sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CALOR E UMIDADE AUMENTAM A PROLIFERAÇÃO DE MOSQUITOS NO BRASIL

Estes primeiros dias de janeiro, no ápice do verão, nos lembram que é tempo de calor. Como estamos num país tropical, nada mais normal do que aliar o verão também às chuvas. O problema é que este tempo quente e úmido fornece a condição ideal para o desenvolvimento do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

Várias cidades do país já registraram surtos da doença, que provocaram a morte de milhares de pessoas. Seguir as recomendações dos órgãos de saúde, evitar que a água fique parada - mesmo que limpa, é o melhor aliado contra a proliferação do mosquito.

Além da dengue, outros mosquitos comuns que não transmitem a doença, mas que podem causar um bom incômodo a alérgicos e crianças, estão se reproduzindo a todo vapor no Brasil.

"Não aguento mais as mordidas" - diz a empresária Maria Santos Rocha, moradora da cidade de São Paulo. "Moro próximo ao Rio Pinheiros e nesta época há muito mosquito, especialmente à noite. Quem tem filho pequeno em casa também sofre".

No intuito de colaborar com um descanso tranquilo, o Tempo Agora oferece serviços que podem auxiliar a população. Para saber se o volume de chuva e a temperatura favorecem o desenvolvimento dos mosquitos, basta acessar o Índice de Mosquitos do Tempo Agora.

Para usar este serviço gratuito, é só acessar a previsão do tempo na sua cidade, digitando o nome da cidade no campo de busca. Uma vez dentro da página de previsão, é só clicar na aba "Índices" e escolher "Mosquitos". Nesta página há um indicador do dia mais favorável à proliferação destes insetos.

Além do Índice de Mosquitos, o Tempo Agora oferece Índices de Chapinha, Churrasco, Corrida, Artrite e Ultravioleta para todas as cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário