segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ilhas são opções para descanso junino

Não são todos os estados brasileiros que têm o privilégio de possuir tantas ilhas como a Bahia. E nestas localidades, a população ainda encontra pessoas simples e hospitaleiras que sabem acolher o visitante, seja ele brasileiro ou estrangeiro, sem distinção nenhuma. E para o festejo de São João, para quem não gosta de muito tumulto a dica é escolher uma ilha aconchegante no Sul do estado ou em Itaparica, que também fornece uma infinidade de opções, e curtir com a família o feriadão ou até mesmo férias, já que muitos escolhem junho para descanso do trabalho.



Quando se fala em Sul do estado, se pensa logo na distância, que vai levar muitas horas. Mas nada disto. O deslocamento por mar (o preferido em virtude da delícia de se viajar no mar, mas também pode ser feito de táxi-aéreo) é o mais rápido e simples possível, em cerca de duas horas, saindo de Salvador, através do catamarã (da Biotur, com saída atrás do Mercado Modelo), se chega a Morro de São Paulo e, se não quiser ficar lá, tem um leque de opções para outras localidades que fazem parte do arquipélago de Tinharé, administrado pela cidade de Cairu, na Costa do Dendê, no Baixo Sul da Bahia.

Itaparica também é opção


No São João, a TWB Bahia estima que o sistema ferry boat esteja na programação de 180 mil pessoas que devem atravessar o mar para curtir o forró em cidades como Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Serão transportados também aproximadamente 22 mil veículos.

A programação especial de São João inclui seis navios que percorrerão enquanto houver demanda, inclusive nas madrugadas. A bem sucedida operação “bate e volta” será executada nos momentos de pico a partir do dia 22, o que resultará em viagens a cada 30 minutos, tempo médio de intervalo.

Devido à grande procura pelo transporte marítimo para o período dos festejos juninos, a disponibilidade de passagens com hora marcada para os horários oficiais está praticamente esgotada, mas a concessionária, visando atender aqueles que preferem ter o conforto de planejar os horários de suas viagens, já abriu vagas extras em horários alternativos, dando uma oportunidade a mais para que os baianos tenham um ótimo São João.

A tranquilidade na Ilha de Boipeba


A localidade, com cerca de 2 mil habitantes, é famosa por realizar todos os anos a Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição de cunho religioso, de origem portuguesa, influenciada por traços culturais africanos e indígenas, que já faz parte do calendário da cidade, durante cerca de 15 dias, encerrando no domingo de Pentecostes e na segunda com a procissão marítima dos pescadores que rendem homenagem a São Francisco, santo protetor da categoria.


Durante o São João para quem quer só descanso, sem badalação, poderá desfrutar da tranquilidade das ruas, sem trânsito nenhum, apropriadas para se andar livremente, raramente interrompidas por uma charrete. Além de uma das vistas mais lindas do pôr-do-sol nas praias e do requinte dos barzinhos e restaurantes com comidas típicas a beira-mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário