quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um terço dos veículos responde por 80% da poluição automotora do Brasil, aponta levantamento

Levantamento apresentado na semana passada na Câmara de Vereadores de São Paulo aponta que 33,8% dos veículos (um em cada três) são responsáveis por 80,2% da poluição produzida por carros, motos e caminhões no Brasil. Os dados se baseiam em pesquisa da Anfavea (Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores), Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).


Segundo Henry Joseph Júnior, presidente da comissão de energia e meio ambiente da Anfavea, os culpados pela poluição são os veículos com mais de 15 anos, que possuem tecnologia de queima de combustível obsoleta. Cerca de 10% da frota brasileira tem entre 15 e 20 anos e 23,9% possui mais de 20 anos.

Para Joseph, é inviável introduzir uma tecnologia nova que limpasse a emissão dos carros antigos. No outro extremo, veículos com menos de cinco anos são 27,3% da frota, mas poluem apenas 3,8% do total.

Durante o seminário "Saúde e Mobilidade na Cidade de São Paulo", organizado pela ONG Movimento Nossa São Paulo, Joseph disse que carros com 80 mil km rodados, fabricados em 1985, poluem em média 43 vezes mais que um modelo de 2008 com o mesmo uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário