segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chuva dá trégua mas deixa sequelas em Lauro de Freitas.

Apesar da chuva ter dado uma trégua durante a tarde e o início da noite de ontem, os estragos anida são percebidos em toda Lauro de Freitas. Foi possível ver e sentir o efeito dos estragos em praticamente todos os bairros. Os acessos à cidade ficaram comprometidos e alguns condomínios ficaram isolados. Apesar de estarem acostumados, os moradores das áreas atingidas se disseram surpresos com as cenas que a chuva provocou esse ano. Em alguns lugares o acesso só foi possível através de barcos e botes.
A chuva trouxe muito sofrimento mas também serviu para mostrar a falta de planejamento e a ausêcia de um plano de contingência por parte do poder público. Em todos os locais o que vimos foi muita gente trabalhando para minimizar o caos e ficou claro que não havia nenhuma estratégia prévia. A própria prefeitura divulgou em um comunicado que estava “fazendo um apelo” aos pescadores da colônia Z-57, quando o correto seria acionar os barcos que deveriam estar previamente cadastrados e com pescadores treinados para casos como esse.

Alem disso, o que se vê é um trabalho movido pelo coração e pela vontade de ajudar, mas pouco técnico. Vale ressaltar aqui e parabenizar o trabalho dos funcionários da SESP- Secretaria de Serviços Públicos – que estão dia e noite mobilizados para amenizar os efeitos da chuva. Mas não podemos deixar de lembrar que antes da chuva chegar pouco foi feito. Parabéns aos que estão com botas e ferramentas enfrentando a água. Só para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário