sexta-feira, 25 de junho de 2010

1ª ação contra Ficha Limpa chega ao STF, mas vai direto para TSE

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, José Carlos Gratz (PSL), que teve seu mandato cassado em 2002, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um Mandado de Segurança (MS) questionando o entendimento dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à Lei da Ficha Limpa e visando garantir seu direito de disputar o governo do Estado.
De acordo com o TSE, mesmo quem foi cassado antes da publicação da Ficha Limpa, que aconteceu no último dia sete, se torna inelegível.
No MS, os advogados de Gratz alegam que ele é "uma das maiores lideranças políticas do Estado e o maior representante da oposição ao poder absoluto do governador Paulo Hartung, que por este motivo é vítima de perseguição política que se arrasta desde 2002 e resultou no ajuizamento de mais de 200 ações civis e penais públicas, sem que tenha uma única condenação transitada em julgado”.
A defesa também lembra de um outro julgamento do STF, numa Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), em que os ministros entenderam que somente condenações definitivas podem tornar alguém inelegível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário