sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Notícias que não queremos divulgar e algumas que queremos

Como o ser humano consegue ser tão cruel??????

18/12/09 - 13h49 - Atualizado em 18/12/09 - 13h54
Câmera grava agressão contra idosos em assalto no PR

Câmeras de segurança registraram a brutalidade de assaltantes na manhã desta sexta-feira (18), em Maringá (PR).


Alguns idosos estavam sendo atendidos em uma casa lotérica, quando dois assaltantes chegaram. Um deles agarrou com violência um dos clientes e exigiu dinheiro do caixa. O outro criminoso deu um soco em um senhor, que caiu no chão.Os ladrões ainda não foram identificados.

Câmara obriga notificação de agressão a idoso

BRASÍLIA - A Câmara aprovou o Projeto de Lei 944/07, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que obriga clínicas e hospitais a comunicarem, às autoridades sanitárias, os atos de violência contra idosos atendidos por eles. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Se não houver recurso para a análise do projeto no Plenário da Câmara, ele será encaminhado diretamente ao Senado. O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.


A proposta muda o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já obriga as autoridades policiais, o Ministério Público e os conselhos municipal, estadual ou federal de idosos a comunicarem episódios de violência em local público ou privado que provoquem a morte do idoso, dano ou sofrimento físico ou psicológico.


De acordo com o relator, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), o projeto não tem problemas jurídicos. Sebastião Bala Rocha disse que a comunicação dos casos às autoridades sanitárias vai permitir a coleta de importantes dados estatísticos para subsidiar a formulação de políticas públicas.

Agência Câmara

Agressão a idosos: atrocidade familiar

O salmista escreveu sobre os idosos dizendo: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que Deus é reto”. Salomão disse que a beleza dos velhos são as suas cãs.

Casos de agressão a idosos crescem diuturnamente e o perfil do agressor mostra que quase sempre a violência contra eles é praticada por filhos, netos, noras, genros e maridos, muitos deles dependentes químicos. Outros casos estão relacionados a conflitos financeiros e patrimoniais. O grande problema é que a maioria evita denunciar os familiares. O silêncio, quase sempre, é uma regra. Existe muita camuflagem. Isso acaba por esconder uma realidade possivelmente muito mais cruel. A omissão mascara as estatísticas de violência geriátrica. Os velhos estão sofrendo maus-tratos e humilhações. Todos os dias, o Departamento de Atendimento ao Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social recebe até cinco denúncias de casos de violência contra idosos em Goiânia.

Não existe ainda uma Delegacia Especializada no atendimento ao idoso. Os casos, atualmente, são levados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher quando mulheres idosas são vítimas de violência. Um leitor de jornal de nome Wagner Arcanjo Soares indagou certa vez: “Quando teremos a Delegacia do Idoso? Eles estão sofrendo atrocidades sem direito de defesa. Até quando?” Esse foi seu grito de indignação. O que vemos é que o Estado em muitas circunstâncias não cumpre o seu papel de proteção e garantia ao carente, muito embora Goiás tenha os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso. O Ministério Público também tem seu grau de atuação nessa área.

Foi instituído o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a lei, assegurando-se-lhe, por legislação ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Mesmo com a lei em vigência, muitas vezes ela não é cumprida numa total desobediência e inércia. A norma é uma ilustre desconhecida. Grande vergonha para o País. Na última segunda-feira foi promovido um ato público na Praça do Bandeirante aproveitando o Dia Mundial de Enfrentamento e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A violência contra a pessoa de idade avançada é real e assustadora. Realmente a agressão aos idosos é uma atrocidade familiar e isso precisa ser extirpado de nosso meio.

Ex vereador agredido na porta de casa.Agressores ainda o acusam
Quando chegava em sua residência no município de Catu,a 84 km de Salvador,o ex-vereador Edvaldo Araújo(sem partido),69 anos,foi agredido quando abria o portão da sua garagem,por vários elementos que desferiram contra ele,socos e pontapés.

De acordo com Edvaldo,em entrevista á equipe de reportagem do Blog Página Aberta,os agressores,entre os quais,estava um neto seu,que bebia juntamente com os mesmos ,justificaram a agressão em razão de uma denúncia do ex vereador,pelo fato deles estarem com o som alto,que o ex vereador garante não ter feito.

Depois de receber um tapa e receber xingamentos por parte da mãe de um dos agressores,ele continuou sendo agredido,chegando a receber um golpe conhecido como "gravata",por um jovem que se identificou como filho de um policial da RONDESP,bem como a mãe do agressor,que bradava a plenos pulmões que Edvaldo,que ele iria aprender a respeitar mulher de policial.

Ainda de acordo com o ex vereador,o pior só não ocorreu devida a intervenção de uma vizinha,juntamente com a sua esposa,que também foi agredida e também um rapaz que passava pela rua no momento da agressão.

Seria cômico se não fosse trágico:Depois da sessão de pancadaria de um cidadão de bem,os elementos ainda tiveram a coragem,ou seria covardia,de irem registrar uma queixa na delegacia local pousando como vítimas.O delegado titular Rodrigo Brito Costa,já está investigando e garante que vai tomar as devidas providências.(Editada por Jorge Andrade Hiss-www.projetopaginaaberta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário