quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ipea aponta que violência entre jovens atinge mais os homens.




A pesquisa Juventude e Políticas Sociais no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou que os jovens brasileiros, principalmente os homens, continuam morrendo por causas externas (homicídios e acidentes de trânsito).

De acordo com dados do Ipea, a taxa de mortalidade média de jovens do sexo masculino de 20 a 24 anos, entre 2003 e 2005, foi de 261,8 por cada 100 mil habitantes, enquanto as mulheres atingiram a marca de 58,4. Entretanto, a socióloga e especialista em juventude, Miriam Abromovay afirma que o número de meninas envolvidas em conflitos violentos tem aumentado, apesar de não aparecer nas estatísticas.

A especialista também defende que o problema está também relacionado ao modo de execução de políticas públicas de segurança. Segundo ela, a maioria delas não se concentra na prevenção, mas na repressão, e o acesso fácil às armas potencializa o envolvimento dos jovens com a violência.

“Apesar de toda a regulamentação, esse ainda é um drama na sociedade. Em tese eles não poderiam ter acesso às armas, mas quando você escuta o testemunho deles, vê que é fácil. Custa um pouco mais caro, mas eles continuam tendo acesso” declarou.

Victor Gazineu
Rádio Sociedade da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário