sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago deixa romance inacabado sobre tráfico de armas

Um livro ficou inacabado no computador do escritor José Saramago, um romance sobre o tráfico de armas cujo título é Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas!, um verso do grande poeta e dramaturgo português Gil Vicente.

Após Caim (2009), Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, começou a escrever o novo romance, que começou em bom ritmo mas acabaria ficando paralisado, pela insatisfação do escritor com o título - ele costumava bolar os títulos antes de escrever os textos.


Pensou, repensou e finalmente encontrou o verso vicentino que delinearia o corpo do texto inacabado. Após tanto lhe custar o título, quando enfim decidido, Saramago retomou com ímpeto o romance, que, segundo comentou a seus amigos, estava dando mais trabalho que os anteriores.

Na mesa baixa do salão, junto a sua poltrona de leitura e escritura, segundo informaram familiares à Agência Efe, ficaram os últimos livros pelos quais se interessou, como Às Cegas, do italiano Claudio Magris, que há poucos meses foi visitá-lo em sua casa de Lanzarote (Ilhas Canárias).

Também estavam as resenhas que George Steiner publicou em The New Yorker, entre 1967 e 1997, livro que recomendava vivamente aos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário