quinta-feira, 15 de abril de 2010

Secretário da Saúde apresentou balanço na AL; oposição questiona falta de licitações

Por Arivaldo Silva E Raphael Carneiro - Portal Da Metrópole

O secretário de saúde, Jorge Solla, foi sabatinado nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa da Bahia. Solla esteve na Comissão de Saúde da casa para o tradicional balanço das ações da pasta. Mas, mesmo com a concorrência da sabatina com Plínio Carneiro na Comissão de Constituição e Justiça, os deputados da oposição conseguiram debater com o secretário sobre a dispensa de licitação para a construção de hospitais no Estado.

O debate com Solla na Comissão de Saúde era para ter acontecido no início do mês passado. No entanto, com a apresentação do relatório com as despesas do Estado por parte do secretário da Fazenda, Carlos Martins, marcada para o mesmo dia, a reunião na comissão foi adiada e só aconteceu hoje.

Na tentativa de fugir do debate sobre a dispensa de licitação, Solla falou por uma hora e meia e manteve até o fim a linha de comparar a situação encontrada em 2007, quando assumiu a pasta, e o estado da saúde hoje na Bahia. "A gente não sabe onde está vivendo. O secretário faz referência a um estado de primeiro mundo", falou o deputado Sandro Régis (PR).

Para o secretário de saúde, as críticas sobre a dispensa de licitação não procedem. Segundo ele, é realizado hoje um número maior de licitação do que no governo passado. "O importante não é ter dispensa de licitação ou não ter. É ter contrato ou não ter. Essa é a grande diferença", disse Jorge Solla.

Oposição - A bancada de oposição na Casa não deu trégua ao secretário estadual de Saúde. Na sessão, os oposicionistas reafirmaram que deram entrada no Ministério Público estadual em uma "Representação por prática de improbidade administrativa" contra o secretário Solla e o Instituto de Olhos Fábio Vieira por contrato sem licitação no valor de R$ 4.154.585,50. No documento, quinze deputados da bancada pedem abertura de inquérito civil com o objetivo de responsabilizar penal e civilmente as partes envolvidas.

O deputado Luiz de Deus (DEM) questionou em seu pronunciamento a central de regulação de pacientes "Pelo que falam os senhores da bancada governista a saúde vai muito bem no nosso estado. As pessoas estão mporrendo de dengue, de meningite ou numa maldita fila de uma central de regulação. Não tendo sequer o tratamento devido, ficam numa fila e nela falecem",

Já o líder da bancada de oposição. Heraldo Rocha (DEM) afirmnou que Jorge Solla não respondeu às questões apresentadas. "Infelizmente o secretário fugiu das perguntas sobre as dispensas de licitações. Solla disse estar tudo bem na saúde da Bahia, mesmo sabendo que o Estado é líder nas mortes por meningite", destacou Heraldo Rocha.

Doenças - Durante a apresentação do balanço das ações da Secretaria de Saúde da Bahia durante os três anos de gestão, Solla esmiuçou os índices apresentados por diversas doenças com destaque para a situação da meningite meningocócica e para a dengue. Segundo os dados, a Bahia foi o quarto estado com o maior número de casos no ano passado (194 no total). São Paulo, com 1.200 casos foi o líder. "Um deputado federal, que fique em Brasília, tem duas vezes mais risco de ser contaminado do que um deputado estadual que fique aqui na Bahia", ironizou o secretário.

Fonte: Portal Da Metrópole

Nenhum comentário:

Postar um comentário