quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Morre o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner

O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner morreu nesta quarta-feira aos 60 anos. Kirchner, que governou o país de 2003 a 2007, teve morte súbita após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele e a mulher, a atual presidente argentina, Cristina, estavam desde o fim de semana em sua casa em El Calafate. Pela manhã, o presidente teve de ser internado às pressas no hospital na cidade.

Com problemas cardíacos, Kirchner já havia sido submetido a duas cirurgias de urgência neste ano, em fevereiro e setembro, após serem detectadas obstruções em artérias coronárias. Atualmente, Kirchner era secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Eleito presidente em 2003, Néstor Kirchner desistiu de concorrer à reeleição em 2007, apesar de estar em fim de mandato com uma popularidade de 50% - o mais alto nível de aceitação desde a restauração democrática, em 1983.
Na época, analistas políticos especulavam que ele havia favorecido Cristina Kirchner, que então ocupava uma cadeira no Senado, com a perspectiva de voltar ao poder em 2011 e garantir ao clã pelo menos 12 anos consecutivos no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário