terça-feira, 15 de junho de 2010

Nordeste responde por 33% dos novos

De cada três novos postos de trabalho gerados na construção civil no Brasil, um está no Nordeste. Nos últimos seis meses do ano, o setor deverá empregar aproximadamente 70 mil trabalhadores em todo o país, de acordo com estimativa do Secovi-SP (sindicato da habitação).

Só o Senai deve formar entre 50 mil e 60 mil trabalhadores para o setor este ano, diz o presidente do sindicato, João Crestana.

- Os canteiros de obra também estão formando muita gente. Temos que incentivar a população que está no Bolsa Família ou no seguro-desemprego a trabalhar.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, a paisagem agora tem edifícios com mais de quarenta andares. Em cinco anos, a oferta de apartamentos dobrou na cidade. A expansão é resultado de mais crédito imobiliário, investimentos em infraestrutura e maior procura por imóveis novos. Em Pernambuco, o maior crescimento do setor se está no interior do Estado.

O consumo de cimento, um dos principais termômetros da atividade no país, aumenta 10% ao ano na região Nordeste – valor muito acima da média brasileira, que registrou queda de 0,38% nas vendas no ano passado. A Copa do Mundo no Brasil, em 2014, deverá incrementar ainda mais o setor nos próximos anos. Mas aí está o problema: faltam trabalhadores com qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário