quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Antes das provas do Enem, aprenda a afastar a tensão pré-vestibular















Eles passaram o Dia de Finados enterrando a cara na apostila e chorando a saudade dos tempos do maternal. Agora, a três dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nesse sábado e domingo, estudante experimentado sabe que é hora de encarar a conhecida Tensão Pré-Vestibular (TPV).

O pacote inclui ansiedade, insônia, falta de apetite, dificuldade de concentração e outras armadilhas do estresse que podem sepultar o sonho de entrar na tão sonhada faculdade. Casal de namorados, Fernanda Lima, 19 anos, e Camilo Fonseca, 21, trocou o sol do feriadão pela sala do cursinho Universitário, na Piedade.
Difícil foi dispensar os amassos. “A gente se completa. Eu estimulo Fernanda a estudar e ela me ajuda a relaxar”, relata Camilo. É a dica que faltava para a estudante Tatiane Moreira (nome fictício), 19 anos, da Central do Vestibular. Ela pediu à equipe de reportagem para não ser identificada por um motivo: “Meu pai não pode nem sonhar que eu estou namorando”, implora a aluna, que namora escondido no cursinho.
“É muita pressão. Estou tentando para Direito pela segunda vez e, se eu não passar, meu pai vai colocar a culpa nele”, diz, acrescentando em tom de promessa: “Assim que passar ele vai ficar sabendo”.
QUEBRA GELO Para a terapeuta familiar Ana Liése Leal, candidato e família devem encarar com naturalidade a expectativa  em torno da aprovação. “Na reta final, o mais comum é que o candidato fique preso aos estudos, o que gera uma tensão maior”.

“Cada um encontra um jeito diferente para se sentir bem. O ideal é fazer uma atividade física moderada, para liberar endorfina. Outra saída são as atividades lúdicas, sair com os amigos ou viajar”, sugere a terapeuta, que só faz apenas uma ressalva: “É importante evitar extremos. A dica é relaxar, não enfiar o pé na jaca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário