quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Remédios Gratuitos – Farmácia Popular terá medicamentos de graça para diabéticos e hipertensos.











No início do corrente mês (03/02/2011), a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram que, a partir do próximo dia 14, serão gratuitos os medicamentos para diabetes e hipertensão oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular. Para se adquirir o medicamento gratuito pelo programa, é necessária a apresentação de receita médica.
O programa foi criado em 2004, e oferece descontos de até 90% para 108 tipos de medicamentos. A diferença é que, a partir do dia 14, os medicamentos para diabetes e hipertensão do programa passam a ser gratuitos.
O Ministério da Saúde informou que, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso apresentar, em uma farmácia conveniada, o CPF, um documento com foto e a receita médica, seja de médico da rede pública, seja de médico particular.
No entanto, não existe, de acordo com o ministério, uma lista específica de medicamentos que podem ser retirados de graça nas farmácias, o que é preciso, é que o paciente verifique se a drogaria fornece o remédiomedicamento na farmácia. prescrito pelo médico, logo o atendimento dependerá da disponibilidade do
Segundo levantamento feito pelo governo, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensãodiabetes. e outras 7,5 milhões, de
Foi declarado ainda, pelo Ministério da Saúde, que fraldas geriátricas também foram incluídas no programa Farmácia Popular, mas não serão gratuitas, terão os preços reduzidos. O ministério informou que, para a aquisição de fraldas geriátricas pelo programa, será necessária a apresentação de um laudo ou atestado médico que indique o tipo de fralda que o paciente necessita.Veja agora a relação dos medicamentos que se estiverem disponíveis nas Farmácia Populares serão adquiridos gratuitamente por portadores de diabetes e hipertensão:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido,Maleato de enalapril 10 mg, comprimido,Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido,Atenolol 25 mg, comprimido,Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido e Losartana Potássica 50 mg.
Diabetes:Glibenclamida 5 mg, comprimido,Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido,Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido, Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml, Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule), Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule), Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml, Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml, Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules) e Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules).

Só que na contramão do progresso, o município de Catu,a 84 km de Salvador, está prestes a perder esta conquista por conta de inoperância do Poder Executivo Municipal.De acordo com o  vereador Adilson Mota de Araújo,que enviou a este blog a comunicação oficial do Ministério da Saúde.Confira na íntegra a comunicação:
A parceria com o Governo Federal para implantação de Farmácias Populares continua restrita a municípios dos Territórios de Identidade e com população acima de 40 mil habitantes?

O município de Catu, no estado da Bahia, integra território de identidade denominado Agreste Alagoinhas/Litoral Norte e possui pouco mais de 50 mil habitantes. Atende, portanto, aos requisitos exigidos?

Abaixo a comunicação do Ministério da Saúde.Qualquer dúvida é só constatar.

O município de Catu já está habilitado no Programa e já recebeu inclusive os recursos. Porém até o momento não tomou as providências para implantação da unidade. Muito provavelmente será desabilitado.
Atenciosamente

PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL
REDE PRÓPRIA
Esplanada dos Ministérios
Ministério da Saúde
Bloco G - Edifício Sede - Sala 829
CEP: 70058-900
Brasília / DF
(61) 3315-3361 / 3290


P.S:Será que o slogan 'Uma cidade mais humana" cai bem nesta administração municipal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário