segunda-feira, 15 de março de 2010

César Borges prevê crescimento da Bahia com inauguração do Gasene.

O senador César Borges (PR-BA) destacou no Senado a inauguração, nas próximas semanas, pelo presidente Lula, do trecho baiano do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste), e previu um novo surto de crescimento da indústria baiana, com a garantia de fornecimento do gás natural para os investimentos no estado. O senador disse que, desde 2005, cobrava o início da obra, na época adiado pela Petrobrás. “Eu vim a esta tribuna, nesses últimos anos, tantas vezes, reclamar por essa obra, e há pouco mais de um ano estive com o presidente Lula no lançamento desse empreendimento em Catu, dessa obra sonhada há muitos anos”, lembrou.

“Estaremos ligados e ligando o Sudeste ao Nordeste. Nós vamos ter auto-suficiência e, quando digo nós, não é apenas a Bahia, mas todo o Nordeste brasileiro”, comemorou César Borges. Em aparte, o senador João Tenório (PSDB-AL) compartilhou a satisfação pela conclusão de uma obra tão importante para os nordestinos, e elogiou a defesa que César Borges faz dos interesses regionais. “Os baianos, de modo geral, têm esse comportamento, sempre pensam na região como um todo e se comportam dessa maneira, e V. Exª, em particular, tem tido essa postura durante todo esse tempo em que aqui tenho estado”, afirmou.

César Borges ressaltou que além do gás proveniente da Bolívia, o gasoduto também levará ao Nordeste gás produzido nos grandes campos recém-descobertos em regiões de Santos, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Eu sinto, como baiano, que é um momento importante para o futuro da industrialização do nosso estado”, afirmou. O Gasene tem 1,3 mil km de extensão, investimento de US$ 1,5 bilhão e capacidade de 20 milhões de m³/dia de gás. O gasoduto atravessa 70 municípios, cinco no Rio de Janeiro, 17 no Espírito Santo e 48 na Bahia, e é dividido em três trechos: Cabiúnas-Vitória; Vitória-Cacimbas e Cacimbas-Catu, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário