segundos e, na retomada, de 30 a 60 km/h em 4 segundos.
Os motores são alimentados por baterias de Íon-Lítio, que conferem ao BB1 uma confortável autonomia de 120 km.

Chuva causa alagamentos na BR-324 e capital

A chuva que cai desde a manhã deste domingo (23) deixou pontos da BR-324 alagados. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, esses locais sofrem habitualmente com alagamentos, mas como são áreas muito movimentadas os condutores de veículos devem ter mais cautela ao dirigir.
Encontram com essas áreas de riscos quem trafega pelo Km 617 (Porto Seco), sentido interior-capital, Km 622 (Bonjuá), sentido interior-capital, Km 624 (acesso à Av. Luis Eduardo Magalhães), sentido capital-interior e Km 615 após o posto Caramuru, sentido capital-interior.
Nas ruas da capital baiana seis pontos de alagamentos foram registrados na manhã de hoje. O principal deles fica na Avenida ACM sentido Rótula do Abacaxi, próximo ao novo retorno que dá acesso ao Cabula. Quatros imóveis que foram invadidos pela água precisaram passar por avaliações técnicas.

Além disso, houve também infiltrações e uma pista rompida. Os bairros mais atingidos foram Pau da Lima, castelo Branco e Tancredo Neves. Caso alguma área seja atendida a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil (Codesal) que está trabalhando em plantão 24 horas na Operação Chuva. O número de contato é 199.

Três pessoas morrem em acidentes nas BRs

Dois acidentes neste final de semana resultaram em três mortes no trânsito baiano. O primeiro deles aconteceu às 17h desse sábado (22) em Coração de Maria, na BR-101, na altura do km 156,5 envolvendo três veículos. Morreram na colisão com uma S-10 e um caminhão o condutor do Fiesta, Marcio Rogério de Souza Coelho, 33 anos, e uma passageira que não teve sua identidade divulgada.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) outra passageira que estava no Fiesta ficou gravemente ferida e foi levada para um hospital próximo da cidade. Após o acidente o motorista do caminhão fugiu do local. O condutor da S-10 não ficou ferido.
Já na BR 242, no km 637 que fica no trecho entre a Chapada e Barreiras, Lincoln Mendes Barreira, de 44 anos, morreu após seu veículo perder o controle e capotar. Lincom estava sozinho no carro e morreu na hora.

sábado, 22 de maio de 2010

MP denuncia Associação Comunitária por maus tratos

O Ministério Público estadual ofereceu denúncia contra o policial civil Paulo Cesar Souza Fonseca, representante legal da Associação Comunitária Tio Paulinho (Acotip), localizada no município de Simões Filho, a 22 Km de Salvador.
Conforme destacaram as promotoras de Justiça Márcia Rabelo Sandes e Theresa Cristina Pinto Rebouças, autoras da denúncia, “estando à frente da entidade ao longo de 23 anos, Paulo Cesar implementou diversas práticas ilegais, utilizando-se da aparente vocação para o trabalho social de amparo a pessoas com necessidades especiais para, em verdade, manter carentes e indefesos, todos idosos ou com transtornos mentais, sob seu controle, apoderando-se dos benefícios sociais de que são titulares, restringindo-lhes a liberdade e submetendo-os a maus tratos”.
No documento encaminhado ao Juízo de Direito da Vara dos Feitos Criminais da Comarca de Simões Filho, as representantes do MP relataram que o denunciado incorreu nos delitos de apropriação indébita, cárcere privado, maus tratos e frustração de direito assegurado por lei trabalhista (todos do Código Penal), além de apropriação de proventos do idoso (previsto no Estatuto do Idoso), “verificando-se que cada delito foi praticado mais de uma vez, em face da multiplicidade de vítimas”. As promotoras de Justiça basearam a ação penal nos registros da vistoria realizada em 27 de julho e na perícia efetuada em 16 de dezembro do ano passado, data em que a Acotip foi interditada por ordem judicial, estando com 69 pessoas internadas.

Fonte :http://www.radiosociedadeam.com.br

É suspensa a comercialização de marca de sal

Está suspensa a comercialização do sal moído iodado da marca Miramar. O produto não contém a quantidade mínima exigida de iodo para consumo e por isso deve ser recolhido. A medida consta da RE 2227, publicada no Diário Oficialda União (DOU) da segunda-feira (17).

O sal, fabricado pela Norte Salineira S.A Indústria e Comércio Norsal, apresentou 16,91mg de iodo, segundo laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A RDC 130/03 estabelece que é próprio para consumo humano apenas o sal que apresentar teor de iodo entre 20 e 60mg.

Ford convoca proprietários de Ka para recall

Uma ação divulgada pela Ford, na sexta-feira (21), envolve todas as unidades do novo Ka fabricadas entre 2008 e 31 de janeiro de 2010 (as deste ano com chassi até o número AB203702). De acordo com a fabricante, será necessário o recall de 166.460 unidades do veículo.
Os carros passarão por inspeção e modificação na fixação do chicote elétrico, segundo a montadora. Como o chicote elétrico é um conjunto de fios que distribui a corrente elétrica para os vários componentes e sistemas do automóvel, o seu desgaste pode prejudicar o isolamento dos fios e causar pane em diversos equipamentos (faróis, setas, limpadores de para-brisas). Assim, em casos mais graves, pode haver curto-circuito e consequente incêndio.
Os proprietários dos veículos chamados podem agendar diretamente a visita nas concessionárias ou entrar em contato com o centro de atendimento da Ford, pelo telefone 0800 703 3673. O atendimento iniciará na próxima segunda-feira (24).

Salvador sedia Pré-Conferência de Juventude das Américas

Entre segunda (24) e quarta-feira (26), Salvador sedia a Pré-Conferência de Juventude das Américas, reunindo representantes governamentais e da sociedade civil de 30 países. O evento, que antecede a Conferência Mundial de Juventude, de 31 de julho a 13 de agosto deste ano, no México, vai debater os avanços das políticas juvenis no continente.

A pré-conferência será no Hotel Pestana e a abertura, às 10h de segunda-feira, terá a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, da ministra de Juventude do México, Priscila Vera, e do secretário-geral da Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), Eugênio Ravinet, entre outras autoridades.

Ampliada faixa de vacinação contra H1N1 para menores de 5 anos

As crianças na faixa etária de 2 anos até 4 anos 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos) poderão se vacinar contra a Gripe A (H1N1) até o dia 2 de junho. A medida foi adotada, nesta sexta-feira (21), pelo Ministério da Saúde para todo o país, considerando que esse grupo apresenta maior vulnerabilidade para desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.

Pais ou responsáveis pelas crianças já poderão levá-las aos postos a partir da próxima segunda-feira (24), para a imunização. Neste período, as pessoas, dos grupos prioritários que não se vacinaram também devem procurar um posto de saúde.

Para o novo grupo serão utilizadas, no país, 10,8 milhões de doses da vacina, pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha.

Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. Para imunizá-las, bastam duas meias doses da vacina. A segunda meia dose é aplica 21 dias depois da primeira.

Secretaria de Justiça oferece 27 vagas para agentes penitenciários

Começam na próxima segunda-feira (24) as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à contratação de agentes penitenciários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São oferecidas 27 vagas (19 reservadas para o sexo masculino e oito para o feminino) em unidades prisionais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A remuneração é de R$ 1.770,73, incluindo vencimento básico e gratificação, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os candidatos precisam ter ensino médio completo.

As inscrições continuam até o dia 29 deste mês, das 8h às 18h, no site da SJCDH, por meio do preenchimento e envio do formulário, seguindo o modelo disponibilizado no endereço eletrônico. A seleção compreende três etapas: análise curricular, entrevista e investigação social. Não há reserva de vagas a candidatos portadores de deficiência devido às peculiaridades da função. O edital completo também pode ser acessado no site da secretaria.

Vitória terá três desfalques contra o Ceará no domingo

Depois do esforço hercúleo pela classificação às finais da Copa do Brasil, chegou a hora de quem jogou no sacrifício focar exclusivamente a recuperação de suas lesões. Dessa forma, o Leão terá três desfalques no jogo contra o Ceará: Viáfara, Bida e Ramon vão se dedicar a curar problemas musculares.

Os substitutos no jogo de domingo, 23, serão Vinícius, Ricardo Conceição e Renato, respectivamente. O técnico Ricardo Silva não se mostrou preocupado com as perdas para a partida. “Nosso esquema é o mesmo. Quem entrar terá a chance de mostrar seu potencial.”

O atacante Júnior foi nesta sexta-feira, 21 para Fortaleza acompanhar o pai, que se encontra gravemente doente. Apesar do drama pessoal, ele segue relacionado para a partida, assim como Neto Berola, que deixou o treino com a fíbula direita enfaixada devido a um pequeno procedimento para drenar o sangue de uma pancada sofrida na semana passada.

Sobre a ida de Neto Berola para o Atlético-MG, o atacante diz não saber de nada. “Pra mim, até agora, só são boatos”, despistou.

Ganso, Neymar, Madson e André são barrados no Santos por bagunça e atraso

Os jogadores do Santos, Paulo Henrique Ganso, Madson, Neymar e André, chegaram atrasados na concentração do clube na madrugada da última quinta, 20, e foram cortados do jogo contra o Atlético Goianiense, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, neste sábado, às 18h30.

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, o técnico aparentava cansaço, pois ficou esperando pelos atletas, e disse que tinha problemas internos para resolver.

Por conta do ocorrido, o treinador não definiu a escalação do Santos para a partida em Goiânia. Paulo Henrique Ganso, André, Neymar e Madson também receberão uma multa e terão de treinar no fim de semana como castigo.

Os quatro atletas só apareceram por volta das 3h de sexta, descumprindo a determinação do técnico, Dorival Júnior, de se apresentar até as 23h. Além disso, os jogadores deixaram o treinador santista furioso pela bagunça promovida pelo grupo ao chegar de uma festa.

Na manhã desta sexta, 21, Dorival Júnior se reuniu com o gerente de futebol do Santos, Jamelli, e decidiu punir os jogadores, que treinarão durante o final de semana em Santos.

Bahia empata em casa e perde os 100% de aproveitamento

Em jogo disputado, o Bahia arrancou um empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, no Estádio de Pituaçu, na sexta-feira, 21, e perdeu os 100% de aproveitamento na terceira rodada da Série B do Brasileirão. O público compareceu em peso, com mais de 25 mil torcedores incentivando o time.

Com o resultado, o tricolor manteve a invencibilidade na competição e chega aos 7 pontos, ficando, temporariamente, na terceira posição. O time do Bahia enfrentou um adversário bem postado em campo e que não se intimidou com a presença marcante da torcida tricolor em Pituaçu.

Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Renato Gaúcho disse que o Bahia foi uma equipe guerreira e que não se entregou em momento algum. O treinador ainda comentou que a equipe está em formação e afirmou que o tricolor iniciou bem a Série B. "Começamos bem o campeonato. Estou satisfeito com o que a equipe demonstrou. Disputamos nove pontos e ganhamos sete, está bom".

Datafolha: Dilma sobe e empata com Serra, 37%

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, empatou com seu maior rival, o tucano José Serra, na pesquisa de intenção de voto Datafolha: ambos aparecem com 37%. Na sondagem anterior, em meados de abril, a petista tinha 30% das intenções de voto e Serra, 42%. Marina Silva, pré-candidata do PV, se manteve estável em relação à última sondagem, com 12%. Os números foram publicados na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 12044/2010, foi realizada na quinta-feira e ontem com 2.660 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Votos nulos, em branco ou nenhum somam 5%. Os indecisos são 9%.

Dilma também apresentou crescimento na pesquisa espontânea, quando os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos: subiu de 13% para 19%, ultrapassando o tucano, que em abril pontuava 12% e agora foi para 14%. No entanto, ambos aparecem em uma curva ascendente na pesquisa espontânea. Tanto Serra quanto Dilma tinham 8% na sondagem realizada em dezembro do ano passado. Marina tem 3%.

No cenário com concorrentes pequenos, os números não apresentam mudança substancial. Dilma e Serra ficam com 36% das intenções de voto e Marina, com 10%. Em relação à rejeição dos eleitores, a petista também teve bons resultados: caiu de 24% para 20%. Assim como Marina, que foi de 20% para 14%. Serra, entretanto, subiu de 24% para 27%, mas ainda dentro da margem de erro.

O empate entre Dilma e Serra persiste na projeção de segundo turno. Numa disputa entre os dois, a petista teria 46% das intenções de voto contra 45% do tucano. Na pesquisa Datafolha anterior, eles apresentavam, respectivamente, 40% e 50%.

Governo Lula

O Datafolha também aponta recorde de aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva desde que ele assumiu, em janeiro de 2003: 76% avaliam sua gestão como bom/ótimo. O número é o mesmo registrado, segundo o instituto, em março deste ano, antes de recuar em abril para 73%. O governo é regular para 19% dos entrevistados e ruim/péssimo para 5%.

Delegado baiano foragido há 2 anos é preso em São Paulo

Foi preso nesta sexta-feira (21) em São Paulo um delegado baiano que está foragido desde 2008, acusado de cometer um duplo homicídio. Fábio Luís Silva é acusado de ter matado o ex-vereador Edmeres José de Almeida, em 2004, e o filho do político, Edmeres José de Almeida Filho, em 2006, em Uibai. Na ocasião, ele era delegado da cidade de São Gabriel, a 482 km de Salvador.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias baiana e paulista na capital de São Paulo. Dois mandados de prisão já haviam sido expedidos contra Fábio Luís, das comarcas de Ubaí e de Ibititá. Fábio era investigado pelo crime e estava preso na Corregedoria da Polícia Civil quando a Justiça concedeu um alvará de soltura, em junho de 2008. Depois disso ele fugiu e nunca mais se apresentou.

Além de responder a processo criminal, Fábio Luís também responde a dois processos administrativos na Polícia Civil pelo duplo homicídio, um latrocínio em São Gabriel e formação de quadrilha. “Iremos apurar sempre com maior rigor a participação de policiais civis em atividades ilícitas”, declarou o delegado-geral, Joselito Bispo da Silva.

Os policiais militares Natanael Daltro dos Santos e Ivan Carlos Correia Vital, suspeitos de participação no crime, também estão sendo investigados.

O crime
O corpo do ex-vereador foi encontrado carbonizado próximo à cidade de Xique-Xique. Ele era suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e agiotagem. Após sua morte, em 2004, seu filho assumiu o comando dos 'negócios' e tentou descobrir quem era o assassino do pai. Ele chegou a contratar matadores de aluguel para buscar vingança. Dois anos depois, Edemeres Filho foi executado a tiros em um povoado de Ibititá.

As investigações apontaram para o envolvimento do delegado Fábio Luís, que é acusado de ter sequestrado e extorquido o ex-vereador, para depois matá-lo.

Quatro homens são presos com 40 kg de maconha em carro na BR 116

Dois homens foram presos por policiais militares quando transportavam cerca de 40 kg de maconha em um veículo na BR-116, na quinta-feira (20). Givanilson Santana dos Santos, Josevane Ramos Correia e Joaquim Armando da Silva tentaram tentou furar uma barreira montada pela polícia na rodovia.

Procedente do município de Floresta, em Pernambuco, a droga estava acondicionada em quatro sacos e deveria ser levada até o município baiano de Rio Real. Josevane Ramos Correia é apontado como comprador da droga.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Cícero da Silva Pereira, integrante do grupo, vinha num outro veículo dando apoio aos comparsas e também acabou preso A polícia apurou que a droga era cultivada por Joaquim Armando da Silva.

Encaminhados à Delegacia de Chorrochó, Givanilson, Josevane, Cícero e Joaquim permanecem custodiados à disposição da Justiça. Eles vão responder por tráfico de drogas e se condenados podem pegar até 15 anos de prisão.

Universidades Estaduais podem entrar em greve

Após seis meses de início da Campanha Salarial 2010, após solicitações constantes do MD em tentar conversar com o governo, após paralisações, panfletagens, idas a imprensa, envio de ofícios, instalações de outdoor e busdoor denunciando o descaso do governo com a educação superior, após quatro anos de espera pelo cumprimento das promessas feitas em período de eleição e só após a provação do indicativo de greve nas quatro Universidades Estaduais da Bahia, o governo resolve receber os representantes dos docentes e técnicos nesta sexta (14).

A reunião com o propósito de discutir Campanha Salarial; promoção e progressão; mudança de regime de trabalho, lei 7176 e outras pendências, não solucionadas pelo governo nesses quatro anos de mandato, contou com presença dos reitores, o coordenador da CODES (Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior), Clóvis Caribe e dos representantes da SAEB (SAEB - Secretaria da Administração do Estado da Bahia) e SERIN (Secretaria de Relações Institucionais), representantes dos técnicos, representantes do ANDES – SN e Fórum das ADs.

Lula anuncia plano nacional para combater o crack

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (20) um decreto que institui o Plano Integrado para Enfrentamento do Crack e outras drogas. O governo federal vai investir R$ 410 milhões neste ano para implementar as ações do plano, que atuará em três frentes: prevenção, combate e tratamento.

Ente as ações anunciadas por Lula, durante o encerramento da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, estão o treinamento de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social para atender os dependentes e a famílias e alertar sobre os riscos de uso da droga.

O presidente citou ainda a elaboração de estudos aprofundados sobre as consequências do uso do crack e o impacto econômico, além do mapeamento das rotas do tráfico. A intenção do governo é reforçar a fiscalização nas fronteiras, principalmente com o Peru, a Bolívia e Colômbia, para impedir que a droga entre no país.

Lula também pediu o comprometimento dos prefeitos no enfrentamento ao crack. Ele lembrou que a droga saiu dos centros urbanos e já se espalhou pelo pequenos municípios.

Milton Neves detona o Vitória



O comentário de Milton Neves, que já circula a internet, foi feito após a primeira partida do Vitória contra o Atlético de Goias. Os torcedores do time baiano não gostaram nada e prometem dar o troco. É só o Milton Neves, que é um dos caras que mais falam besteira na televisão brasileira, pisar na boa terra.Faça o seu comentário

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Corte no Orçamento segura pacote de Lula a prefeitos

Depois de anunciar um corte adicional de R$ 10 bilhões no Orçamento, a equipe econômica segurou a lista de bondades que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretendia conceder aos prefeitos. Com isso, ao participarontem do encerramento da 13ª Marcha em Defesa dos Municípios, Lula divulgou um tímido pacote de benefícios, frustrando as expectativas.

O presidente encaminhou ao Congresso projeto de lei que estabelece a chamada "equalização" do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Trata-se de um mecanismo para a União compensar eventuais quedas na arrecadação nominal do Imposto Sobre Produtos Importados (IPI) e Imposto de Renda, que compõem o fundo.

Se for aprovada, a proposta só valerá a partir de abril de 2011. "Nós estávamos reivindicando um apoiofinanceiro para o FPM, porque os municípios estão estrangulados, mas o presidente anunciou apenas um projeto de lei", lamentou o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

A transferência prevista para o FPM, neste ano, era de R$ 56,5 bilhões, mas, pela reestimativa da Receita Federal, a cifra agora será de R$ 53,5 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MPE pede multa para Lula e Dilma por campanha antecipada

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, por prática de campanha eleitoral antecipada. Na ação, protocolada nesta quinta (20), o MPE pede a aplicação de multa no valor de R$ 25 mil.

O Ministério Público também incluiu na ação o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Petrobras Transporte S.A (Transpetro), José Sérgio de Oliveira Machado, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos.

A campanha eleitoral antecipada teria ocorrido durante a solenidade de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, realizada em Ipojuca (PE) no dia 7 deste mês.

Para o MPE, a própria idealização do evento configura ato de campanha eleitoral antecipada, que estaria confirmada nos discursos feitos na cerimônia, que defendiam a continuidade do governo Lula, mesmo não mencionando explicitamente as eleições de 2010 ou a candidatura de Dilma.

Rodoviários decidem entrar em greve a partir do dia 26 deste mês


Em assembleia realizada nesta quinta-feira (20), os rodoviários da capital decidiram por unanimidade decretar greve por tempo indeterminado a partir de 0h de quarta-feira (26). Segundo o Sindicato dos Rodoviários da Bahia, depois de 12 rodadas de negociações, não houve acordo com as empresas.
Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 15%, mas o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) ofereceu 2,8% de reajuste. Os rodoviários também querem um aumento de 30% no valor do ticket refeição e, além disso, receber este benefício durante o período de férias.
O Setps tem até o dia 26 para negociar com os rodoviários e evitar a greve. De acordo com o presidente do Sindicato, Manoel Machado, os rodoviários têm a intenção de manter as conversas e há possibilidade de acordo. 'Nos últimos dez anos, exceto 2006, geralmente na véspera da greve apareceu uma proposta', disse Machado, acreditando que a categoria deve ser procurada para negociações antes de quarta.
Machado disse que os rodoviários também estão 'dispostos a atender o que for possível para manter uma cota mínima' de circulação de ônibus. Para isso, ele volta a ressaltar, é preciso recomeçar as negociações. 'Estamos dispostos a negociar. A greve é a última saída'

Estudante é acusada de roubo e espancada em loja na avenida Sete


Tapas, pontapés, murros e ameaças de morte. Este foi o tratamento dado a uma cliente da Loja Esplanada, na Avenida Sete de Setembro, no último sábado. Acusada de roubo por funcionários, uma estudante de curso técnico de enfermagem, 22 anos, foi levada até uma sala, onde foi totalmente despida e espancada por três seguranças, entre eles um policial militar, e uma vendedora identificada pela vítima como Márcia.
A estudante saía da loja, quando o alarme tocou. Duas horas e meia depois, os agressores se convenceram de que a jovem era inocente. “Acabei assinando um documento que nemli. Depois, o policial fez ameaça” contou. Com hematomas no rosto, costas, mãos e abdômen, a estudante registrou queixa na 1ª Delegacia (Barris).
Até hoje, ela sente dores na cabeça, não tem firmeza nas mãos e não temido às aulas. Quando sai de casa, é sempre acompanhada por parentes, já que foi ameaçada. A reportagem esteve ontemna loja, mas o gerente, de prenome Wagner, informou por uma funcionária que não iria comentar o episódio.

Trabalhadores são encontrados em situação de exploração em Barreiras


Uma operação conjunta realizada entre a Polícia Rodoviária Federal com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na quinta-feira (20), em Barreiras, oeste da Bahia, descobriu que 30 trabalhadores rurais estavam situação de trabalho 'degradante' - exploração - em uma fazenda no km 836 da BR 242.
Os trabalhadores estavam alojados em barracas de lona em péssimas condições de higiene, sem registro em carteira de trabalho e sem receber salários há 3 meses. Depois de uma vistoria no local e arredores da propriedade, foram encontradas escondidas em meio à vegetação, quatro espingardas de fabricação caseira.
O proprietário já foi identificado e a Justiça aguarda-se que ele pague os trabalhadores. Caso isso não aconteça, uma ação civil pública será impetrada no Ministério Público do Trabalho solicitando o bloqueio dos bens dele. As informãções são da TV Oeste. 

Polícia encontra drogas e dinheiro em fraldas de bebês em Conquista


A polícia encontrou na manhã desta sexta-feira (21) em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, 80 papelotes de cocaína e R$ 978 dentro das fraudas de dois bebês de três e quatro meses. Eles foram encontrados dentro da casa onde três traficantes foram presos, dentre eles, a mãe das crianças.
O local funcionava como um ponto de venda de drogas. Na casa também estavam oito adultos e outras três crianças de oito, sete e cinco anos. A polícia acredita que a droga foi colocada dentro das fraldas no momento em que os policiais entraram na casa. 
A operação foi conjunta entre a Polícia Federal e a Companhia Estadual do Sudoeste e Gerais. Ao todo, sete pontos de tráfico foram desativados. Os políciais apreenderam ainda maconha, aparelho eletrônicos e material para uso de crack. As crianças estão com uma Conselheira Tutelar.

TCM encaminha representação ao Ministério Público contra a prefeita de Catu.

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (20/05), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra a prefeita de Catu, Gilcina Lago de Carvalho, pela saída de numerário de conta específica do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, no montante de R$ 125 mil, sem documento de despesa em valor correspondente, no mês de dezembro de 2008.
A relatoria determinou a formulação de representação ao Ministério Público, ressarcimento aos cofres público do valor de R$ 125 mil e multa de R$ 4 mil a gestora, que pode recorrer da decisão.
Mesmo ciente da denúncia, a gestora não apresentou qualquer justificativa para descaracterizar a irregularidade.
Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado na Prefeitura de Catu. (O voto ficará disponível no portal após a conferência).

Antes, no dia 13(quinta feira próxima passada),a gestora foi condenada pelo mesmo órgão,a devolver aos cofres públicos o montante de mais de R$250 mil correspondentes aos royalties ,os quais não foi comprovada a sua destinação.As informações são do site do TCM.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rodoviários decidem hoje sobre greve

Os usuários do sistema de transporte coletivo de Salvador amargaram, na manhã de ontem, longa espera. No início do dia, os pontos ficaram lotados e muitos se perguntavam o que havia acontecido. O atraso de mais de três horas para algumas linhas ocorreu por conta de diversas assembléias – promovidas pelo Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia – em algumas garagens das 21 empresas credenciadas.

O ato – chamado pela categoria de “Assembleias de Garagem” – teve a intenção de convocar motoristas e cobradores para uma segunda assembleia geral, foi marcada para as 15hs de hoje. Conforme o sindicato, os dois horários permitem a participação de trabalhadores de ambos os turnos. “Quem trabalha pela manhã, participará da assembleia no horário da tarde e vice-versa. No início da noite, quando serão somados os resultados das duas assembleias, teremos a decisão quanto a se entraremos, ou não, em greve”, informou o presidente do Sindicato, Manoel Machado. A assembleia acontece no Sindicato dos Eletricitários da Bahia (SINERGIA), no bairro da Sete Portas.

Caso a greve seja deflagrada pela categoria, os ônibus deverão deixar de circular na próxima terça ou quarta-feira. “Isso porque precisaremos cumprir com os prazos legais para que a população e as autoridades sejam informadas quanto ao início da greve”, justificou o vice-presidente do sindicato, Euvaldo Alves.

Senado aprova salário mínimo de R$ 510 em votação simbólica

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (19) em votação simbólica o reajuste do salário mínimo para R$ 510. Na prática, a aprovação apenas regulariza o valor que já está em vigor desde janeiro deste ano.

Além do salário mínimo, os senadores também votaram e aprovaram hoje o reajuste de 7,72% para aposentados que ganham mais de um salário, o Projeto Ficha Limpa, o uso de pulseiras eletrônicas para presos em progressão de regime e uma medida provisória que trata sobre crédito extraordinário.

Com isso, limparam a pauta, que permanece comprometida apenas com os projetos do pré-sal. Para essa votação, foi fechado um acordo entre governo e oposição para que os três principais projetos sejam votados entre o dia 8 e 16 de junho. As informações são da Agência Brasil.

Governo assina plano de ação 2010 com 417 municípios no estado

O governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) assinará nesta sexta-feira (21) o plano de ação 2010 com 417 municípios na Bahia, para o cofinanciamento com recursos do Tesouro do Estado. A prioridade dos atendimentos é com a família, criança, idoso, pessoa com deficiências, gestantes e mulher que esteja amamentando.

Os recursos, no montante anual de R$43, 6 milhões serão destinados à execução dos serviços de Proteção Social Básica e Especial. Definidos na Lei Orgânica da Assistência Social, essas atividades continuadas visam à melhoria de vida da população, através de ações voltadas para suprir as necessidades básicas dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também dos Benefícios Eventuais (ajudas suplementares e provisórias, prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública).

Duas crianças morrem depois de cair em poço em Maceió

Duas crianças morreram depois de cair em um poço, em Maceió, na manhã desta quinta-feira (20). Segundo os bombeiros, um bebbê de 1 ano e oito meses foi retirado do local sem vida. A outra vitima foi uma menina de 12 anos que não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O poço tem pelo menos 80 metros de profundidade e fica no terreno de uma antiga transportadora que pertence ao pai do bebê. A menina era babá da criança. A mãe passou mal e foi levada ao hospital.

Vitória goleia o Atlético-GO e enfrenta o Santos na final

O Vitória conquistou a vaga para a final da Copa do Brasil ao derrotar o Atlético-GO por 4 a 0 no Barradão na noite desta quarta-feira (19). O time goiano havia vencido a primeira partida, no Serra Dourada, por 1 a 0.

O Leão mostrou sua superioridade em campo, mas o jogo foi tenso, com o Atlético pressionando bastante no segundo tempo, quando perdia por 2 a 0 e precisava de um gol para diminuir o placar e conseguir a classificação.

Os dois primeiros gols do Leão sairam em duas jogadas seguidas em menos de 5 minutos. Aos 29 do primeiro tempo, Ramon Menezes levantou na área e Uelliton subiu e mandou de cabeça para o fundo das redes. Aos 33, foi a vez de Júnior 'desencantar', depois de 6 jogos sem marcar, depois de lançamento pela direita e toque de Bida.

No segundo tempo, o Atlético tentou pressionar em busca de um gol que classificaria o time. O time teve algumas chances, incluindo uma bola na trave e uma jogada inacreditável já no final do jogo, aos 43, quando a bola sobrou na área para Marcão e ele simplesmente não chutou, sendo desarmado logo em seguida. Na sequência do lance, a prova da máxima do futebol que diz que quem não faz, leva: Neto Berola se aproveitou da saída do goleiro Márcio do gol, driblou a mandou para Júnior que, livre de marcação, tocou para as redes.

No final do jogo, o Vitória ainda teve tempo para mais um, fazendo sua já tradicional goleada no Barradão nesta Copa do Brasil. Júnior sofreu pênalti, o goleiro Viáfara foi cobrar e mais um lance curioso. Viáfara marcou, mas o juiz se precipitou e mandou voltar por conta da paradinha - a nova regra da Fifa regulamentando a jogada vale a partir de junho - e ainda deu amarelo para o aniversariante da noite, que assim fica fora da primeira partida da final, acumulando três amarelos. Viáfara voltou a cobrar e dessa vez não teve erro: 4 a 0, mesmo o goleiro Márcio quase chegando na bola.

O Vitória agora enfrenta o Santos, que venceu o Grêmio por 3 a 1 na Vila Belmiro, na final da Copa do Brasil. As partidas serão em 28 de julho e 4 de agosto e o sorteio para determinar a ordem do mando de campo será realizado pela CBF nesta quinta-feira à tarde.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Servidores da PF cruzam os braços em todo o país hoje, diz sindicato

Servidores da Polícia Federal paralisam suas atividades em todo o país nesta quarta-feira (19) para exigir a reestruturação da carreira e da tabela salarial da categoria, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Civis e Federais da PF em São Paulo (Sindpolf).

A paralisação envolve sobretudo agentes, escrivães e papiloscopistas, ou seja, alguns dos cargos de menor remuneração dentro da PF. Em assembleia, os servidores decidiram realizar operações padrões em aeroportos, portos e fronteiras. "A ideia é paralisar para chamar a atenção do governo. Não queremos parar de uma vez porque sabemos que isso prejudica muito a população", diz Almeida Lopes, presidente do Sindpolf.

Os trabalhadores dizem que no governo Lula a categoria foi muito desvalorizada e que há uma discrepância entre os salários dos policiais que estão no topo e os que estão começando a carreira. De acordo com Lopes, os servidores da PF estão recebendo menos do que outras categorias que exigem qualificação inferior ou semelhante, como os profissionais da Abin (Associação Brasileira de Inteligência).

Inflação 'do aluguel' quase dobra na 2ª prévia de maio, diz FGV

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado como base de reajuste para a maioria dos contratos de aluguel, variou 0,95% no segundo decêndio do mês de maio, contra 0,50% no mesmo período de abril.

Segundo informou a Fundação Getúlio Vargas nesta quarta-feira (19), o indicador acumula alta de 3,94% em 12 meses; em um ano, a inflação acumulada é de 4,55%.

A principal influência para a aceleração veio dos preços no atacado, medidos pelo componente Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passaram de 0,38% na segunda prévia de abril para 1,19% no mesmo período de maio.

O preço das matérias-primas brutas, que acelerou de -0,44% para 3,92%, foi uma das principais pressões inflacionárias para o grupo, com os seguintes destaques: minério de ferro (‐1,06% para 27,16%),soja (em grão) (‐3,47% para 3,18%) e cana‐de‐açúcar (‐1,22% para 4,98%).

O componente Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,45%, ante 0,50%, no mesmo período do mês anterior.

Ladrão reage a dentadas a cerco policial em São Paulo

Policiais do Departamento de Investigação sobre Crime Organizado (Deic) prenderam na tarde desta terça-feira (18) o mecânico Joaquim Moreira Pires, o Beleza, de 45 anos, um dos principais ladrões de São Paulo na década de 80.

Ele foi preso quando dirigia um Gol roubado no Carandiru, na Zona Norte, e, segundo a polícia, reagiu a dentadas à abordagem policial. Pires estava fora da cadeia desde fevereiro, quando, depois de cumprir 25 anos de prisão, abandonou o regime semiaberto.

De acordo com informações da polícia, o criminoso foi preso após uma equipe, que trabalhava na rua Maria Cândida, desconfiar do motorista de um Gol. Após pesquisas, constatou-se que se tratava de um carro roubado.

O veículo foi seguido, e quando o motorista parou em um posto de combustíveis, na rua Asdrúbal do Nascimento, foi abordado pelos policiais. Pires, então, teria reagido com dentadas ao cerco policial. Ele também carregava um revólver calibre 38.

Fonte:G1 Notícias

Policiais civis entram em greve por tempo indeterminado

19/05/2010 às 07:37
| ATUALIZADA às 07:56 | COMENTÁRIO (0)
Policiais civis entram em greve por tempo indeterminado

Paula Pitta | A TARDE On Line

Os policiais civis deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira, 19, na Bahia. A categoria segue movimento nacional com o objetivo de conseguir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446/300 na Câmara dos Deputados, que prevê piso salarial unificado para policiais militares, civis e bombeiros de R$ 3,5 mil, para nível médio, e R$ 7 mil, superior.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Bernardino Gayoso, cerca de 16 estados já aderiram à mobilização. A categoria se reúne em frente à sede da Polícia Civil, na Piedade, a partir das 8h desta quarta, como forma de mobilização.

Gayoso afirmou ainda que, durante a greve, serão mantidos apenas os serviços de levantamento cadavérico e prisão em flagrante, sendo que este último será conduzido por policiais militares.

"Quando o policial militar fizer o atendimento e chegar à unidade policial com a guarnição, vai ficar retido no local, porque não vai ser atendido e não terá o boletim de ocorrência. Eles não podem sair da unidade enquanto não tiverem boletim", explica o sindicalista. De acordo com Gayoso, esta ação vai funcionar como uma estratégia de mobilização também da PM já que, de acordo com a legislação, os policiais militares são proibidos de fazer greve.

Os policiais civis também não vão investigar crimes, fornecer atestados de antecedentes criminais e intimação. "O único serviço interno que será mantido, ilegalmente por sinal, é a custódia de preso, que não é função do policial", diz Gayoso.

Os cerca de sete mil policiais civis baianos recebem salário de R$ 536 mais gratificação de R$ 1.250, sendo que esse benefício é reduzido durante a aposentadoria.

Fonte:A Tarde