quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cientistas iranianos criam técnica que diz quando mulher vai entrar na menopausa

Pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Shahid Beheshti, do Irã, desenvolveram um método para prever a idade em que as mulheres vão entrar na menopausa. Para realizar esse exame, os cientistas usam apenas uma simples amostra de sangue.


A pesquisa será apresentada nesta segunda-feira (28), durante o 26º Encontro da Sociedade Europeia de Embriologia e Reprodução Humana, que acontece em Roma, na Itália.

Segundo a médica Dr Fahimeh Ramezani Tehrani, autora do estudo, a descoberta tem implicações para as mulheres e para seus médicos. Para ela, as mulheres serão capazes de descobrir mais detalhes sobre sua vida reprodutiva e, com isso, planejar quando começar uma família.

- Nós fomos capazes de demonstrar que houve um bom nível de equivalência entre a idade prevista pelo nosso método e a idade real em que as mulheres atingiram a menopausa.

Os pesquisadores analisaram 266 mulheres, entre 20 e 49 anos, avaliando a concentração de um hormônio produzido pelas células dos ovários, o Hormônio antimülleriano (AMH, na sigla em inglês).

Esse hormônio controla o desenvolvimento dos folículos nos ovários, a partir dos quais os óvulos se desenvolvem. Os pesquisadores estimam a idade da menopausa a partir da variação do nível de concentração desse hormônio, avaliando, assim, o funcionamento do ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário