segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Remédios grátis para pressão alta e diabetes a partir de hoje.Catu tá quase fora deste programa!

A distribuição gratuita dos medicamentos contra hipertensão e diabetes começa hoje em todos os estabelecimentos da rede Aqui Tem Farmácia Popular. Na Bahia, são 221 unidades. Para ter direito ao benefício, basta apresentar a receita médica e o documento de identidade para retirar o remédio.
A oferta de medicamentos gratuitos foi normatizada no início deste mês por portaria do Ministério da Saúde e viabilizada por acordo com sete entidades da indústria e do comércio farmacêutico. “Pelo acordo, o Ministério se compromete a ampliar a oferta de medicamentos pelo programa e o setor produtivo a reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento, para que o usuário o leve para a casa sem nenhum custo”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Diagnóstico  No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em 33 milhões de brasileiros. Desses, 80% – ou aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS. O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados a má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.
O programa é desenvolvido pelo governo federal, em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde.

Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão – que a partir de agora passam a ser gratuitos – o governo federal financia 90% do valor de referência dos medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, cujo orçamento para 2011 é de R$ 470 milhões.
Como o Página Aberta informou em outra reportagem,o município de Catu recebeu os recursos que vieram do Governo Federal,e por pura ingerência política e falta de uso desta verba,deverá ser devolvida ao ministério da Saúde,privando o município de participar deste programa.
Uma pergunta fica no ar:Será que a população carente de Catu merece tamanho desrespeito? Alguns cidadãos catuenses que precisam destes remédios tem nos procurado em busca de ajuda para comprar remédios básicos que atualmente não tem nas prateleiras da chamada "Farmácia Básica".Será que vamos perder também a " Farmácia Básica"?

Relação das cidades onde tem a "Rede Aqui Tem Farmácia Popular":

Nenhum comentário:

Postar um comentário